Vidalink alerta sobre a importância de incorporar um indicador de bem-estar junto ao acompanhamento dos principais KPIs para mensuração do sucesso em ações de Recursos Humanos
Da redação @Mundo RH
O mercado demanda por um setor de Recursos Humanos cada vez mais estratégico para garantir a vantagem competitiva. Para gerar impactos favoráveis aos resultados da empresa, de maneira alinhada ao core do negócio, a Vidalink, uma das maiores empresas de plano completo de bem-estar corporativo do Brasil, reforça a importância do RH acompanhar e analisar diversos indicadores-chave que refletem o desempenho e o impacto das práticas de gestão de pessoas.
“Os KPI’s fornecem insights valiosos sobre o desempenho geral do setor de RH, ajudando a tomar decisões mais embasadas, identificar áreas de melhoria e monitorar o progresso ao longo do tempo. Podemos dizer que os indicadores são como uma bússola para o negócio e também devem fazer parte do processo de construção da cultura organizacional”, afirma Luis Gonzalez, CEO da Vidalink.
Luis Gonzalez lista 11 indicadores fundamentais a serem mantidos no radar do RH para garantir uma atuação estratégica.
- Custo Total do Funcionário
O indicador de Custo Total do Funcionário vai além do simples salário pago ao colaborador, pois inclui todos os benefícios (vale-refeição ou alimentação, vale-transporte, auxílio creche, etc), encargos trabalhistas (FGTS, INSS, férias, 13º salário) e manutenção do quadro de pessoal. Outras estimativas também devem ser levadas em conta, como o custo do processo de contratação e afastamentos. Isso permite que os investimentos em benefícios e desenvolvimento pessoal sejam justificados e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.
- Turnover
Também conhecido como rotatividade, é uma das métricas mais importantes para o RH, pois mede a taxa de entrada e saída de funcionários em uma empresa em um determinado período de tempo. Uma alta rotatividade pode indicar problemas como: gestão de pessoas, retenção de talentos, clima organizacional ou insatisfação com as políticas internas, além de gerar custos adicionais à empresa com demissões, recrutamento e seleção, e treinamento de novos funcionários.
- Absenteísmo
O absenteísmo mede a taxa de faltas dos colaboradores no trabalho. Essas ausências podem ser justificadas por questões de saúde, licenças, férias ou outros motivos pessoais. Um número alto pode ter impactos na produtividade da equipe e pode indicar problemas no ambiente de trabalho, falta de motivação ou até mesmo problemas de saúde e bem-estar dos colaboradores.
- Clima Organizacional
O indicador de clima organizacional mede a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e a cultura da empresa. Ele reflete a satisfação, motivação e o grau de engajamento dos funcionários com suas atividades e com a organização como um todo. É essencial que o RH realize pesquisas de clima organizacional periodicamente para identificar pontos de melhoria e implementar ações que promovam um ambiente de trabalho saudável, estimulante e motivador.
- Engajamento
O engajamento é crucial para medir a motivação e comprometimento da equipe. É possível mensurar por meio de pesquisas de clima organizacional, em que os funcionários respondem a questionários sobre seu nível de envolvimento, satisfação e percepções em relação à empresa. Outra abordagem é analisar a taxa de rotatividade de funcionários, já que colaboradores mais engajados tendem a permanecer na empresa por mais tempo. O monitoramento e o feedback do desempenho nas atividades devem fazer parte do dia a dia.
- Produtividade
Este KPI está relacionado ao comprometimento e dedicação dos funcionários em relação ao trabalho e à empresa. Colaboradores engajados são mais produtivos, têm maior satisfação com suas atividades e estão mais dispostos a contribuir para o sucesso da organização. Para ajudar nessa métrica e estimular o desempenho de cada pessoa, o setor de RH pode criar ações de reconhecimento, incentivo e desenvolvimento profissional.
- Retorno sobre investimentos (ROI)
Considerado um dos indicadores mais importantes, o ROI serve para mensurar os resultados sobre os investimentos em recrutamentos, treinamentos, desenvolvimento, equipamentos e outras ações relacionadas ao capital humano. Para mensurar o retorno sobre o investimento, é necessário realizar um cálculo que leve em conta o quanto a empresa ganhou e o quanto ela gastou para chegar a tal objetivo.
ROI = (receita – custo) / custo
Para encontrar o valor em porcentagem, é só multiplicar o valor final por 100.
Então, supondo que o RH gastou R$8mil em processo seletivo, equipamentos e treinamento para novos colaboradores, e estes geraram um lucro para a empresa de R$24 mil. Teremos o seguinte cálculo:
ROI = 24.000 – 8.000 / 8.000
ROI = 2
Ou seja, o retorno sobre o investimento foi duas vezes maior que o custo inicial.
Reclamações trabalhistas
O monitoramento sobre os processos judiciais ou reclamações de colaboradores relacionadas a questões trabalhistas permite identificar problemas na gestão de pessoas ou no cumprimento das leis. Além do impacto financeiro, as reclamações trabalhistas podem prejudicar a imagem da empresa e afetar a motivação e a confiança dos colaboradores.
Número de vagas fechadas no prazo
Este KPI mede a eficiência do processo de recrutamento e seleção da empresa. Ele reflete a capacidade do RH em atrair e contratar talentos qualificados para preencher as vagas disponíveis. Acompanhar essa métrica permite identificar eventuais gargalos no processo de contratação.
- Tempo médio de empresa
Este indicador tem como objetivo verificar a média em que os colaboradores permanecem na organização. Isso ajuda a compreender a estabilidade da equipe, a eficácia das políticas de retenção e a cultura organizacional. Com isso, é possível adotar estratégias para melhorar a retenção de talentos e o engajamento dos colaboradores. Para mensurar, é só somar o tempo de serviço de todos os colaboradores e dividir pelo número total das pessoas que trabalham na empresa.
- Indicador de bem-estar
Os KPIs não devem ser geridos sem considerar um aspecto fundamental para os recursos humanos: o bem-estar. O colaborador deve ser apoiado em todos os pilares: saúde física e mental, alimentação, exercícios físicos e desenvolvimento profissional e pessoal.
É essencial a organização levar em consideração esse ponto, uma vez que demonstrar cuidado e preocupação com o bem-estar do colaborador ajuda a criar um clima organizacional positivo, aumentar a retenção de talentos, impulsionar a criatividade e inovação, melhorar a reputação da empresa e sustentar o desempenho a longo prazo.
Essa é uma estratégia inteligente que auxilia positivamente os outros indicadores, beneficiando tanto os funcionários, quanto a organização. O RH da empresa pode realizar uma pesquisa para verificar o nível de satisfação dos colaboradores em relação a estes pontos, a fim de propor programas de benefícios mais condizentes com o quadro interno.