RH da Cast group adota solução Success Factors

Solução vai digitalizar todo o setor de RH, por meio dos recursos de automação de processos

Recentemente, a Cast group começou a implantar a solução Sucess Factors da SAP, para gerir, em especial, os talentos da empresa, que inclui desenvolvedores de software, executivos, equipes comerciais, de atendimento e suporte, entre outros. São mais de dois mil colaboradores, espalhados em diversas regiões do país, que serão acompanhados de perto pelo RH organização.

A previsão é que o projeto seja finalizado até o final deste ano, para ser colocado em prática no 1° trimestre de 2018. E quem está por trás da implantação da solução é a HRDevelopers, empresa recém-adquirida pela Cast Group, e especialista em HCM. Além de permitir a gestão dos talentos da companhia, a ferramenta também irá contribuir com a Transformação Digital da Cast, uma vez que vai digitalizar todo o setor de RH, por meio dos recursos de automação de processos, entre os quais o uso da nuvem e da mobilidade.

Este é um projeto emblemático para a Cast, que, além de adquirir uma companhia totalmente focada em Gestão de Pessoas, está adotando uma solução da parceira SAP. Acompanhe a entrevista com o diretor de RH da Cast Group, Richard Barros.

MUNDO RH – Descreva como tem sido a experiência da implementação desta ferramenta no RH?

Richard Barros – A implementação desta ferramenta tem sido um motivador, já que implementar o Success Factors significa o início de uma nova fase para o grupo, muito mais interativa e moderna pensando na Gestão de nossos Talentos. Ou seja, a experiência de viver o Success Factors já começa a mudar a perspectiva de futuro da Cast group desde a implementação.

MUNDO RH – O que está levando o RH da empresa para a transformação digital?  

 Richard Barros – O ganho de tempo e qualidade nos processos por meio da tecnologia. Como uma empresa de tecnologia, acompanhar as transformações digitais é fundamental, já que representa aprimorar a experiência dos usuários. Tendo esse passo dado pelo RH, todos os colaboradores serão atingidos por essa transformação. Esse movimento está sendo incentivado por outras ações também, como a implementação do E-learning para todos os colaboradores.

MUNDO RH – Descreva os objetivos e metas deste projeto?

Richard Barros – A Cast group tem como estratégia reconhecer e reter os principais talentos de todas as equipes, já que são os Colaboradores que fazem o negócio acontecer. Assim, o objetivo dessa ferramenta é auxiliar os líderes a gerir melhor pessoas, de forma a conhecer a performance e o desenvolvimento individual e coletivo com precisão, bem como dar um retorno justo e feedback adequado, para que o Colaborador esteja sempre alinhado às expectativas do grupo.

MUNDO RH – Como você analisa a importância da área de RH das empresas buscarem soluções desta  natureza?

Richard Barros  – Com expansão do grupo, torna-se cada vez mais necessário o apoio da Tecnologia para efetividade das ações do RH, que não só devem ser cada vez mais assertivas e interessantes aos colaboradores, como também capazes de garantir à operação da equipe de RH a transparência dos processos e resultados de todo o grupo, a fim de facilitar o controle e manejo de mais de 2 mil avaliações de desempenho.  Logo, implementações como esta, são essenciais não só à área, mas também ao crescimento da Cast group.

MUNDO RH – De que maneira a solução vai contribuir para a atração, retenção e desenvolvimento dos talentos?

Richard Barros – Não basta atender à demanda, deve-se também promover uma nova experiência para as pessoas. A partir da implementação dessa solução, todos os Colaboradores terão a mesma oportunidade de reconhecimento e desenvolvimento, já que todos serão avaliados. Com o Success Factors, a Cast group será capaz de identificar novos talentos dentro da própria organização. Além disso, o Colaborador poderá ter acesso a bonificações e premiações a partir de um resultado satisfatório obtido na avaliação, garantindo então a obtenção do interesse das pessoas em fazer parte da Cast group.

MUNDO RH – De que maneira o RH da Cast busca engajar seus times de colaboradores?

Richard Barros – A Cast group possui uma série de ações internas que motivam e possibilitam a interação dos colaboradores, direcionando-os ao resultado. As ações são planejadas anualmente e variam de eventos internos ao reconhecimento individual de cada Colaborador, viabilizando uma melhor relação entre membros da equipe e no clima de trabalho. Além disso, há o esforço contínuo de manter os processos da área alinhados às novas tecnologias, como a recente implementação do Success Factors, que engajam profissionais ao dia a dia da Cast group.

MUNDO RH – Na sua opinião, quais são os desafios dos RHs que buscam implementar novas soluções voltadas para a transformação digital?

Richard Barros – Não há dúvidas de que o medo do “novo” é o maior desafio, já que existe a necessidade de atender às expectativas de transformar a vida do colaborador, sendo o RH a principal via para isso. No entanto, assumindo esse risco, implementar novas soluções pode alavancar os processos e aperfeiçoar as experiências do colaborador, garantindo satisfação e sucesso à corporação.