GPTW revela “As melhores empresas para trabalhar no varejo 2017”

O estudo mostra outros esforços por parte dos gestores em fidelizar funcionários, como incentivos a cursos

A empresa global de pesquisa, Great Place To Work, e o Grupo Padrão anunciam a quarta edição do estudo “Melhores Empresas para trabalhar GPTW NO VAREJO 2017”, que traz a análise dos melhores ambientes de trabalho de 120 empresas do varejo nacional.

Dessas, 50 companhias foram identificadas como as melhores para se trabalhar em 2017. Esse grupo faz parte de segmentos como: supermercados e hipermercados; farmácias; concessionárias de veículos; lojas de vestuários; de materiais de construção; de móveis e decoração; de eletroeletrônicos, além de postos de gasolina e livrarias, do pequeno ao grande porte do varejo. Todas as informações são referentes ao ano de 2016.

O levantamento das empresas identificadas com as melhores práticas evidencia evoluções referentes aos incentivos percebidos por funcionários que se dizem cada vez mais confiantes nas empresas nas quais trabalham, como também as ações adotadas pelas empresas para atender às exigências desses profissionais.

Outro recorte registra que os fatores de permanência do brasileiro nas empresas são: oportunidade de crescimento (48%), qualidade de vida (25%), e alinhamento de valores (12%). Já itens como remuneração e benefícios e estabilidade, que eram as características mais importantes para as gerações antigas, hoje representam os menores índices, que foram de 9% e 3%, respectivamente. (3% dos funcionários não responderam).

No panorama geral, 95% dos funcionários das empresas premiadas concordam que o ambiente de trabalho é favorável, independentemente de etnia, orientação sexual, sexo ou idade.

A prática de feedback também tem efeito positivo entre os funcionários. O levantamento apontou que, quanto maior o número de feedbacks dados pelos gestores, maior é o índice de confiança do time de colaboradores: 54% dos colaboradores das empresas premiadas receberam mais de três retornos no ano.

Outro destaque é que 19% das empresas com as melhores práticas oferecem verba para funcionários utilizarem em programas de desenvolvimento, que estejam ou não ligados ao aspecto profissional. Já 42% oferecem bolsas para cursos de idioma, 69% programas de coaching, e 37% de mentoring. Quando a análise engloba as demais empresas que participaram do levantamento, esses percentuais são respectivamente 13%, 23%, 45% e 19%.

Outros incentivos para o desenvolvimento dos colaboradores são bolsas para cursos de graduação ou pós-graduação para, pelo menos, 50% dos funcionários, item apontado por 60% das empresas com as melhores práticas, além de universidade interna (treinamentos corporativos), oferecida por 35% delas.

Com relação ao cenário de admissões e demissões, o grupo de empresas que apresentou os melhores resultados do estudo possui uma taxa de rotatividade de 32%.

Metodologia – o critério de identificação das melhores práticas é baseado no nível de confiança dos colaboradores em cinco aspectos: credibilidade; respeito; imparcialidade; orgulho e camaradagem. Estes são considerados em três etapas: pesquisa quantitativa com funcionários; pesquisa qualitativa com os funcionários e pesquisa com a empresa. Para serem contempladas pelo levantamento, as empresas atingiram a amostra mínima estipulada de funcionários e obtiveram uma nota igual ou superior a 70%.

“É interessante verificar como o varejo pode (e deve!) ser considerado um setor que oferece oportunidades profissionais promissoras. Mesmo se olharmos o público millennial, uma boa rede varejista tem propósito, quer inovar, é um negócio de natureza muito ágil e veloz e que pode trazer grande satisfação pessoal. O resultado desta edição do GPTW NOVAREJO mostra esta capacidade de criar engajamento de maneira muito evidente, ao contrário da percepção reinante de que o varejo é apenas uma atividade passageira para os jovens”, destaca Jacques Meir, diretor executivo de Conhecimento do Grupo Padrão.

As empresas premiadas

As 50 companhias vencedoras deste ano possuem uma média de 35 anos de existência e estão, atualmente, em 6 unidades federativas. Cinco delas, empregam profissionais fora do Brasil, somando 73 brasileiros que trabalham no exterior. Os CEO’s têm, em média, 49 anos de idade, estando no cargo há 12 anos, aproximadamente. Dos 50 CEO’s, quatro são mulheres. Nessa amostra, 70% dos entrevistados têm até 34 anos de idade, sendo 88% com ensino médio completo ou menos.

Lista das empresas premiadas – Companhias Grandes

Magazine Luiza S/A

Gazin Indústria e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos LTDA

Mercadinhos São Luiz

Arcos Dourados Comércio de Alimentos LTDA

Bom Vizinho Distribuidora de Alimentos LTDA

Ancar Ivanhoe Administradora de Shopping Centers LTDA

Prezunic Cencosud

Leroy Merlin Companhia Brasileira de Bricolagem

Lojas Riachuelo S/A

Eletrozema S/A

Saga Sociedade Anônima Goiás de Automóveis

Gbarbosa BA

Mercadomóveis LTDA

Empreendimentos Pague Menos S/A

Netshoes

Todimo Materiais para Construção S/A

Grupo Newland

Bretas

Rairo Campelo Comércio de Utilidades LTDA

Construdecor

Home Center Nordeste Comércio de Materiais para Construção S.A – Matriz

Martins

Comercial Buffon Combustíveis e Transportes Limitada

J Alves e Oliveira LTDA

Tok & Stok

 

Lista das empresas premiadas – Médias e Pequenas

Brasal Combustíveis

Acal

Egali Intercâmbio

Ribeiro Veículos S/A

Stecar Comercial de Veículos LTDA

BFFC do Brasil – Comércio e Participações LTDA

SLC Comercial de Máquinas Agrícolas LTDA

Editora CNA Cultural Norte Americano S/A

Multi Franqueadora LTDA

Hotel Urbano Viagens e Turismos S.A

Byoformula

Grupo Matos

Better Comércio de Alimentos

Jaicar Auto Peças

Tecno Indústria e Comércio de Computadores LTDA

Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A

4 Bio Medicamentos S.A

Stecar América LTDA

Perini Comercial de Alimentos LTDA

UA Brasil Comércio e Distribuição de Artigos Esportivos LTDA

Meu Móvel de Madeira – Comércio de Moveis e Decorações LTDA

Reserva

Pandora do Brasil Comércio e Importação LTDA

Casablanca Turismo e Viagens LTDA

Diferpan Comércio Importação e Exportação LTDA