Na categoria “orientação sexual”, 21% informaram que são pertencentes à comunidade LGBTQIA+, sendo que 16% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por esse público
Com 37 mil colaboradores distribuídos em 16 unidades localizadas em cidades estratégicas pelo País, a AlmavivA do Brasil, uma das maiores empresas de atendimento ao cliente ou Customer Experience, tem cerca de 70% dos colaboradores do gênero feminino, sendo que 50% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. No mercado brasileiro, apenas 37,4% das posições de liderança são ocupadas por mulheres, segundo pesquisa realizada pelo IBGE.
Ao todo, 21% das pessoas declararam-se negras e 15% dos cargos de liderança na companhia são ocupados por esse público. Hoje, menos de 3% de pessoas negras alcançam cargos de diretoria ou gerência no Brasil, segundo dados do IBGE. Junto com estes 21% que se declararam negros estão os colaboradores pardos com 48%, totalizando 69% de negros e pardos.
Na categoria “orientação sexual”, 21% informaram que são pertencentes à comunidade LGBTQIA+, sendo que 16% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por esse público.
Fernando Braga, diretor de Recursos Humanos, demonstra que a companhia está no caminho certo para promover a igualdade e ao mesmo tempo aponta quais as ações necessárias para fortalecer projetos de diversidade e inclusão.
Exemplo disso na prática foi a criação do programa “Mentoria Black Tie”, desenvolvido pelo Comitê de Inclusão e Diversidade, que tem como objetivo desenvolver profissionalmente os nossos talentos negros para disputarem cargos de liderança, com igualdade de oportunidades.
Em Maceió (AL), David Prates é superintendente de Operações da AlmavivA. Segundo ele, a empresa passa por um grande momento de fomento e ampliação da diversidade: “Hoje temos um plano e conseguimos saber qual crescimento profissional podemos atingir a longo prazo. Já o programa de Mentoria Black Tie vai além disso e mostra na prática como abrir caminho para a capacitação e oportunidades iguais para as pessoas pretas e pardas na companhia, assim como eu já tive aqui como um cidadão negro e pertencente à comunidade LGBTQIA+. É investimento na prática em nossa formação e desenvolvimento, e um legado que fica para todos os colaboradores. Uma forma de reparação social, que potencializa a inclusão e faz a roda girar”, comemora ele.
Há 8 anos como colaboradora da AlmavivA em Nossa Senhora do Socorro (SE), Katiucha Kelly Pereira Silva Ribeiro já foi promovida sete vezes. “A minha trajetória foi assim: supervisora, analista de planejamento, coordenadora, gerente de operações, gerente de vendas, gerente geral, e hoje sou superintendente de Qualidade. Afirmo que tenho uma trajetória linda, muitos sonhos foram realizados e tenho muitas conquistas pela frente”, destaca ela.
Outros números
Além disso, a AlmavivA do Brasil possui no seu quadro de colaboradores cerca de 700 pessoas com mais de 50 anos, atuando em diferentes funções. Com 71 anos, Marcela Elipidia Rojas Pungirum, é operadora de atendimento há dois anos em Juiz de Fora (MG). Atualmente trabalha em home office e considera a empresa como uma oportunidade para quem deseja retomar a carreira profissional. “Estou hoje na AlmavivA, pois, quando precisei de um trabalho, pessoas da minha convivência sugeriram para eu buscar uma vaga aqui, onde não existe preconceito de idade. É uma equipe organizada, disciplinada e essa oportunidade tem proporcionado grandes realizações para a minha vida”, destaca.
O Censo AlmavivA também revelou que o nível de educação escolar da sua população segue crescendo, com o suporte, entre outros, de seu programa de parcerias universitárias e de escolas técnicas. Na categoria “Escolaridade”, 25.2% das pessoas confirmaram que possuem nível superior e 12.4% já conquistaram MBA, pós-graduação e doutorado.
Na opinião de Fernando Braga, os dados citados acima mostram que a companhia está aberta para fortalecer a empregabilidade no País, sem distinção de raça, cor, sexualidade, gênero e idade: “Acrescento que nos últimos anos, não deixamos de oferecer oportunidades e até aceleramos as nossas ações de promoções, sendo que em 2021 foram 1922 pessoas promovidas.
Projetos e avanços
Além de valorizar a diversidade, a companhia no Brasil aposta cada vez mais na transformação digital. No departamento de Recursos Humanos, por exemplo, após votação com a participação dos colaboradores de todo o País, foi escolhido o nome e perfil de uma mulher preta para representar a assistente virtual. Também foi lançado o aplicativo “RH da AlmavivA” para colaboradores, ou seja, todos os tipos de solicitações dos colaboradores são feitos de forma online, finaliza Fernando Braga.