Como continuar atraente profissionalmente?

Mercado de trabalho exige coragem e aperfeiçoamento constante dos profissionais

Atualmente, esta é com certeza a pergunta mais importante que qualquer profissional, deva fazer de forma constante. Abaixo vou mostrar o valor deste questionamento para sua carreira.

Levando-se em consideração que a expectativa de vida aumenta a cada ano e que as pessoas se manterão ativas, trabalhando até com mais de 70 anos, apenas um MBA ou uma especialização, será suficiente? Além disto, estamos diante de um cenário de constantes mudanças que se acelera ainda mais com a utilização de novas tecnologias, entre elas: a Inteligência Artificial e o Big Data que com certeza já modificam e continuarão alterando o perfil necessário para as organizações.

Estas tecnologias juntamente com o aumento da expectativa de vida, levando a maior permanência no trabalho, por si só já apontam que ou você se atualiza ou em pouco tempo, estará obsoleto.

Logicamente, algumas profissões serão mais afetadas pela chegada de novas tecnologias, como a própria área de TI, as áreas de produção, medicina e saúde e os motoristas de taxi que já foram e serão afetados, entre outras.

Porém, a tecnologia aliada à expectativa maior de permanência no mercado fará que a constante atualização determine o sucesso de um profissional em todas as áreas, inclusive na Gestão. Enfim, as necessidades vão se alterando, e novas formas de liderar dentro deste cenário serão igualmente necessárias.

Mas, no final de tudo o que esta busca por aperfeiçoamento quer dizer? Quem está querendo sempre aprender tem a consciência de que não sabe tudo ou pelo menos que o conhecimento que possui atualmente já não garantirá seu melhor desempenho no futuro.  Logo, é importante ter humildade para aprender constantemente. Afinal, se olharmos mais profundamente para esta humildade, vamos chegar à Coragem! Aí sim! Quem não quer profissionais corajosos que enfrentem o ambiente tão adverso que temos hoje?

Coragem, então, vá à luta em busca do que você necessita para se aperfeiçoar!

Irene Azevedoh é  diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança América Latina da Consultoria LHH