RH em sintonia com os 4 mil colaboradores

Marly Vidal, diretora administrativa e de pessoas do Laboratório Sabin, fala sobre como o RH busca valorizar seus colaboradores

Marly Vidal é natural do estado da Bahia e chegou a Brasília em 1991. Ao participar de um processo seletivo, fez uma entrevista no Laboratório Sabin em 3 de abril de 1991 e já no dia seguinte estava iniciando sua trajetória como atendente de recepção.

Em 2017, Marly Vidal completa 26 anos de Sabin e está à frente da diretoria administrativa e pessoas. A executiva é formada em Administração, possui pós-graduação e vários MBA’s. Seu crescimento profissional aconteceu em paralelo com o crescimento da empresa, que com quase 33 anos, possui 4.000 colaboradores e está presente no Distrito Federal e em mais 10 estados (São Paulo, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Amazonas, Paraná, Mato Grosso do Sul e Roraima).

O RH liderado por Marly Vidal é reconhecido e premiado em todo o país. Além disso, o Sabin está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina, onde é conhecido por proporcionar oportunidades de carreira, qualidade de vida e satisfação aos colaboradores. Acompanhe a entrevista com Marly Vidal:

MUNDO RH – Como você busca se manter atualizada com as novas tendências em gestão de pessoas?

MARLY VIDAL – Busco manter um network com profissionais de áreas afins, também participo de alguns grupos de executivos de Gestão de Pessoas onde são compartilhados estudos, estratégias, metodologias e tendências. Além de grupos de estudos em universidades e voluntária em associações de RH. Para desenvolvimento também estamos sempre presentes em workshops, seminários, fóruns e eventos de RH nacional e internacional.

MUNDO RH – Qual tem sido o foco do RH do Laboratório Sabin?

MARLY VIDAL – Disseminar nossa ideologia e Cultura Sabin baseada em valores e propósito, nosso grande desafio é o processo de crescimento (orgânico e fusões/aquisições). Desenvolver lideranças para a construção de um bom clima organizacional, pautado em imparcialidade, respeito e credibilidade.  Quando chegamos em um novo mercado, atuamos com muito respeito às pessoas e à cultura local, alinhamos nossas políticas e melhores práticas e absorvemos as melhores práticas locais.  Esse cenário proporciona relações de confiança entre líder/liderados, orgulho pela empresa e relações saudáveis entre os colegas de trabalho.

Também com foco no desenvolvimento investimos muito na Educação Corporativa, oferecemos capacitações e  programas  traduzindo o “Jeito Sabin de Ser” para os  novos colaboradores, proporcionamos ações voltadas para qualidade de vida, desenvolvimento e oportunidades internas de carreiras. Todas essas ações geram maior engajamento e comprometimento dos colaboradores com a empresa e seus clientes.

MUNDO RH – De que forma a sua equipe de RH busca valorizar os colaboradores?

MARLY VIDAL – Modelo de gestão baseado em pilares desenvolver, desafiar, reconhecer, recompensar e comemorar com políticas de reconhecimento e valorização , qualificação profissional com modelo justo de oportunidades de carreira , benefícios diferenciados, capazes de atender às diversas necessidades e expectativas dos colaboradores baseado na cultura de meritocracia .  Nossas pesquisas internas e externas validam  “as pessoas no centro da  estratégia empresarial SABIN”  e demonstram que as iniciativas melhoram o ambiente de trabalho, o engajamento,  produtividade dos colaboradores,  reduzem o absenteísmo , turnover    e garante a felicidade no trabalho. Colaboradores engajados e motivados se dedicam à empresa de forma empreendedora e comprometida. Além de serem mais produtivos, conseguem realizar um trabalho com maior qualidade, contribuindo com a oferta de serviços diferenciados, com fidelização de clientes e a superação de resultados.

MUNDO RH – Em se tratando da qualidade de vida dos colaboradores, quais têm sido os maiores desafios e práticas adotadas?

MARLY VIDAL – Somos uma empresa de “serviços de saúde”  e um dos nossos cuidados   é  com a saúde e bem-estar dos nossos colaboradores. Possuímos uma equipe especializada composta por médico, psicólogo, enfermeiro e técnicos voltados para desenvolver programas de acompanhamento da promoção à saúde. Também temos na Gestão de Pessoas uma área específica de Bem-Estar, cujo foco é estruturar políticas e benefícios com a finalidade de conscientizar e incentivar nossos colaboradores a adotar um estilo de vida mais saudável, cuidando não só de sua saúde física, mas também emocional e social.

Dentre as diversas práticas que temos, as principais são:

  • Acompanhamento médico e psicológico;
  • Custeio para colaboradores e familiares participarem de maratonas e corridas de rua, incentivando a prática esportiva;
  • Studio Bem Viver – academia estruturada pela empresa e disponível para colaboradores e familiares;
  • Campanhas e palestras de prevenção à saúde, que acontecem ao longo do ano com conteúdos como tabagismo, álcool, hipertensão, diabetes, obesidade, dentre outros;
  • Guardião da Saúde e Ambiente em cada equipe, que recebem como missão zelar pela saúde e segurança dos colaboradores junto à Gestão de Pessoas, a partir de uma formação estruturada pela área de Saúde, Segurança e Medicina Ocupacional;
  • Ginástica Laboral, que acontece três vezes por semana em todas as equipes da empresa;
  • Programa Jogos Abertos – que acontece uma vez por ano na empresa, sendo um final de semana composto por jogos em equipe como futebol, queimada, vôlei e basquete, para colaboradores e familiares;
  • Atendimento personalizado aos maiores usuários do Plano de Saúde, com foco no acompanhamento, orientações e prevenção;
  • Gestão de absenteísmo, acompanhando os principais motivos de ausência dos colaboradores para desenvolvimento de ações personalizadas à realidade da empresa; Semana da Saúde, que consiste em uma semana para o colaborador receber palestras e capacitações envolvendo os principais motivos de ausências e afastamentos ao longo do ano;
  • Gestão de horas extras, para orientar e estimular o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Suporte Saúde Sabin – canal telefônico 0800, disponível 24 horas por dia, composto por médicos e enfermeiros especialistas, para prestar informações sobre saúde, facilitar o agendamento de consultas e exames de alta complexidade, realizar acompanhamento médico durante todo o período de internação e pós-alta do colaborador e acompanhar casos de emergências e internações;
  • Coordenador de Esporte – Entendendo a prática esportiva como um pilar fundamental para a promoção à saúde, a empresa definiu como estratégico ter em seu quadro de colaboradores um Coordenador de Esporte, voltado especificamente para pensar em programas que incentivem os profissionais da empresa a inserirem atividades físicas em suas rotinas diárias.

Ao trabalharmos com Gestão de Saúde e Qualidade de Vida, nosso principal desafio é conscientizar e mobilizar as pessoas a atuarem a partir de comportamentos e atitudes preventivas e proativas, ao invés de reativas. Usualmente, muitos param para pensar e cuidar de sua saúde após um diagnóstico não satisfatório. Modificar esse modelo mental exige ações estratégicas consistentes e programas contínuos de conscientização, que devem ocorrer ao longo de todo o ano. É preciso debater continuamente sobre o tema, a partir de programas e campanhas; desta forma, fomentamos e incentivamos debates e reflexões, estimulando os cuidados preventivos com a saúde. Também é importante traçar ações que façam sentido para o colaborador, com temas realmente pertinentes e de seu interesse, para facilitar a adesão aos programas.

Além disso, um outro desafio é traçar programas customizados para a realidade da nossa empresa, para que os resultados esperados sejam alcançados. Para isso, passamos a extrair relatórios mensais mais bem detalhados dos principais motivos de utilização do plano de saúde e de ausência na empresa. Essas análises foram capazes de trazer conteúdos relevantes para a Gestão de Pessoas priorizar temas e ações que atendessem melhor as necessidades dos colaboradores, vindo acompanhadas de melhores resultados.

MUNDO RH – Como você observa o papel do RH frente às novas gerações de profissionais que chegam ao mercado de trabalho? 

MARLY VIDAL – Traduzimos que vivemos na era do “propósito” . Hoje mais do que nunca, as pessoas querem estar em lugares que tenham um sentido verdadeiro para elas.   Primordial que a gestão de pessoas desenvolva políticas e programas capazes de dar suporte e apoiar o colaborador nessa construção, vinculando seus propósitos pessoais aos propósitos da empresa. Dessa forma, o engajamento e retenção de talentos será maior. Além disso, há também o desafio de aperfeiçoarmos cada vez mais as lideranças das empresas. Elas são o alicerce das organizações e precisam estar preparadas para desenvolver e engajar as novas gerações, entendendo suas particularidades e potencializando o melhor de cada um.

MUNDO RH – De que forma as soluções em tecnologia para recursos humanos tem contribuído para o desenvolvimento dos processos de RH do Laboratório Sabin?

MARLY VIDAL – As novas soluções em tecnologia permitem que o RH consiga realizar suas atividades em um tempo mais curto, de forma mais integrada e com menos falhas, o que minimiza o retrabalho e possíveis impactos no colaborador. Com esse ganho, a equipe consegue atuar de forma mais estratégica, gastando menos tempo com atividades operacionais e mais tempo com análises e aperfeiçoamento de programas. Além disso, novas tendências facilitam a mensuração de resultados e a gestão de indicadores, permitindo análises mais aprofundadas e assertivas sobre a eficiência e eficácia das políticas e programas da Gestão de Pessoas.

MUNDO RH – Quais os resultados colhidos pelo seu RH com a implementação de salário e benefícios diferenciados?

MARLY VIDAL – A retenção de talentos traduz o nosso melhor resultado, nossa média de turnorver é 7% ao ano. Outro índice importante é o processo de crescimento da empresa. Em 2009 tínhamos em torno de 600 colaboradores, atualmente estamos com 4.000 colaboradores, isso reflete a satisfação do nosso cliente interno que impacta diretamente na satisfação e fidelização do nosso cliente externo.  Conheça alguns de nossos reconhecimentos no mercado no ano de 2016.

  • 2ª Melhor Empresa para Trabalhar na Amazônia (Instituto GPTW).
  • Prêmio Ser Humano 2016, concedido pelo segundo ano consecutivo à equipe de Uberaba, dessa vez pela produção do trabalho “Construção e consolidação da Cultura Organizacional dos processos de Fusões e Aquisições” (ABRH-MG).
  • Prêmio Ser Humano 2016, concedido ao trabalho “Integrando Pessoas para formar Equipes de Alto Desempenho” na modalidade Gestão de Pessoas. (ABRH-BA).
  • Empresa Mais Sustentável na categoria Pequenas e Médias Empresas, do Guia Exame de Sustentabilidade.
  • A Melhor Empresa do Brasil em Gestão de Pessoas no ano de 2016 (Valor Carreira).
  • A Melhor Empresa em Gestão de Pessoas, na categoria de 1.501 a 3.000 funcionários (Valor Carreira).
  • Reconhecimento em Qualidade de Vida   (ABVQ – Associação Brasileira de Qualidade de Vida).
  • 1º Lugar no Prêmio Benchmarking Saúde na categoria Laboratório de Análises Clínicas.
  • 3º Lugar no Prêmio Benchmarking Saúde na categoria Sustentabilidade.
  • Prêmio Guia Você S/A 2016. A Melhor Empresa para Você Trabalhar no Setor Serviços de Saúde (Revista Você S/A).
  • Destaque em Qualidade de Vida entre as Melhores Empresas com Boas Práticas em Gestão de Pessoas 2016 – PGPs (Gestão RH Editora).
  • Entre as Melhores Empresas com Boas Práticas em Gestão de Pessoas 2016 – PGPs (Gestão RH Editora).
  • •           Entre as Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional – IDHO (Gestão RH).
  • Eleito como a 4ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil e destaque na Categoria Celebrar. (Instituto GPTW).
  • Vencedor como a Melhor Empresa na dimensão Visão de Futuro (Época 360º).
  • Vencedor pela terceira vez do Prêmio Época 360º como a Melhor Empresa na categoria Saúde (Época 360º).
  • Entre as 10 empresas mais inovadoras na categoria serviços (Valor Inovação).
  • Entre as 100 Maiores e Melhores Empresas da Região Centro-Oeste, segundo a edição especial da Revista Exame “Melhores e Maiores. As 100 maiores Empresas do Brasil”.
  • Eleito como a Melhor Empresa para Trabalhar na área de Saúde, na categoria Medicina Diagnóstica (Instituto GPTW).
  • 2ª Melhor Empresa para Trabalhar no Centro-Oeste (Instituto GPTW).
  • A Melhor Empresa para Trabalhar em Minas Gerais na Categoria de 50 a 249 funcionários (Instituto GPTW).
  • Eleito a em primeiro lugar como a Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia (Instituto GPTW).
  • Eleito a sétima melhor Empresa para Trabalhar na América Latina em 2016 (Instituto GPTW).
  • Eleita a empresa que possui as melhores ferramentas em Gestão de Pessoas no Estado do Pará (Prêmio Holos).
  • Eleito como a Segunda Melhor Empresa para Trabalhar no Estado do Pará, em 2016 (Prazer em Trabalhar).
  • Eleito entre as Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar em 2016 (Instituto GPTW).