Variedades

11 livros e filmes que vão te inspirar a ser uma pessoa melhor

Inspire-se com ótimos exemplos da literatura e da cinegrafia!

Tornar-se uma pessoa melhor. Este é um nobre objetivo almejado por pessoas ao redor de todo o mundo, que querem evoluir a cada dia que passa e, assim, progressivamente se transformarem nas melhores versões de si próprias.

O conceito é muito bonito, mas ao mesmo tempo desafiador. De onde tirar inspiração para almejar essa continuidade? O que fazer para se manter focado no objetivo e, assim, realmente conseguir subir mais um degrau a cada dia que passa?

Duas ótimas fontes são os livros e os filmes. Seja através de histórias fictícias ou baseadas em fatos, eles reúnem elementos que podem ajudar muito as pessoas que possuem tal objetivo em mente.

Continue conosco para saber quais são as sugestões que separamos! E ah, se você comprar pela internet com cupons de desconto pode fazer um ótimo negócio.

Livros e filmes indispensáveis para quem busca o aperfeiçoamento constante

Prepare-se para conhecer histórias que têm tudo para mexer positivamente com a sua mente e o seu coração!

1 – Direto ao ponto: os segredos da nova ciência da expertise (2016)

O livro, de Anders Ericsson e Robert Pool, busca levar os leitores direto ao ponto de se tornar um expert em determinado assunto. Ele combate temas como talento, predisposição genética e habilidades por vezes inatingíveis e mostra que o segredo do sucesso é mais simples do que podemos pensar: a prática.

Ele traz os resultados de mais de 30 anos de pesquisa para poder desmistificar o que está por trás dos mitos da excelência para, assim, ajudar os leitores a identificar padrões capazes de atrasar seu processo de desenvolvimento.

2 – Minimalism: A Documentary About the Important Things (2016)

Este documentário da Netflix, que conta com Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus em seu elenco, fala sobre o estilo de minimalismo, que vai contra o famoso sonho americano (“American Dream”), o qual consiste em ter muitas coisas, de várias formas diferentes.

A ideia trazida pelo documentário é explorar a forma com a qual os bens materiais e o consumismo não podem oferecer (e não oferecem) uma alegria verdadeiramente duradoura.

3 – O ego é seu inimigo – como dominar seu pior adversário (2016)

Em uma época que traz tanto destaque às mídias sociais, reality shows e outras formas de autopromoção, a batalha contra nossos próprios egos precisa ser encarada em várias frentes.

Neste livro, Ryan Holiday traz uma série de lições e, como o próprio autor diz, em tradução livre, você estará menos focado na história que conta sobre suas especialidades e, como resultado, estará livre para cumprir o trabalho de transformar o mundo que deseja alcançar.

4 – Bird Box (2018)

Você não leu errado! Não estranhe este filme, inspirado no livro de Josh Malerman, aparecer aqui, pois além da mensagem de terror e suspense que ele traz, podemos extrair lições importantes para o crescimento pessoal.

O filme fala honestamente e em múltiplos níveis sobre como enfrentar seus piores medos, acreditar em seus instintos, caminhar com fé e convicção e deixar de lado a negatividade e os problemas rumo ao que você deseja.

5 – Trabalho focado: como ter sucesso em um mundo distraído (2016)

Trabalhar focado é uma capacidade super importante em um mundo cujas distrações são tantas, dos e-mails que lotam as caixas de entrada aos posts das redes sociais e às mensagens dos aplicativos de comunicação.

O autor e professor Cal Newport fala sobre o impacto da era digital, mas ao invés de dizer que as distrações são ruins, comenta sobre o oposto.

A primeira parte do livro fala sobre o fato de que cultivar uma ética de trabalho profunda é essencial em quase todas as profissões, enquanto na segunda aborda um regime de treinamento bastante rigoroso, com quatro “regras” que ajudam sua mente a apoiar tal habilidade.

6 – Meu pé esquerdo (1989)

O filme se baseia na história real de Christy Brown, um rapaz diagnosticado com paralisia cerebral que cresce e se transforma em um autor e pintor de grande renome.

Christy aprendeu a usar a parte do corpo que conseguia controlar para fazer praticamente tudo, o que faz com que o filme lembre os espectadores de que o que eles têm à disposição é exatamente o que é necessário para que consigam atingir suas metas e objetivos.

7 – Projeto felicidade (2011)

Neste livro, Gretchen Rubin aborda a ideia de ter uma vida feliz de uma maneira diferente: ao invés de colocar alguma pessoa como modelo para tal, os leitores acompanham a própria Rubin tentando se ajudar a encontrar a felicidade, com conselhos que vão desde psicólogos da positividade até o estoicismo.

Ainda que o livro não faça necessariamente com que você se sinta mais feliz, ele te ajudará a pensar sobre o que significa a felicidade, neste que, inclusive, pode ser o primeiro passo do processo para alcançá-la.

8 – A lista de Schindler (1993)

Oskar Schindler era um vaidoso e ganancioso homem de negócios que se transforma em um improvável humanitário em meio ao reinado nazista alemão quando se sente tocado a transformar sua fábrica em um campo de refugiados para os judeus.

Baseado em uma história real, o filme conta o que Schindler fez para salvar aproximadamente 1.100 judeus de serem enviados à câmaras de gás para morrer no campo de concentração de Auschwitz, nesta que é uma história fascinante de altruísmo e amor pelo próximo.

9 – O poder do hábito (2014)

Este livro bastante famoso de Charles Duhigg, repórter do New York Times, explora a ciência que está por trás da criação e da reforma dos hábitos, levando os leitores por um caminho empolgante de descobertas científicas que explicam porque os hábitos existem e como eles podem ser modificados.

Depois de ler o livro, os leitores conseguem entender melhor porque fazem algumas coisas e como isso pode ser alterado, o que pode afetar direta e positivamente a vida em suas várias esferas.

10 – O fabuloso destino de Amélie Poulain (2001)

Amélie é uma menina que cresce isolada de outras crianças porque seu pai acha que ela tem um problema no coração, quando na verdade o que acontece é que ela fica nervosa por ter um raro contato físico com o seu pai, o que faz seus batimentos subirem.

Essa é apenas uma das dificuldades que a garota enfrenta na vida, mas ao invés de levar uma vida triste, ela busca fazer pequenos gestos para ajudar a vida das pessoas e deixá-las mais felizes, o que mostra uma visão de mundo interessante, transformadora e bastante positiva.

11 – Originais: como os inconformistas mudam o mundo (2016)

Neste livro, Adam Grant fala sobre o desafio de melhorar o mundo da perspectiva de ser original, ou seja, escolher defender novas ideias e valores que contrariam as tradições e conformidades ultrapassadas.

Com vários exemplos reais de pessoas criativas que conquistaram o sucesso e mudaram o mundo de alguma forma ao seu redor, como Abraham Lincoln e Bill Gates, os exemplos podem fazer com que você seja uma pessoa melhor e que influencie positivamente outras pessoas.

Invista em seu desenvolvimento pessoal!

Com tantas boas opções para se inspirar, você terá ideias, pensamentos e práticas bastante relevantes para melhorar continuamente e, assim, a cada dia se aproximar da melhor versão possível de si mesmo.

Leia e assista nossas sugestões e extraia o que de melhor elas podem oferecer!

Imagem: Pixabay

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar