Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas?

A evolução da tecnologia trouxe diversos benefícios para auxiliar na gestão de uma empresa

Para atingir resultados assertivos, otimizar processos e ganho de produtividade, muitos gestores buscam diversas soluções e ferramentas que possam ajudar nessa missão. Quando observamos o mercado, notamos que muitos deles têm feito uso de plataformas digitais voltadas para esses objetivos.

A evolução da tecnologia trouxe diversos benefícios para auxiliar na gestão de uma empresa, setor ou produto. Entretanto, para se fazer valer de forma proeminente, o fator humano não pode ser deixado de lado, pois este é responsável por analisar e gerir as informações para tomada de decisões.

Por isso, é correto dizer que a tecnologia é uma grande solução para obter resultados, quando aliada ao processo humano. As soluções disponíveis para o mercado de gestão de uma organização são de extrema necessidade, pois consegue trazer informações relevantes e insights que permite direcionar esforços para as áreas que mais precisam de atenção dentro de uma empresa.

Para que um gestor obtenha êxito em suas tarefas, é importante levar alguns aspectos em consideração, como:

  • Escolher as pessoas certas
  • Capacitar os colaboradores com programas de incentivo
  • Alocar as pessoas nas funções corretas
  • Reconhecimento de desempenho
  • Acompanhar produtividade e processos internos
  • Monitorar metas e resultados

E como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas?

A resposta para essa pergunta é relativamente simples. Existem hoje, algumas plataformas que reúnem dados e informações públicas para auxiliar empresas a traçar o perfil de seus colaboradores de maneira simples, rápida e segura. A escolha do candidato pode acontecer por meio de avaliação e monitoramento de suas atividades nas redes sociais ou por análise do perfil financeiro com base em informações colhidas de empresas de crédito, por exemplo.

Compreender que esses dados online podem ajudar na busca de um profissional é um grande passo na evolução de uma empresa, pois seguindo esse caminho, as companhias podem selecionar o colaborador que mais se alinha com as normas e práticas da organização. Background check é o nome que se dá ao levantamento que envolve antecedentes criminais, comercial e financeiro.

Vale lembrar que um dos focos da gestão é aperfeiçoar a produtividade das equipes. Por isso temos visto muitas empresas que optam por modelos mais flexíveis de trabalho. Bater cartão em horários padrões e escritórios já não são formas garantidas de obter resultados. É fundamental entender as capacidades de produção que o time possui, pois a produtividade não está atrelada a processos e modelos de gestão antigos. A tecnologia veio para ser um facilitador no dia a dia dos colaboradores.

Por fim, é preciso entender que a tecnologia é, de fato, muito útil para acompanhar processos dentro de uma organização, mas não podemos esquecer que para tomar decisões é necessário levarmos em conta o aspecto humano lembrando sempre que: a tecnologia é apenas um meio e nunca o fim. Somos responsáveis por todo processo que envolva pessoas.

Por Eduardo Tardelli,  CEO da upLexis, uma empresa de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento.