Empresa deTecnologia da Informação e Consultoria abre140 vagas

A Wipro dispõe de mais de 140 vagas em aberto para aumentar seu quadro de colaboradores

É sabido que os índices de desemprego no Brasil retrocederam, mesmo que timidamente, e que o país transita por um delicado e complexo momento nos seus sistemas político e econômico, mesmo assim, há setores do mercado e empresas que possuem oportunidades disponíveis, e não são poucas.

A Wipro Limited, empresa global em Tecnologia da Informação, Consultoria e Serviços de Processos de Negócios, está nessa parcela de oportunidades. A organização, que possui mais de 1300 colaboradores no país, concluiu seu programa anual de trainees no começo de junho, contratando mais de 80 novos estudantes e recém-graduados, e segue agora com mais de 140 vagas em aberto para, em sua maioria, aumentar o quadro de colaboradores. As oportunidades se dividem entre São Paulo e Curitiba, sede do Centro de Entrega Global da companhia, e vão desde analistas até cargos gerenciais. A companhia também tem se aproximado cada vez mais de universidades e escolas de tecnologia, participando de eventos, feiras e palestras a fim de expandir o Talent Brand Wipro.

Para esse ano, a Wipro tem metas agressivas, especialmente pelo alto crescimento de algumas de suas unidades de negócios, como BPS – Business Process Services (Serviços em Processos de Negócios), Digital & Consultoria e BFSI – Banking, Financial Services and Insurance (Banco, Serviços Financeiros e Seguros), essa última devido à aquisição da brasileira InfoSERVER, especialista em tecnologia para bancos e serviços financeiros.

A empresa oferece salário compatível com o mercado e com a função do profissional, além de vale transporte, vale refeição, assistência médica, odontológica, seguro de vida e auxílio creche para crianças de até cinco anos. O Programa de Participação dos Resultados (PPR) também está entre os benefícios, além do incentivo ao estudo de idiomas, que acontece conforme a demanda do projeto. A seleção prévia se inicia com o chamado employee referral, um programa de indicação para funcionários da Wipro, a ideia é que pelo menos 25% das vagas sejam preenchidas por meio desse programa. Com os primeiros candidatos selecionados, são realizados testes técnicos e de idiomas e, de acordo com o cargo, ocorrem na sede de Curitiba ou de São Paulo.

Desafios

Mesmo com um número de vagas expressivo e um mercado que está voltando a aquecer, o time de Talent Acquisition (Recrutamento e Seleção) da Wipro encontra algumas dificuldades na contratação; visto que a empresa atua com tecnologias avançadas e de conhecimento específico, e a mão de obra nem sempre atende aos requisitos solicitados. Uma das principais dificuldades, e que se aplica de maneira geral aos cargos em aberto, é o idioma. Uma empresa global como a Wipro, tem relacionamento com variadas nacionalidades, e por isso, um segundo idioma é imprescindível.

A TI deixando de ser TI

No primeiro trimestre, a Wipro adicionou 83 novos trainees ao seu quadro de colaboradores, e para os próximos quarters, pretende manter o ritmo. Uma das inovações do último processo foi a realização de entrevistas online, por meio de ferramentas de transmissão de vídeo e voz. As atividades posteriores contemplaram dinâmicas de grupo, entrevistas técnicas, comportamentais e estudos de caso.

Um detalhe interessante é de que a formação dos candidatos a trainee não se resume apenas à tecnologia; com o digital, a TI saiu do tradicional, e consequentemente as contratações seguem esse padrão. Hoje, cursos como matemática, estatística e até design têm feito parte das seleções. Depois de contratados, os estudantes são submetidos a treinamentos que vão desde o desenvolvimento de habilidades – apresentação, negociação e comunicação – até os mais técnicos. Uma vez alocados em projetos, eles passam por avaliações semestrais e encontram, a partir disso, grandes oportunidades de crescimento.

Os interessados em se candidatar podem enviar seu currículo para o e-mail careers.wipro@wipro.com, colocando no assunto do e-mail o nome ‘Talent Acquisition’; ou podem ainda acessar o perfil global da empresa no LinkedIn e selecionar a opção de ‘visualizar vagas’: www.linkedin.com/company/1318/