Gestor, você sabia que elogiar os funcionários garante foco nas metas e resultados?

O ato de elogiar precisa fazer parte do dia a dia de todas as organizações para manter a equipe motivada

Estimular os colaboradores, fazendo com que eles tenham foco nas metas e nos resultados planejados é um dos papéis que você, enquanto empresário ou empreendedor, deve assumir em seus negócios. E isto somente é alcançado, conquistando-se o respeito das pessoas e dos funcionários como um todo.

“É essencial que haja respeito nas relações existentes em sua empresa, para que assim todos mantenham-se motivados, com o astral nas alturas e realizem suas atividades de forma satisfatória, com o intuito de obter os resultados almejados”, explica Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas que completa: “uma das maneiras mais eficazes de se alcançar este objetivo, é por meio de elogios sinceros, que devem ser realizados, logo após a execução da tarefa com sucesso, pois deixar para outro momento, como no final do mês, por exemplo, pode fazer com que este perca a força psicológica do reconhecimento e o efeito sobre a equipe”.

Estas e muitas outras dicas, eu vou compartilhar com você ao longo deste artigo, para que você entenda o quão importante é elogiar as ações de seus colaboradores, e comece a encontrar maneiras de inserir este ato no dia a dia de trabalho.

Elogio é bom e todo mundo gosta

Acredito que independentemente do cargo que se ocupa dentro de uma empresa ou da função que se desempenha, todo ser humano tem o desejo de ser reconhecido. Eu, você, o coordenador, o analista, o zelador, o responsável pelos serviços gerais, enfim, todos têm o anseio de realizar um bom trabalho e receberem o devido reconhecimento sobre isso. É este o papel que o elogio vem desempenhar no dia a dia de uma empresa.

O elogio profissional é fundamental para trazer ainda mais motivação à toda a equipe e fazer com que esta se sinta respeitada e inspirada a cada dia alcançar as metas propostas. Assim, o ideal é que este tipo de reconhecimento não seja economizado, pois ele tem a missão de fazer a diferença para um indivíduo, que se preparou e se prepara praticamente a vida toda, basicamente para ouvir que o seu trabalho está sendo bem realizado e que a sua atuação é essencial para as conquistas da empresa.

Como inserir no dia a dia de trabalho?

O clima para se trabalhar com elogios, que devem ser sinceros, é desenvolvido, inicialmente, por meio da construção de uma relação de respeito, não só entre as equipes de determinados departamentos, mas entre todos os colaboradores que integram o quadro de funcionários da empresa.

Veja, que são atitudes e comportamento simples, que ao serem inseridos aos poucos na rotina, vão trazer resultados ainda mais positivos a todos, inclusive a você mesmo.

Feedback

Com feedbacks constantes é possível reconhecer o que cada pessoa de cada equipe vem realizando. Este tipo de ação, além de elogiar, pura e simplesmente, ajuda o colaborador a entender, não só seus acertos, mas também o que ele precisa melhorar, para executar suas atividades de forma cada vez mais produtiva.

Diante disso, por exemplo, quando você observar que uma tarefa foi executada de uma maneira que trouxe economia de tempo e dinheiro para a empresa, não hesite em reconhecer esta ação, seja individual ou coletivamente, pois assim, você mostrará a todos que sabe como elogiar uma pessoa e sabe também que todos merecem o devido reconhecimento, por estarem ajudando a organização a crescer.

Não deixe para depois

Lembre-se sempre do que vou lhe dizer agora: todas as vezes que tiver a oportunidade de elogiar seus colaboradores, no momento em que eles estiverem realizando um bom trabalho, faça isso. Elogio e reconhecimento não podem ser deixados para depois, pois, como eu disse no início do texto, eles perdem a força e o efeito sobre aquele profissional, que só está esperando ser devidamente reconhecido, para continuar executando suas tarefas com maestria.

Sendo assim, seja em uma conversa em particular com o colaborador, ou em público, faça a sua parte e reconheça que ele é fundamental para que a sua empresa alcance o sucesso desejado.

Mostre que seus colaboradores fazem toda a diferença

Palavras de elogio ou premiações, são excelentes formas de mostrar a seus colaboradores, que eles fazem toda a diferença, para que as conquistas da empresa sejam alcançadas. Isso porque existe um número cada vez mais crescente de profissionais, que trabalham, não só para obter reconhecimento financeiro, mas que desejam ser lembrados por seus feitos diários.

Assim, você pode implementar o famoso “funcionário do mês” nas atividades de endomarketing de sua organização, pois esta é uma forma excelente de reconhecer publicamente, aqueles que estão se dedicando e se comprometendo com os objetivos e com os resultados que a empresa deseja alcançar.

Os efeitos que pequenas e simples ações como esta podem trazer a você e à sua empresa, vão desde de colaboradores mais satisfeitos e motivados, até a diminuição considerável do turnover de profissionais.

Madre Teresa de Calcutá dizia: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”. É esta importância que você deve transmitir a seus colaboradores, sendo necessário que você tenha isso como meta e missão diária.

É necessário que seus colaboradores acreditem em você, acreditem no que estão fazendo e no elogio que estão recebendo, pois assim, a equipe se manterá ainda mais integrada e trilhará os caminhos que contribuam para a manutenção da empresa no mercado, com mais facilidade.

Lembre-se: você só manterá sua empresa viva, se sua equipe estiver motivada. Você é líder, faça a sua parte!

Agora, me conte: o que você faz em sua empresa, para manter seus colaboradores motivados? Deixe o seu comentário e continue acompanhando minhas sacadas diárias sobre empreendedorismo.