Está na hora das empresas pararem de perderem profissionais brilhantes por esgotamento emocional, pressão além da medida e falta de autoconhecimento para lidar com o outro
Heloísa Capelas – mentora de líderes
O autoconhecimento é uma ferramenta crucial para os líderes. É por intermédio deste processo que se constroem conexões reais entre líderes e liderados e, com isso, resultados para ambos os lados. Para liderar com êxito, é preciso que esse profissional se conheça primeiro e saiba lidar com as suas próprias questões, suas emoções, seus pensamentos e ações e é por esse caminho que uma construção propositiva acontece no ambiente profissional, trazendo empatia, envolvimento dos colaboradores e produtividade.
É preciso enfatizar que as empresas estão cada vez mais investindo não só em inteligência emocional para os líderes, mas cientes da necessidade de espalhar sua semente aos membros da equipe e colaboradores. Existem hoje várias opções focadas em programas muito bem estruturados de bem-estar e saúde mental; são opções das mais simples às mais elaboradas e os gestores de RH estão cada vez mais empenhados em oferecê-las como prioridade no cuidado com as pessoas. O importante é dar esse passo e entender que sua implementação está diretamente relacionada ao sucesso das companhias e das pessoas que nela trabalham. Está na hora das empresas pararem de perderem profissionais brilhantes por esgotamento emocional, pressão além da medida e falta de autoconhecimento para lidar com o outro. É possível sim ter resultados sem “esmagar” as emoções da equipe; tudo é uma questão de desempenhar uma liderança menos tóxica e que provoque nas pessoas o que elas têm de melhor; trazendo-as para o acolhimento personalizado, ao protagonismo e ao prazer de pertencer àquela organização.
Abaixo, listo 10 dicas essenciais aos líderes que querem exercer a autoliderança:
- Perceba como você age – Comece a identificar como você orienta suas tomadas de decisões. Conheça mais sobre o que está por detrás de seu modo de agir. Seja curioso sobre você e avalie se esses comportamentos trazem, por exemplo, ponderação, o entendimento da visão do outro e a calma antes da atitude. É fundamental a autopercepção. Essa prática, por si só, ajuda a evitar uma série de atitudes precipitadas, desgastantes e que, muitas vezes, nem muito relevantes são para o volume de energia depositada em determinada situações.
- Respire sempre – Antes de qualquer explosão ou situação de estresse, volte para o eixo e faça o exercício da respiração profunda. Durante um minuto, inspire e expire ao ar lentamente. É uma técnica avalizada, eficaz e que ajuda a oxigenar o corpo, a mente, trazendo equilíbrio e bem-estar, além de estimular habilidades como criatividade, raciocínio lógico e entusiasmo. A adoção dessa medida todos os dias irá tirá-lo do piloto automático e isso mudará, sem dúvida, sua rotina como líder. Experimente.
- Aja guiado pela inteligência emocional – Esta competência traz equilíbrio interno e ficará muito mais fácil enxergar decisões, sair do caos e encontrar saídas onde a maioria das pessoas não as encontraria. Ser inteligente emocionalmente é sobretudo ter consciência de si mesmo e maior poder para a escolha de suas respostas emocionais. Esse é um processo educativo e contínuo. Portanto, além da atenção a si, busque ampliar o aprendizado. Leia livros sobre o tema, participe de workshops, cursos e procure tutores de líderes competentes para auxiliá-lo nessa jornada
- Exerça a positividade – Também é treino, quando mais exercitá-la, mais os resultados virão. Faça das situações adversas suas aliadas, utilize sua competência emocional para lidar com as adversidades, superá-las e sair mais fortalecido. Enxergue de forma positiva tudo o que lhe é imposto em vez de tentar refutar ou negar, é preciso aceitar e saber a melhor maneira de conduzir aquela situação com coragem e otimismo.
- Treine a escuta ativa – Por meio da autopercepção você aprende a escutar melhor a si e esse é um treino para também escutar o outro. Interesse-se pelo que ele tem a dizer. Não escute por escutar e sim para assimilar e aprender. Essa escuta genuína é um aspecto fundamental em um bom líder. Ouvir as demandas e as novidades trazidas pela equipe ainda enriquecem o ambiente corporativo pela rica troca de experiência entre as pessoas.
- Silencie – Em muitos momentos, a melhor decisão vem primeiro do silêncio que aquieta sua mente. Diante de uma situação muito difícil, pause, respire, escute-se e organize-se internamente para seguir com a melhor resposta no dia seguinte.
- Olhe novas perspectivas – O líder precisa estar aberto ao novo e não se fechar no passado. Apesar de possíveis incertezas e inseguranças, o bom líder precisa estar preparado para encarar desafios novos e promover a inovação. Esta mudança de paradigmas e autorreflexão são características marcantes de um grande líder
- Reconheça-se e aos outros – Pratique o reconhecimento sobre si; tendemos a olhar mais o negativo que o positivo. Autoliderança significa perceber o que não está bom para mudar e, fundamental, perceber os talentos que você possui. E assim como você, o outro também. As pessoas têm perfis diferentes e isso traz muita riqueza ao grupo, onde cada um pode ser mais bem explorado em seus potenciais. Valorize os diferenciais e pontos fortes dos membros da equipe.
- Atualize-se sempre – Um líder em evolução é aquele que não se acomoda. Ele busca sempre novos conhecimentos, caminhos, ideias e está em constante atualização. Quando se chega ao nível de interpretar que já sabe tudo, é porque está justamente na hora de obter novos aprendizados. Você é o maestro que inspira e motiva o time pelo exemplo!
- Pratique a inteligência do perdão – Perdão é uma das inteligências humanas principais da liderança e que não está ligada à religião. Significa soltar a raiva, a mágoa, o ódio, enfim, as emoções tóxicas que não auxiliam as tomadas de decisões e muito menos o processo criativo. Essa inteligência envolve perdoar-se e perdoar ao outro. Reconhecer as falhas e fazer ajustes é fundamental, no entanto, ficar preso ao passado é um erro que impede ou dificulta você, o time e o negócio, de avançarem.