Empresa incentiva a igualdade de oportunidades

Na Atento, funcionários motivados é uma vantagem competitiva e fator essencial para o modelo de negócio

Majo Martinez, diretora executiva de RH da Atento, desenvolveu sua carreira em RH no mercado financeiro (bancos). Quando aceitou o convite da Atento Brasil, em 2007, assumiu a Diretoria de Relacionamento de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional e teve a oportunidade de se expatriar para o RH da Atento Global, com sede na Espanha, como Head Global de Desenvolvimento Organizacional. Quando retornou, recebeu o desafio de assumir a Diretoria Executiva de RH do Brasil, maior regional da Atento.

Como psicóloga, ela acredita fortemente no desenvolvimento das pessoas, no trabalho colaborativo de equipe e no papel do RH para a transformação da cultura da empresa por meio das pessoas. Porque pessoas preparadas com valores sólidos fazem a diferença e é nisso que acredita. Acompanhe a entrevista:

MUNDO RH – Como você observa o crescimento da mulher no mercado de trabalho e a participação nos cargos de liderança na área de gestão de pessoas? 

MAJO MARTINEZ – Nas últimas décadas do século XX, presenciamos um dos fatos mais marcantes da sociedade brasileira, que foi a inserção, cada vez mais crescente, da mulher no campo do trabalho, fato este explicado pela combinação de fatores econômicos, culturais e sociais. No mundo todo, as mulheres lutam pela igualdade de gênero no mercado de trabalho e têm conquistado resultados surpreendentes.

A busca pela independência financeira, o reconhecimento profissional e a responsabilidade de serem chefes de família são alguns dos motivadores. Para se ter uma ideia, hoje, 40% das mulheres já são chefes de família e acredito que esse número deva crescer ainda mais nos próximos anos. Também me animam muito os dados no International Business Report (IBR) – Women in Business, realizada pela Grant Thornton, que mostram que o número de mulheres em cargos de liderança no Brasil subiu em relação a 2016.

Na Atento, 72% dos nossos profissionais são do sexo feminino e entre os mais de 4 mil cargos de liderança, 59% são ocupados pelo sexo feminino. E eu me sinto honrada por estar entre elas.

MUNDO RH – Qual análise você faz a respeito da responsabilidade do RH frente ao desenvolvimento da carreira de seus colaboradores?

MAJO MARTINEZ – As relações humanas das empresas têm se modificado ao longo dos anos, acompanhando as mudanças e o desenvolvimento das relações profissionais na Era Digital e da Comunicação. Hoje, a área está diretamente ligada à Gestão de Negócios da empresa.

No caso específico da Atento, um dos principais desafios do setor de Recursos Humanos é desenvolver e reter talentos. Além disso, acreditamos que ter funcionários motivados é uma vantagem competitiva e fator essencial para o nosso modelo de negócio. Por isso, investimos constantemente na gestão de nossa equipe, além de oferecermos um plano de carreira estruturada, com políticas de valorização, permitindo o crescimento de todos os funcionários.

MUNDO RH – De que maneira você tem buscado identificar e desenvolver o potencial dos colaboradores na sua organização?

MAJO MARTINEZ – Para uma gestão de pessoas mais eficiente, implantamos indicadores que refletem o negócio e os apresentamos mensalmente ao comitê executivo, o que possibilitou melhoria de processos para a Atento, maior capacidade de planejamento da demanda, ganho de qualidade e redução de custos em toda a esteira de RH.

A Atento investe na capacitação dos seus profissionais, por meio do Programa de Educação Corporativa. Adotamos políticas de desenvolvimento pessoal e profissional para melhorar o desempenho dos funcionários e incentivar o crescimento na carreira, por meio de Programas Motivacionais e Sociais.

Temos também capacitação e treinamento específicos, de acordo com as necessidades da empresa cliente, e projetos que estimulam continuamente o desenvolvimento de nossos profissionais, aperfeiçoando, complementando ou apoiando a formação acadêmica dos mesmos. As principais ações de treinamento e de educação corporativa são:

Academia Atento – foi criada para aprimorar a formação e o desenvolvimento das equipes que atuam nas diversas áreas da empresa. Atualmente, é modelo global, nos 14 países onde a empresa atuação;

E-learning –  projeto que contempla cursos on-line, de temas diversos, todos gratuitos e com curta duração

Banco de Potenciais – desenvolvimento de funcionários para cargos de gestão;

Escalada – programa de recrutamento interno que possibilita desenvolvimento de carreira na empresa;

Semana Universitária – Esta iniciativa contempla palestras sobre diversos temas relacionados à carreira, crédito educativo, profissões do futuro e conta com a participação de diversas instituições de ensino superior, pós-graduação, MBA, cursos à distância e profissionalizantes, que fazem uma espécie de road show nas centrais da companhia em todo País, oferecendo descontos especiais para inscrição dos funcionários.

Parcerias com instituições de ensino em todo País – cursos superiores, pós-graduação, MBA, escolas de idiomas e informática com descontos que variam de 10% a 50% do valor da mensalidade, sendo que alguns são válidos inclusive para os dependentes. Programa de Mentoring: Se aplicam em profissionais mais maduros, capazes de crescer e de gerar maior valor e qualidade aos negócios. 

MUNDO RH – Como a sua organização trabalha o desenvolvimento das lideranças?

MAJO MARTINEZ – Temos treinamentos específicos voltados para os nossos líderes, como o trabalho da “Universidade de Liderança: Programa Top Managers”, que tem entre os seus objetivos impulsionar a melhora dos níveis de desempenho e capacidade para gerar o compromisso de nossos líderes.

Há ainda as Oficinas de Aprendizagem, voltadas para executivos de todos os níveis, com a missão de promover a aprendizagem organizacional por meio de um modelo diversificado que empodera a liderança, desenvolve pessoas para o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas organizacionais.

Em 2016, cerca de 100 executivos passaram por esses treinamentos. 

MUNDO RH – Quais têm sido seus desafios frente ao fortalecimento do papel das lideranças? 

MAJO MARTINEZ – Acredito que os principais desafios sejam trabalhar para termos uma cultura de liderança que seja tangível e compartilhada por toda a organização, além de alinhar o modelo de liderança com a estratégia da companhia e vinculá-lo aos resultados do negócio.

MUNDO RH – Como o RH faz para conquistar novos talentos? 

MAJO MARTINEZ – A Atento se diferencia de outras empresas em vários aspectos e não por acaso foi premiada como ´A Melhor Empresa para se trabalhar´, segundo o Great Place to Work. Oferecemos um plano de carreira bem estruturado, com oportunidades para pessoas desde o primeiro emprego até a melhor idade. Outro princípio de atuação da empresa é a promoção da igualdade de oportunidades e o tratamento justo e imparcial dentro e fora da companhia. Temos como compromisso difundir ainda mais a valorização e promoção da diversidade, desde a contratação de funcionários até a implantação de projetos de conscientização e inclusão social.

Para recrutamento e seleção, a Atento trabalha com multiplataformas, incluindo sistemas a distância (mídias sociais, e-mail, whatsapp), o que está facilitando muito o contato com estes novos talentos. Os jovens estão nas mídias online e precisamos estar lá também.

MUNDO RH – Fale um pouco sobre alguns dos seus atuais desafios na empresa

MAJO MARTINEZ – Poder contribuir para o crescimento de uma empresa que é relativamente nova no mercado é inspirador. A Atento vai completar 18 anos de vida no mundo, com grande potencial de crescimento e de geração de oportunidades de empregos, em especial, do primeiro emprego para jovens e adultos de todas as idades, que podem dar início a uma carreira ou manter-se no mercado de trabalho.

Como consequência do perfil da Atento, tenho desafios diários para contratar, treinar, integrar, motivar e reter, a fim de viabilizar os planos de carreira, de modo a auxiliar no aperfeiçoamento dos planejamentos estratégicos do negócio, bem como na ampliação da participação de mercado. Afinal, o negócio da Atento depende, principalmente, da dedicação e do desempenho de seu capital humano.