Startup investe 20 milhões para desafiar gigantes da tecnologia

O objetivo visa revolucionar os serviços de tecnologia no Brasil com soluções personalizadas

Em 2015, com o objetivo de transformar a comunicação corporativa em nuvem no Brasil, surgiu a curitibana Winov. A startup foi uma das pioneiras a se especializar em serviços como outsourcing e cloud, desenvolvendo soluções customizadas para seus clientes. A empresa trabalha desenvolvendo serviços personalizados, possibilitando uma entrega de uma nuvem corporativa, robusta, segura e de alta performance.

Agora, com um investimento de 20 milhões de reais em uma estrutura de excelência, a Winov deu mais um grande passo em sua recente história. A startup procurou juntar-se a empresas líderes de mercado, com objetivos e premissas profissionais que estejam de acordo com a sua proposta de qualidade e inovação. Fazem parte da extensa gama de parceiros da empresa curitibana a Commvault, a Zero, a VWware, a IBM e a Nutanix. Todo esse investimento e trabalho fez com que a Winov desafiasse as gigantes da tecnologia no mercado nacional, concorrendo, por exemplo, com Microsoft Azure, Amazon Cloud Computing, Embratel e Google Cloud Plataform no segmento de infraestrutura e backup; e com Microsoft Office 365 e Google Aps for Works no segmento de serviços de rede corporativa.

De acordo com o Chefe de Marca e Marketing da Winov, Diego Coimbra, a empresa tem como foco principal a entrega de soluções práticas e infraestrutura que engloba serviços de comunicação na nuvem e armazenamento de arquivos. “Atuamos no segmento de Cloud Corporativo, dentro desse guarda-chuva entregamos Infraestrutura como Serviço em Nuvem (IaaS), Backup como serviço em nuvem (BaaS), Disaster Recovery em Nuvem (DRaaS) e plataforma de colaboração social na nuvem da IBM (SaaS)”. Além disso, a Winov realiza o monitoramento do ambiente, evitando falhas e controlando a performance dos servidores por meio de pessoal especializado. Além disso, o software de virtualização (VMware) e a infraestrutura hyper convergente fazem toda diferença na alta performance dos serviços executados.

Cerca de 35 pessoas fazem parte da corporação. “Somos uma startup jovem, nossa geração de colaboradores possui uma mentalidade inovadora. São pessoas engajadas e escolhidas a dedo para cada função. É o trunfo da Winov”, diz Diego Coimbra. Entre os principais clientes atendidos pela startup estão empresas dos mais variados portes e segmentos, entre eles Eletrofrio, Webstorm, Mercado Móveis (Loja MM), Curso e Colégio Acesso, Hospital Nossa Senhora das Graças, Hospital Angelina Caron, Destro Macro Atacado e Brado Logística.

Um dos grandes diferenciais da Winov no mercado é a transparência na relação de prestação de serviços, uma vez que este universo é repleto de siglas e nomenclaturas que podem soar estranhas ao público leigo inicialmente. “Quando falamos softwares, por exemplo, só utilizamos líderes do segmento, e por conta disso, muitas empresas não possuem condições financeiras de aquisição, pois são softwares extremamente caros e que precisam de conhecimento técnico específico. Conseguimos ter um custo competitivo em nossas soluções, pois somos parceiros diretos com essas marcas, sem intermediários, além de que como parceiros a Winov não é o cliente final”, diz Diego Coimbra.

Muito além dos fios

Siglas, nomes, termos diferenciados. Embora tudo isso pareça confuso, Diego Coimbra explica que o cliente é convidado a conhecer a estrutura e o sistema de funcionamento da Winov para que se sinta seguro ao tratar de informações que são essenciais para seus negócios. “Estamos em um datacenter com características TIER 3 (A certificação TIER é uma certificação usada para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados), localizado em Curitiba PR. Somos transparentes a ponto que levarmos clientes e possíveis clientes para conhecer toda a infraestrutura.

Altamente segura com vários níveis de acesso para entrar no espaço, além de ter independência quando falamos de energia elétrica e telecom. Em outras palavras, a infraestrutura nunca para! Independente de energia elétrica externa, pois temos uma própria usina no local, associada a geradores que são alimentados via Diesel”, afirma.

Atualmente, os clientes da Winov são, essencialmente, empresas privadas. “Como oferecemos soluções escaláveis em nuvem, conseguimos e temos clientes desde pequeno porte até grandes corporações”, detalha Diego Coimbra. Com essa facilidade de atuar nacionalmente, a Winov pretende expandir seus negócios com foco nos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo neste ano de 2017, aumentando o faturamento em 55%.