Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho

Quem sofre com o problema costumeiramente evita situações sociais e se desmotiva facilmente

Para controlá-la, antes, precisamos entender o que é ansiedade. Segundo a Enciclopédia da Psicologia, ansiedade caracteriza-se por ser uma emoção combinada de tensão e pensamentos de preocupação que interferem no físico, como na pressão sanguínea e quantidade de suor, causando tremedeiras e tontura.

O problema, entretanto, não é ter ansiedade, mas sim tê-la em excesso, o que se transforma em distúrbio. Quem sofre com o problema costumeiramente evita situações sociais e se desmotiva facilmente. A sensação é a de viver um futuro que não existe, ou seja, uma ilusão.

Visualize seu cérebro como uma máquina, que está a sua disposição para entregar o máximo da perfeição quanto à atividade cerebral. Porém, se você estiver com a mente em desarmonia, ele não conseguirá atuar com plena capacidade, sem realizar as liberações hormonais corretas, agravando o quadro, que já é negativo.

É como dirigir uma Ferrari com a porta aberta, com um pé no acelerador e outro do lado de fora. Você conseguiria dirigir esse carro com a máxima potência que ele pode oferecer? A ansiedade se tornou muito comum em nosso cotidiano, seja no trabalho ou na vida pessoal, o que prejudica não só quem detém o distúrbio, mas também quem está ao redor.

A melhor maneira de combatê-la é conectar-se ao presente, o eterno momento em que vivemos. Entender isso será fundamental para você ser capaz de se controlar, ficando mais efetivo, conseguindo trabalhar com calma e apresentando o foco necessário, evitando, assim, a reação da ansiedade e seu consequente descontrole.

Veja como ações simples podem ajudar a melhorar sua vida:

1-    Direcione toda a sua atenção para um dos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição ou visão);

2-    Sinta o peso do seu corpo em seu cóccix;

3-    Ajuste sua postura;

4-    Respire 3 vezes profundamente contando até 10 em cada vez;

5-    Perceba os sons ao seu redor, sinta o cheiro do ambiente e veja com atenção algum pequeno movimento.

Note: Você conseguiu estar presente no agora, deixando de pensar no que te causava ansiedade.

Quanto mais ativar os cinco sentidos, mais presente estará. Desse jeito, você conseguirá focar na atividade que está fazendo. Com um simples exercício, é possível retornar a sua atividade com foco e atenção total. Sua produtividade vai aumentar – e muito. A vida é agora!

Por Gustavo Hohendorff,  consultor comportamental, escritor e palestrante motivacional. Envie sugestões, perguntas e convites para gustavo@re9i9.com.br.