RHs usam vídeo para acelerar o processo de recrutamento

Com o uso desta tecnologia, o recrutador realiza entrevistas e analisa vídeos currículos

Com mais de 13 milhões de desempregados no Brasil, os profissionais precisam se reinventar, aproveitando as novas tecnologias de recrutamento que vêm surgindo no mercado. Uma delas que vem ganhando espaço, é a recrutamento por vídeo.

As empresas têm buscado a tecnologia de vídeo como uma tentativa de acelerar o processo de recrutamento e de reduzir custos. Com o uso do vídeo, o recrutador pode realizar entrevistas remotas e/ou gravadas, além de analisar vídeos currículos, independentemente da posição da vaga: vagas em geral, trainee ou estágio.

No entanto, há desafios que precisam ser superados, pois o recrutador gasta tempo solicitando este material aos candidatos. Além disso, não há um espaço adequado para que os profissionais possam se apresentar, expondo suas qualidades.

Pensando nisso, a empresária Cammila Yochabell abandonou uma sólida carreira no mundo corporativo e criou a Jobecam, uma plataforma que atende tanto os profissionais, quanto as empresas. A equipe possui anos de experiência em recursos humanos e a partir disso, pôde entender as principais necessidades da área de R&S, e desenvolver algo eficiente para atendê-los.

Na Jobecam, o profissional tem espaço para gravar um vídeo currículo (apresentação de 30 segundos), falando sobre suas competências, experiências e diferenciais. Uma vez gravado, pode compartilhar com as empresas e/ou expor em seu perfil Jobecam. O vídeo de 30 segundos tem muito valor para os recrutadores, pois permite pré-avaliar a postura, linguagem, organização de ideias, entre outros. Naturalmente, eles também conseguem fazer uma triagem com quem ainda não se candidatou à vaga.

As empresas possuem uma company page, e podem publicar vagas customizadas, solicitando que os candidatos respondam à questões pré-estabelecidas. Todas as entrevistas gravadas são espontâneas, pois não há possibilidade de manipulação (pausar, gravar diversas vezes, editar). Na mesma plataforma, os recrutadores podem gerenciar os vídeos gravados e compartilhar com gestores ou outros decisores. Este formato permite que a empresa economize mais de 70% do tempo gasto em recrutamento, pois, através dos vídeos, os analistas conseguem ter mais eficiência nas avaliações preliminares de perfil, evitando entrevistas desnecessárias em fases iniciais do processo.

O acesso é totalmente gratuito para usuários, e para empresas é disponibilizado um período grátis de teste. O cadastro de ambos é rápido e não exige formulários longos e cansativos, basta acessar: www.jobecam.com