Saber delegar faz parte do sucesso

Ao delegar responsabilidades, é preciso identificar as competências de cada funcionário, definindo a tarefa mais adequada para cada um

 O sucesso tem um poder impressionante. Uma vida de sucessos ajuda a desenvolver a capacidade de liderança e dá poder para auxiliar os outros. Mas é difícil alcançar o sucesso sozinho, não importa o quanto suas aspirações sejam fortes. O sucesso, seja numa empresa, onde todas as funções são interdependentes, seja na escola, universidade ou no esporte, sempre irá exigir o apoio da família, dos amigos, vizinhos e de muitos outros, como superiores, colegas e subordinados. Tudo depende de obter o apoio das pessoas certas.

A chave para ter sucesso em um cargo de liderança dentro de uma organização é ser capaz de delegar tarefas, optando por colaboradores que tenham afinidade com suas aspirações ou ideais. Mesmo que você seja muito bom naquilo que faz, há um limite para o que você é capaz de fazer sozinho. Imagine o quanto mais você poderia executar com a ajuda de 10 pessoas. Ou, então, em uma empresa com cem pessoas.

Saber delegar é essencial. E, ao delegar responsabilidades, é preciso identificar as competências e o caráter de cada funcionário, definindo a tarefa mais adequada para cada um. Ao delegar acertadamente, você ganha um tempo precioso e pode usá-lo para se dedicar a atividades de alto nível, como criar novos projetos que tenham o potencial de dar certo no futuro. Você conseguirá bem mais ao delegar do que se estivesse trabalhando sozinho. Quando se sentir sobrecarregado, no limite de sua capacidade, delegue atribuições. Você estará construindo o seu sucesso e o de seus subordinados.

Por Heloísa Paiva, diretora de redação Press Página Projetos de Comunicação