O futuro e sua carreira

Ruptura digital, transformação da força de trabalho e as carreiras

Muito se fala do futuro das carreiras que serão criadas decorrentes da ruptura digital. Isto é uma verdade, sem dúvida. As mudanças estão ocorrendo cada vez mais rápidas. Heráclito, considerado o “Pai da Dialética” já dizia há séculos atrás que nada é mais constante que a mudança, se ele estivesse vivo, diria: “Não disse, eu estava certo, só não sabia que seria tão exponencialmente!”.

Aí está a diferença! As mudanças sempre ocorreram, porém que em ritmo lento. Hoje, quando percebemos elas já aconteceram. E, isto é uma realidade de todos os aspectos de nossa vida. Então, com nossa carreira, não poderia ser diferente.

Não se desespere!  Você não vai ficar sem ter o que fazer. A tecnologia vem também para ajudar na produtividade, pois não substitui, em vários aspectos, o toque humano.  Você deve se questionar: o que devo fazer?

Vou prescrever a receita de sucesso, ou seja, sua regra de ouro: foque no presente como uma escada para o futuro. O futuro será seu norte, o presente seu caminho. Lembre-se: é o presente que você tem. Olhe para você, veja como está contribuindo para a organização que trabalha: Você gosta do que faz?; o que você tem de melhor, é o que a organização precisa?; Tem algo que precisa aperfeiçoar?

Caso a resposta para as duas primeiras perguntas for não, é hora de trocar de emprego! Neste mundo de mudanças constantes estar alinhado como que você faz e com que a organização necessita, é a chave do sucesso. Aí sim, olhe para o futuro. Este olhar deve ser sob dois aspectos: o negócio da sua organização e você dentro deste contexto.

Quando você está olhando para o negócio da organização, deve neste momento pensar o que ruptura digital pode contribuir para este negócio e também pensar em você dentro deste contexto. Desta forma, poderá trabalhar estrategicamente para caminhar em direção ao futuro, mas lembre-se: seu futuro começa agora com o presente, é ele que você tem, nunca se esqueça disto.

Então, não desperdice tempo, trabalhe para que seu presente seja repleto de realizações. Faça o que ama e esteja onde isto é valorizado e só assim caminhe para o futuro. Posso garantir que, desta forma, sempre haverá uma luz no final do túnel. 

Irene Azevedoh  é Diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança América Latina da Consultoria LHH