6 tendências para o mercado de trabalho no Brasil

Haverá dois tipos de profissionais – os especializados, que terão mais oportunidades e ofertas de empregos, e os não especializados

O mercado de trabalho está passando por um grande momento de mudança. É o que apontou a Director of Employer Insights para as Américas do Indeed – uma das maiores ferramentas online de buscas de empregos no mundo – Carmen Bryant, em palestra realizada durante o Fórum CEO, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de setembro na Praia do Forte, na Bahia.

Para Carmen, a falta de mão de obra especializada em tecnologia é um dos principais pontos de atenção e afeta a competitividade do País. “À medida que todas as empresas se tornam digitais, a demanda por profissionais de tecnologia aumenta mais rápido do que a disponibilidade de mão de obra qualificada”. Segundo a executiva, há seis grandes tendências que vão mudar o mercado de trabalho no Brasil:

À medida que inovações são implementadas em empresa de diversos segmentos, toda companhia se tornará uma empresa de tecnologia, o que vai demandar cada vez mais por profissionais especializados em TI.

Softwares especializados exigem mais especializações – todo mundo vai precisar de algum conhecimento em tecnologia, mesmo não sendo um profissional de TI. É preciso ter cada vez mais conhecimento em ferramentas e programas usados pelas empresas.

Haverá dois tipos de profissionais – os especializados, que terão mais oportunidades e ofertas de empregos, e os não especializados.

Flexibilidade no ambiente de trabalho tem se mostrado relevante – depois de salário e localização, a flexibilidade é o terceiro quesito mais levado em consideração na hora da busca de emprego.

Os profissionais qualificados não se prendem a um país – profissionais qualificados têm buscado oportunidades fora do Brasil, sendo os EUA o destino mais procurado pelos brasileiros.

A busca por emprego nunca termina – segundo a base de dados do Indeed, 65% dos que conseguem um emprego voltam a buscar outro em apenas três meses após serem contratados.