A questão ambiental nas empresas

Várias empresas têm demonstrado que é possível preservar o meio ambiente e aumentar seus lucros

 A questão ambiental há algum tempo tem emergido como uma questão importante na gestão das empresas e os benefícios estratégicos da preservação ambiental e cuidados com o meio ambiente são muitos. Vantagens como diminuição de custos, redução de riscos, melhor imagem da empresa, longevidade, lucratividade, principalmente por ocorrer aumento nas vendas, melhorando a relação com a comunidade.

Esse novo conceito de gestão, preocupado com o futuro do meio ambiente, também propicia a redução de consumo de matéria-prima, energia e água, reduz a necessidade de tratamento de resíduos de efluentes e consequentemente diminui a incidência de multas decorrentes do não cumprimento à legislação ambiental.

Várias empresas têm demonstrado que é possível preservar o meio ambiente e aumentar seus lucros, usando a criatividade e transformando as restrições e/ou ameaças ambientais em oportunidades de bons negócios. Entre as oportunidades está a reciclagem e reaproveitamento de materiais, bem como, o uso de tecnologias mais limpas em relação ao meio ambiente.

E com o aumento de indústrias as preocupações com o meio ambiente também cresceram, relativas ao ar, à água, ao solo e à biodiversidade. Portanto, as organizações precisam aperfeiçoar seus processos de produção em relação à conservação do meio ambiente e isso é necessário ser considerado como parte do planejamento global de qualquer empresa.

Valéria Borges da Silveira é formada em administração e jornalismo, especialista em Gestão e Gestão Empresarial, Orientação e Supervisão Escolar.