A BMS foi eleita pelo terceiro ano seguido como uma das melhores empresas para a mulher trabalhar no Brasil
- Melhor empresa para trabalhar
A Bristol-Myers Squibb é uma das Melhores Empresas para Trabalhar no setor da indústria e uma das campeãs dentre as empresas com maior escolaridade (com maior percentual de profissionais com grau universitário ou acima), de acordo com o ranking Great Place To Work 2018.
- Mulheres no Poder
A BMS foi eleita pelo terceiro ano seguido como uma das melhores empresas para a mulher trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking promovido pelo Great Place to Work (GPTW). A presença feminina na empresa pode ser percebida tanto em cargos de liderança, com uma representatividade de 55% das posições deste nível ocupadas por mulheres, quanto em outros diversos níveis e cargos, em que representam 58% da força de trabalho total da empresa.
- Liderança sem formalidades
Um ambiente informal junto com estruturas enxutas e achatadas criam um cenário em que funcionários de quaisquer níveis têm acesso constante à alta liderança da empresa, incluindo o Presidente, além de agilizar o processo de tomada de decisão.
- Processos facilitados
A Bristol-Myers Squibb funciona como uma empresa matricial, que vem simplificando processos e implementando novas tecnologias para acelerar a tomada de decisões, reforçando o compromisso em ser uma BioPharma de Especialidades.
- Impulsionamento de carreira
A Estratégia de Pessoas da BMS tem como base os conceitos de Engajar, Empoderar e Enriquecer (Engage, Empower e Enrich). Faz parte dessa estratégia estimular o desenvolvimento constante das pessoas, por meio da aquisição de conhecimento e da oferta de oportunidades de crescimento que acompanham o planejamento de carreira. A empresa se dedica ao desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos, oferta de job rotation (inclusive internacional) e apoio financeiro para custeio educacional, como cursos de línguas e pós-graduação. Há uma dedicação de esforços no desenvolvimento das novas gerações, em especial os millennials que representam 50% da força de trabalho total da empresa, por isso a BMS possui o programa de mentoring e mentoring reverso.
- Diversidade & Inclusão
Atrair, desenvolver e reter uma força de trabalho globalmente diversificada é uma necessidade do negócio, por isso a Diversidade & Inclusão é uma preocupação que permeia e orienta a Estratégia de Pessoas da companhia. Os People & Business Resource Groups (PBRGs) são grupos de afinidade criados com a finalidade de reunir pessoas engajadas em diversas causas como inclusão racial, LGBTs, pessoas com deficiência e liderança feminina, e também para o compartilhamento de percepções sobre o assunto.
- Igualdade racial
A inclusão de negros em seu quadro de colaboradores é uma das metas da empresa. Para isso, a BMS assinou a carta de adesão à iniciativa empresarial pela igualdade racial junto ao Instituto Afro Brasileiro de Ensino Superior (Afrobras), pela qual a empresa acrescerá à sua agenda 10 compromissos com a promoção da igualdade racial. A BMS é a primeira indústria farmacêutica do país a aderir formalmente ao movimento.
- Bem-estar e qualidade de vida
A empresa possui um programa voltado ao bem-estar e à qualidade de vida chamado Viver Bem BMS, que é estruturado em cinco pilares: Alimentação; Físico; Social; Emocional e Intelectual. Dentro deste programa, os colaboradores contam com subsídio para academia, descontos em aulas de pilates, ciclismo indoor e fisioterapia, parceria com o SESC e descontos em pós-graduação e MBA por meio de convênios com instituições de ensino. Nas dependências da companhia há áreas de descompressão (com videogame, tênis de mesa, pebolim e sinuca), sala zen (para meditar, relaxar ou ler), ginástica laboral, bicicletários com vestiários e chuveiros, além de lanchonete e um restaurante que oferece opções vegetarianas.
A BMS também possui uma horta orgânica em uma área aberta e acessível no estacionamento externo da sede. A horta foi implementada com resíduos orgânicos gerados no escritório e no restaurante, as hortaliças, legumes, verduras e temperos ficam disponíveis para consumo interno e para uso próprio do colaborador.
- Programa de Reconhecimento
A empresa possui um programa de reconhecimento interno chamado Bravo, que premia os colaboradores com pontuação ou valores em dinheiro, de acordo com sua performance em projetos que vão além das atividades cotidianas. Os pontos podem ser trocados por prêmios como produtos de bem-estar, para casa, vales-presente, viagens, entre outros.
- Home office
O home office é permitido até duas vezes por semana, desde que seja de comum acordo com seu superior imediato. Além disso, o funcionário pode flexibilizar a sua jornada de início e de término do expediente, conforme planejamento anual da empresa, e, às sextas-feiras o colaborador pode sair quatro horas mais cedo, desde que ele compense durante a semana. As pontes de feriados e o recesso de fim de ano também seguem a política de compensação.