Inovação e criatividade para conquistar o mercado

Símbolo da força feminina no empreendedorismo no Brasil fala de negócios e gestão de pessoas

Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, destaca a inovação como fonte de transformação nas empresas, o crescimento do empoderamento de feminino nos cargos de liderança e as conquistas do RH nestes últimos anos. Acompanhe a entrevista:

MUNDO RH – Como as empresas devem estar alinhadas para superar suas metas em 2017?

Luiza Helena Trajano – Focando na venda e no cliente. As empresas devem estar atentas para mais que vender, mas surpreender e encantar seus clientes e a equipe toda deve estar focada em vendas, sabendo que esse é o ponto mais importante, nenhuma empresa vive sem a venda ao consumidor final.

MUNDO RH – Qual são os impactos transformadores nas empresas que praticam a inovação e criatividade em seus negócios e gestão de pessoas?

Luiza Helena Trajano – Hoje a inovação e a criatividade são as duas principais características de qualquer empresa. Sem elas é impossível se diferenciar no mercado, por isso a gestão de pessoas deve incentivar que toda equipe, de qualquer nível, tenha clareza da necessidade de praticar a todo momento esses diferenciais, especialmente no atendimento aos clientes.

MUNDO RH – Como a senhora analisa o crescimento do empoderamento feminino nas organizações?

Luiza Helena Trajano – De forma muito positiva, claro. No ambiente corporativo, algumas qualidades mais típicas nas mulheres, como flexibilidade, intuição e interação, costumam fazer a diferença. Ainda vemos, no geral, desigualdade de gêneros, por isso fui totalmente favorável à cota para mulheres em conselhos de administração das empresas, que é necessária para corrigir uma distorção. Somente com cotas poderemos alcançar um patamar de participação adequado de mulheres em conselhos.

MUNDO RH – O que deve pensar as empresas a respeito da diversidade?

Luiza Helena Trajano – A diversidade é o que uma empresa pode ter de melhor, e a torna até mesmo mais lucrativa. No Magazine Luiza estimulamos fortemente a diversidade, com essa integração também conseguimos ser mais criativos e inovadores.

MUNDO RH – Sendo uma das 10 TOP VOICES INFLUENCERS no Linkedln 2016, como a senhora analisa o poder desta ferramenta como instrumento transformador na vida de pessoas e empresas?

Luiza Helena Trajano – As redes sociais têm um papel fundamental no mundo moderno, o Magazine Luiza trabalha com todas as redes e eu tive a honra de ser reconhecida no Instagram e no Linkedin como influenciadora digital. Eu acompanho constantemente e acredito que elas estão revolucionando o modo de relacionamento pessoal e profissional, atualmente é impossível ficar fora das redes sociais.

MUNDO RH – Em se tratando de desenvolvimento de pessoas, quais têm sido os desafios e conquistas da área de RH do Magazine Luiza nestes últimos anos?

Luiza Helena Trajano – Considero um dos principais pilares de qualquer empresa manter a sua cultura, o seu DNA. No Magazine Luiza esse é nosso desafio diário. Estamos há mais de 19 anos entre as melhores empresas para se trabalhar do Brasil e temos até um departamento de cultura em nossa gestão de pessoas, que procura difundir nossas práticas e valores para todo novo colaborador e cuidar para que todos sejam guardiões desses valores.

MUNDO RH – Deixe aqui a sua mensagem aos CEOs e executivos de RH de outras empresas que desejam continuar crescendo e acreditando no seu capital humano.

Luiza Helena Trajano – Sempre digo que as pessoas nunca devem pensar pequeno, têm que pensar grande, mas sempre agir com os pés no chão, dentro de suas possibilidades, e isso é válido tanto para os CEOs como para os executivos de RH. É preciso acreditar no potencial humano e  na capacidade das pessoas, sem nunca deixar de sonhar. Sempre que queremos crescer só um pouco, geralmente não conseguimos nem chegar perto do objetivo, mas quando ousamos, com metas desafiadoras, a motivação é outra.