Braço estratégico para o sucesso de uma empresa, o papel do RH é fundamental na moderna gestão de pessoas
O papel do RH vem sendo discutido há algum tempo, e muitas empresas já entenderam a importância desta área. Porém, nem todas as empresas conseguiram implantar as mudanças necessárias para terem um RH atuante e estratégico.
Selecionamos a seguir, 10 sinais de que um RH está obsoleto:
- A área de RH é basicamente operacional, cuidando da administração da folha de pagamentos, apenas cumprindo o que determina a legislação trabalhista.
- O RH “cumpre as ordens de cima” sem o poder de participar da tomada das decisões.
- Os processos e políticas de RH não são revisados, afinal, sempre funcionou assim, para que mudar?
- O RH não tem informações sobre estratégias da empresa.
- Não há comunicação clara para o restante dos colaboradores da empresa.
- A equipe de RH não sabe qual é a importância do seu trabalho, apenas executa o que foi determinado, sem conhecer o resultado do processo.
- O responsável pelo RH não participa de reuniões com a diretoria da empresa.
- Os colaboradores da empresa não reconhecem a área de RH como área estratégica.
- A equipe de RH não avalia e nem propõe melhorias para otimização dos recursos.
- O RH não participa de treinamentos e nem propõe o desenvolvimento do capital humano da empresa.
Se você reconhece algum destes sinais, sua empresa não só corre o risco de ter um RH obsoleto, como também corre o risco de não ter melhores resultados.
O papel do RH é fundamental para o sucesso da empresa! Afinal, são as pessoas que fazem a diferença, não é mesmo? O gestor da área de RH e sua equipe devem conhecer bem o negócio da empresa e atuar como parceiros das áreas (business partner).
O papel estratégico é exercido quando o RH se envolve, influencia, propõe mudanças e contribui para a tomada de decisões da empresa.
Então, você pode estar pensando: mas como é possível que o RH seja assim, se a empresa não valoriza a área? Simples, se a empresa não valoriza a área ainda, o desafio é do RH para conquistar o seu espaço e ser valorizado.
O tamanho da empresa não importa, o RH pode e deve conquistar o seu “lugar ao sol”. O gestor do RH deve ser o protagonista de muitas ações visando as mudanças necessárias e contribuir para o crescimento sustentável da empresa.
Então, ele deve conhecer bem o negócio da empresa, compartilhar com sua equipe, buscar sempre oportunidade de melhorias para otimização de recursos.
Não basta fazer tudo o que é preciso, é necessário compartilhar com a alta administração, apresentar os indicadores e propostas de melhorias, sempre alinhadas à estratégia de negócio da empresa.
Assim o CEO da empresa vai reconhecer o valor da área e seu papel estratégico, afinal, o RH é muito mais do que o “administrador da folha de pagamento”. O RH contribui para a gestão estratégica de pessoas!
E sabemos que pessoas motivadas se engajam, se envolvem e entregam mais, melhor e muitas vezes com menos recursos! Se o seu RH já apresentar algum dos 10 sinais acima, ainda há tempo de reverter esta situação!
Kátia Valença é diretora da KVF Consultoria – www.kvfconsultoria.com.br