Em busca dos diamantes perdidos

O grande segredo em nossa vida é nos movimentarmos, pois passamos a nos sentir mais úteis, e valorizados

Quem já não se deparou no trabalho com um período mais desafiador, em que mais que você pudesse se empenhar, a situação não gerava nenhum movimento positivo.

Podemos identificar esta situação como estagnação, e se adentrarmos este ciclo com este olhar, logo estaremos a buscar respostas que não estão em nosso controle, e assim mirar, justificar e encontrar culpados, o que só vai piorar ainda mais as coisas.

Esta situação é mais comum do que podemos imaginar, e acaba sendo compreensível num primeiro momento, pois esta estagnação nos gera uma certa angústia e nem sempre conseguimos viver com ela de forma tão presente em nossa vida. Como não sabemos lidar com ela de forma interna, queremos buscar no externo estas respostas.

Nesta situação ocorre um processo de vitimização, em que nós estamos corretos e todo o restante errado. Se formos por este caminho – desculpas muito bem embasadas serão rapidamente encontradas, sendo que muitas vezes ainda buscamos encontrar aliados” que possam endossar ainda mais estes pressupostos.

Temos que buscar recursos internos para promover mudanças em nossas vidas, pois as respostas sempre estão em nós, bem como qualquer ação de melhoria.

A primeira questão é termos uma aceitação deste momento, e identificarmos quais ações podemos realizar, mesmo que não identifiquemos num primeiro momento nenhuma pronta ação. Com serenidade e foco a melhor alternativa será encontrada.

Uma forma de superar esta fase é buscar realizar um curso, fazer alguma prática alternativa para melhora de energia, esboçar um projeto novo, colocar em prática aquele seu talento até então escondido ou negado, seja em sua organização ou mesmo no entorno.

Quando fazemos este movimento, nossa energia se transforma, e passamos a ter um novo olhar sobre aquele período ou mesmo situação.

O grande segredo em nossa vida é nos movimentarmos, pois passamos a nos sentir mais úteis, e valorizados, empoderando quem somos. Se temos uma situação crítica e nos paralisamos, só intensificamos aquela situação, fazendo com que a mesma fique ainda mais distante de uma possível melhora ou solução.

O nome desta capacidade é resiliência, que faz com que continuemos a nos superar a cada dia, apesar das adversidades.

Para você que está lendo este artigo, pense que possui um propósito em sua vida, que onde você está neste momento, as situações que você está vivenciando não são por acaso.  Muitas vezes elas acontecem para que você passe a olhar mais para si, para seus talentos, e possa encontrar seus diamantes que estão lá dentro, esperando apenas que você possa encontrá-los e lapidá-los.

Descubra seu brilho e o ofereça onde estiver, iluminando o seu caminho e também daqueles que estão ao seu redor.

Por Roseli Rodrigues,  Head de Recursos Humanos, com Especialização em Gestão de Negócios, Marketing e Recursos Humanos.