Um RH forte pode facilitar o dia a dia das empresas

Centralizar o RH é a dica para empresas crescerem com segurança

A evolução desenfreada das tecnologias tem desafiado constantemente o setor de serviços profissionais, especialmente empresas financeiras, de informática e de transporte. Caminhando lado a lado com a evolução estão as alterações de regulamentos em vários sistemas de RH, complicando ainda mais a eficiência e a produtividade de uma corporação.

Diante de tantas dificuldades, é importante que o setor se atente às formas de facilitar o dia a dia e propicie que o RH consiga acompanhar o crescimento da companhia, sobretudo manter uma estratégia em tempo útil que garanta que os planos tecnológicos e de expansão trabalhem em conjunto com a gestão de capital humano.

O sonho de toda empresa é ter uma folha de pagamento harmonizada e um RH padronizado, mas isso pode ser um desafio para qualquer multinacional. Essa falta de integração enfrentada pelas corporações pode diminuir o ritmo de expansão em novos mercados, limitando o aproveitamento de novas oportunidades de crescimento.

Segundo a ADP, empresa especializada em gestão do capital humano, para vencer as barreiras internacionais a dica é a padronização do RH para que as companhias possam visualizar onde estão errando e identificar como o RH pode intervir para acertar os rumos.

Para fazer isso de maneira eficiente é preciso ficar atento aos custos, buscar a flexibilidade e ficar sempre no controle. Para conseguir vencer esses três desafios, a solução é pensar globalmente. Com um único fornecedor controlando o sistema de RH e a folha de pagamento, aumenta a transparência e reduz os custos, deixando as contratações mais flexíveis e tendo um controle maior sobre o quadro de funcionários.

Para simplificar a prestação de serviços e o modelo operacional, é importante sempre se atentar à centralização dos dados da gestão de capital humano. Quando a empresa tem uma rede de especialistas em folha de pagamento, com profundo conhecimento da legislação e dos pormenores do RH, isso alivia a carga de serviços das subsidiárias. Ao encontrar novas maneiras de ajudar a manter a conformidade e reduzir riscos, melhorar a eficiência dos processos de negócios e impulsionar o crescimento organizacional, o departamento de RH pode demonstrar o valor estratégico que proporciona para a empresa.

Algumas empresas podem se assustar com a ideia da centralização, mas as que desejam expandir seus negócios e ter sucesso no mercado global, vão usufruir dos benefícios da padronização do RH central e da folha de pagamento.

A hora de repensar as estratégias é agora! É importante crescer com segurança e para isso é necessário ter um RH forte. As companhias devem focar na transformação digital, desenvolver parcerias diversificadas e dinâmicas e encontrar diferentes métodos de pensar e trabalhar em um ambiente multinacional. Não podem ter medo.