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13 empresas que investiram no bem-estar dos funcionários durante a quarentena

Para garantir uma boa qualidade de vida para os colaboradores, são disponibilizados desde equipamentos de escritório, até acompanhamento psicológico e suporte financeiro

Já não é novidade que funcionários felizes são mais produtivos e eficientes. Segundo o professor e pesquisador da Harvard, Shawn Achor, um “cérebro no modo positivo” é 31% mais produtivo. Porém, 72% dos brasileiros têm alguma sequela relacionada ao esgotamento físico e mental ligado à vida profissional, de acordo com a International Stress Management Association (ISMA). Em tempos de pandemia, manter o bem-estar físico e psicológico se tornou um desafio ainda maior, uma vez que o medo, falta de exercícios físicos e impossibilidade de socialização podem gerar consequências ainda mais complicadas. Além disso, nem todos possuem um ambiente preparado para trabalhar de casa, faltando equipamentos importantes como computador, internet ou até mesmo mesa e cadeira confortável.

Neste cenário, diversas empresas tomaram providências para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores, da melhor forma possível. Segue abaixo 14 bons exemplos:

SEMrush

Para tornar o trabalho remoto o mais confortável possível para os mais de 900 funcionários da SEMrush espalhados pelo mundo, a empresa equipa os espaços de trabalho mediante solicitação, com tudo o que eles possam precisar. Os funcionários podem receber teclados, monitores adicionais e até cadeiras ou mesas entregues em casa. Todos os trabalhadores da empresa também receberam máscaras e frutas no período. Ciente do fato de que o bloqueio do coronavírus afeta a saúde mental, a empresa fortalece sua equipe de psicoterapeutas para que cada funcionário possa receber assistência e apoio psicológico. Além disso, a SEMrush estabeleceu um fundo especial para ajudar e apoiar os funcionários cujos cônjuges perderam o emprego devido à pandemia.

Contabilizei

Nascida no mundo online, a Contabilizei, maior escritório de contabilidade do país e pioneiro em oferecer os serviços online, iniciou a quarentena oferecendo a seus funcionários os equipamentos necessários para o trabalho, instalação de internet para quem precisava de um sinal melhor, e até ajuda de custos. Visando melhorar a performance mental e emocional, também oferece sessões de terapia para todos os colaboradores e seguirá com o benefício após Covid-19. As sessões são 100% pagas pela startup, e o benefício também pode ser utilizado por familiares e amigos cadastrados. Além disso, engajamento e distração também são importantes. Assim, a empresa não parou com práticas que já aconteciam antes nos escritórios como o Game Night, que é um campeonato de videogames entre os colaboradores, e o Happy Hour, que continua acontecendo uma vez por semana; ambos, é claro, de forma online.

Locaweb

A Locaweb, uma das empresas pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital de negócios no Brasil, proporciona para os colaboradores em regime home office meditação e yoga guiadas online gratuitas, lives internas com dicas de alimentação e treino funcional com a Alphafitness. Além disso, a empresa proporciona o happy hour online, promovendo um clima organizacional equilibrado que integra as áreas à distância. Outra iniciativa é o programa Conexão Saúde com foco na proteção física, emocional, e financeira dos colaboradores, que foi adaptado ao home office.

Apto

Para se aproximar dos colaboradores e criar uma relação de trabalho mais leve e dinâmica, o Apto, plataforma que conecta compradores de imóveis novos a construtoras e empreendimentos, tem utilizado uma plataforma interna para troca de conteúdo online. A ideia é que por meio dessa ferramenta virtual, os 27 profissionais compartilhem músicas, vídeos, artigos ou qualquer outra informação que queiram conversar. O mais importante é que essa conexão mantém a equipe próxima, além de fazer bem para a saúde mental, durante o home office. Outro ponto importante é que toda a segunda-feira, pela manhã, a equipe se reúne por vídeo, o que promove a possibilidade de trocar experiências, falar sobre aprendizados e compartilhar ideias, faz com que todos se concentrem melhor e se sintam integrados.

TruckPad

No TruckPad, maior plataforma digital de conexão entre caminhoneiros e cargas da América Latina, acontecem cafezinhos online com o time, comemoração de aniversariantes do mês e até happy hour. A ideia é manter o clima de união e descontração da empresa mesmo em tempos de quarentena. Foram criados ainda alguns concursos inusitados, como melhor vídeo de como está sendo o home office, melhor vídeo do final de semana confinado e quem tem mais estilo no happy hour. Além disso, eles estão fazendo lives em que os próprios funcionários ensinam algo aos colegas, como confeitaria, automaquiagem, entre outros temas. As reuniões de segunda-feira pela manhã, com toda a empresa, se mantêm também de forma virtual, para que todos continuem acompanhando o desempenho e as conquistas da startup e comemorando juntos os resultados.

WAVY Global

Na WAVY Global, empresa de Customer Experience, os colaboradores têm acompanhado as diversas ações da companhia, como, ioga, meditação, ginástica laboral, música ao vivo e lives com o CEO para tirar dúvidas e acalmar ansiedades, envio de iFood Card para auxiliar o equilíbrio entre as contas de casa, clube do livro, envio de dicas para o home office por meio da Ada, assistente virtual do RH, entre outras atividades. Além disso, a Ada também manda pelo WhatsApp vouchers aos quase 300 funcionários, que podem pedir para entregar em casa o Açaí que era disponibilizado no escritório. As iniciativas são pensadas para conservar o relacionamento das equipes e também para que a cultura da empresa não se perca nesse momento. A WAVY também percebeu que precisava investir esforços na inovação das ações, pois entendeu que as pessoas precisam de coisas novas para se engajarem. A última ideia que tiveram foi a de que cada funcionário contasse um pouco mais sobre hobbies e habilidades, possibilitando que esse colaborador compartilhe conhecimentos com todo o time em um encontro online.

Volanty

A Volanty é uma startup carioca, que possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com as mudanças trazidas pela quarentena, os colaboradores estão trabalhando em home office desde a segunda quinzena de março.  Para fomentar as ações com o time, a startup criou dois grandes programas que estão funcionando na plataforma de comunicação interna, principalmente. O Vitamina C foi criado pela área de People da empresa com o objetivo de criar interação e conhecimento entre as áreas. O programa funciona de forma com que cada possa fazer pequenas apresentações para falar sobre quem são os colaboradores que atuam nessa área, como atuam, para que e porque. Segundo a head da área de People, tem sido bem importante a troca para que os colaboradores se conheçam, interajam e possam cada vez mais colaborar entre si. Outro programa criado pela Volanty é o É Proibido Estacionar que conta com uma espécie de central de dicas e informações que podem ajudar os colaboradores a dar um “refresh” nesse momento de tensão. Os conteúdos giram em torno de 5 principais áreas: Alimentação, Boas Práticas, Entretenimento, Cursos e Saúde Física e Mental. Além disso um happy hour virtual semanal e celebrações de aniversário por vídeo também foram alternativas encontradas para manter o time conectado e descontrair.

KingHost

A KingHost criou um grupo de trabalho multidisciplinar para evoluir ações sobre plano de contingência, incentivo a trabalho remoto de todos os colaboradores concedendo equipamentos e suporte necessário. Também foi oferecido cancelamento de férias programadas para os colaboradores que desejavam, divulgação da plataforma Gympass W, que oferece apps de parceiros com aulas online, planejamento nutricional, meditação e orientação aos gestores para que fosse dada mais atenção às necessidades do time e individuais nesse período de mudança. Além disso, todos os colaboradores terão sessões de psicoterapia e coaching custeadas pela empresa. A companhia está oferecendo o benefício através da plataforma Zenklub, que dispõe de consultas e pautas relacionadas a saúde emocional, bem-estar e desenvolvimento humano. Dada a situação inédita da necessidade de trabalhar remotamente, a empresa também preocupou-se em oferecer treinamento online sobre gestão de equipes remotas, treinamento online com boas práticas para home office para todos os colaboradores.

Elo7

Mantendo como prioridade a segurança de seus colaboradores, o Elo7, maior marketplace de produtos criativos do país, estendeu o período de home office até o final do ano. Diante dessa nova realidade, a empresa adotou uma série de iniciativas para minimizar os impactos causados pelo distanciamento social. Como para muitos o local de trabalho influencia bastante, a empresa disponibilizou uma ajuda de custo para que os colaboradores utilizem como quiserem, tornando o ambiente remoto mais confortável. Os presenteou também com produtos decorativos feitos por lojistas da própria plataforma, e passou a oferecer aulas de ginástica laboral com foco no home office para todos manterem o corpo saudável. Para preservar a saúde mental, tem aulas de yoga e meditação, conversas diárias entre os membros da equipe e o RH para entender como cada um está enfrentando esse período, além dos momentos de descontração, com amigo secreto, happy hour, e até jogo de stop online, para manter a equipe unida e motivada. Festa? Tem também. Os aniversariantes recebem em casa um kit – com direito a doce, bolo e tudo mais – produzido por pequenos empreendedores da plataforma.

Pipo Saúde

A Pipo Saúde foi criada para otimizar a relação do RH de empresas com os planos e benefícios de saúde, portanto, com essência de  preocupação com o bem-estar das pessoas. Por que não investir no cuidado com seu próprio pessoal durante esse período? A startup precisou refazer o planejamento anual devido à pandemia e deixou todos colaboradores trabalhando remotamente para evitar o contágio. Com isso, buscou formas de estar conectada com os funcionários, prezando por otimizar as relações, mesmo com o distanciamento necessário. Desta forma, organizou clube de filme e séries, no qual os colaboradores debatem sobre o os temas do que foi assistido ou lido. A startup também tem feito uma noite de jogos para que os funcionários se integrem, principalmente aqueles que foram contratados durante a pandemia. Além disso, também organizou happy hour virtual, amigo secreto, entre outras atividades para tentar descontrair ao máximo, o momento de tensão pelo qual temos passado. Uma das iniciativas mais bacanas são as aulas voluntárias, onde uma pessoa da equipe se propõe a ensinar uma habilidade para os outros colaboradores, como jardinagem, por exemplo.

Homer

A startup Homer – que utiliza inteligência artificial para realizar conexões entre corretores ao redor do país – já tinha uma cultura de flexibilidade e home office mesmo antes da pandemia e, após o anúncio da quarentena, o trabalho ficou 100% remoto. Para ajudar os seus colaboradores no home office e torná-lo mais confortável, a empresa ainda disponibilizou equipamentos como notebooks e cadeiras de escritório. Além disso, instalou internet de qualidade para os quem precisava. Para se manterem próximos mesmo com o trabalho à distância, a startup aposta e reuniões diárias e ainda promove happy hours frequentes – inclusive disponibilizando a cerveja para a equipe. A CEO do Homer, Livia  Rigueiral, ainda faz mentoria online com o pessoal do time – seja em reuniões por call ou até almoços virtuais. Preocupada com a saúde dos profissionais, a startup também já disponibilizava plano de saúde e, depois do isolamento social, incentivou a equipe a buscar terapia online.

Xerpa

A Xerpa, startup que criou um app para adiantar o salário do colaborador, de acordo com os dias trabalhados, resolveu enviar para todos os seus funcionários um kit com bebidas, amendoins e petiscos com o intuito de toda a empresa participar de um Happy Hour online, atividade que era muito comum no dia a dia da startup. Além disso, há grupos de apoio e sessões de mindfulness entre os funcionários, com o propósito de cuidar do bem estar e saúde mental dos colaboradores.

Grupo Movile

No Grupo Movile, ecossistema de tecnologia que conta com iFood, PlayKids, Sympla, entre outras empresas, a cultura e a área de Gente são os principais pilares. Por isso, a empresa tem realizado diversas ações, como forma de adaptar e reforçar sua cultura a essa situação atípica. Além do envio de cadeiras, monitores, teclados, apoios de notebook, mouses e até mesmo impressoras para as casas dos colaboradores que precisam, o Grupo também intensificou as reuniões de equipe, para manter o contato com os colaboradores, e até suspendeu as avaliações de desempenho, para não gerar mais ansiedade em um momento já de incertezas como este. Foi criado também um bot do Whatsapp, o Botikinho, que compartilha dicas e conteúdos sobre saúde mental e bem-estar, ajudando as pessoas a promoverem atividades de autocuidado.

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