Entre elas estão a humanização das relações, inteligência emocional, pensamento estratégico, entre outras, segundo André Freire sócio da EXEC
A pandemia foi um grande divisor de águas para a transformação da liderança corporativa. Para conseguirem manter suas equipes motivadas, produtivas e engajadas no trabalho remoto, os executivos tiveram que aprender a dominar a arte da “presença na ausência”, estimulando a transferência da conexão do ambiente físico para o digital. Essa mudança foi fácil? A resposta é não. E a boa notícia é que a busca pela evolução desses líderes ainda é uma constante.
Para André Freire, sócio da EXEC, empresa especializada em seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros, a flexibilidade na liderança nunca foi tão importante. “Hoje, o líder que tem uma atuação eficiente consegue lidar com as instabilidades com muita habilidade e capacidade de adaptação. Os avanços tecnológicos estão norteando a evolução da liderança, que também sofre os impactos das transformações sociais e de nova visões sobre o trabalho, com novas necessidades e expectativas por parte dos profissionais”.
O líder valorizado atualmente pelas empresas, de acordo com o especialista da EXEC, usa a tecnologia para aprofundar a interação cada vez mais humanizada com seus times, é inspirador, prioriza o que é melhor para a empresa e toma decisões baseadas em dados. “Ele valoriza as relações humanas, usa a tecnologia para favorecer essas interações, inspira seus colaboradores, muda a rota sem a influência do ego e entende a importância dos dados para fazer a diferença nas decisões.
André listou 10 tendências de liderança corporativa que vão fazer a diferença em 2024. Veja a seguir.
01 – Liderança transformacional: são líderes capazes de inspirar, motivar e conduzir equipes por meio de mudanças significativas que serão cada vez mais importantes, dado o ritmo cada vez mais acelerado das transformações no mundo dos negócios.
02 – Inteligência emocional: envolve habilidades interpessoais, empatia e a capacidade de compreender e gerenciar as emoções próprias e dos outros. “Essas características continuarão a ser cruciais para o sucesso em ambientes de trabalho colaborativos”, ressalta Freire.
03 – Pensamento estratégico: segundo ele, o pensamento estratégico, a capacidade de antecipar tendências e tomar decisões orientadas para o futuro será uma competência fundamental para líderes e executivos. “Olhar à frente do cenário presente será importante para construir um futuro promissor que será mais do que necessário nas exigências para esse ‘novo’ líder. É mandatório”.
04 – Adaptabilidade e resiliência: em um mundo empresarial dinâmico, a capacidade de se adaptar a mudanças e superar desafios é essencial para a liderança eficaz. “Saber mudar a rota, mantendo o ego sob controle, priorizando o melhor caminho para a empresa vai diferenciar o líder de 2024”, pontua o especialista.
05 – Habilidades tecnológicas e digitais: a competência para entender e adotar tecnologias emergentes, bem como liderar a transformação digital nas organizações, será cada vez mais necessária. “O líder que não conseguir acompanhar essa evolução, que acontece numa velocidade cada vez maior, vai acabar perdendo espaço no mercado e boas oportunidades profissionais para crescer”.
06 – Pensamento analítico e tomada de decisão baseada em dados: A capacidade de analisar dados complexos e utilizar informações para tomar decisões informadas continuará sendo uma competência crítica. “Hoje em dia não dá mais para somente usar a intuição para nortear o caminho. É preciso usar os dados para basear essas escolhas, pois isso fará a diferença na atuação de um líder em 2024”.
07 – Comunicação eficiente: Com a crescente importância das relações públicas, comunicação eficaz, tanto interna quanto externa, será essencial para líderes executivos. “Nunca foi tão importante saber se comunicar com seus times. A transparência e a empatia nessa comunicação são fundamentais para garantir que esse processo seja feito com eficiência”.
08 – Colaboração e trabalho em equipe: em ambientes de trabalho cada vez mais colaborativos, a habilidade de trabalhar de forma eficaz em equipes multifuncionais será fundamental. “A flexibilidade para se adaptar a esses diferentes perfis vai ajudar muito o líder a se destacar”.
09 – Aprendizado contínuo: A capacidade de aprender rapidamente, adquirir novas habilidades e se manter atualizado em um ambiente em constante mudança será uma competência valiosa. “O líder dos dias atuais está sempre aberto a adquirir novos conhecimento, a se reinventar a cada momento para acompanhar essas transformações sem resistências à mudança de comportamento”, enfatiza.
10 – Responsabilidade social e sustentabilidade: líderes que demonstram um compromisso sólido com práticas empresariais éticas, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade serão cada vez mais procurados. “São características valorizadas em um líder executivo que estão sendo cada vez mais valorizadas pelas grandes empresas, em um momento no qual a sociedade cobra por atuações cada vez mais pautadas em princípios ESG”.
Para André, essas tendências podem servir como um guia para os líderes que querem fazer a diferença em 2024. “Serão os líderes que não estão em busca de crescer sozinhos, mas conduzir suas equipes junto com ele a novos patamares, o que demanda um aprendizado contínuo, na base do desaprender, aprender e reaprender. Esse processo não para nunca”, conclui.