Tecnologia
Tendência

19 novidades anunciadas durante o Google I/O 2019

O CEO Sundar Pichai falou ao vivo para uma plateia de sete mil pessoas

Começou ontem o Google I/O, a tradicional conferência da empresa que todos os anos reúne desenvolvedores em Mountain View, na Califórnia. O CEO Sundar Pichai falou ao vivo para uma plateia de sete mil pessoas e um público que assistiu o evento pelo streaming. O encontro deste ano teve como destaques a utilidade dos produtos, ferramentas e plataformas; a privacidade e a segurança dos usuários e o uso de inteligência artificial (IA) para o bem social. Confira a seguir um resumo das principais novidades anunciadas.

  1. Android Q: os focos do trabalho no Android Q são inovação, segurança e privacidade, e bem-estar digital. Foram anunciadas novas ferramentas para os desenvolvedores criarem aplicativos voltados para telefones dobráveis e redes 5G – abrindo novas possibilidades em áreas como jogos para celular. Já o Smart Reply ficou ainda mais inteligente e capaz de auxiliar os usuários a não perder tempo. Além de sugerir respostas, o telefone poderá ajudar a pessoa a realizar tarefas como abrir endereços no Mapas ou aplicativos similares.
  2. Modo noturno: O Android Q virá com a opção Modo Noturno. Basta ativá-lo nas configurações ou acionar a Economia de Bateria.
  3. Modo Foco: O novo Modo Foco ajuda a realizar tarefas com concentração e sem distração. O usuário seleciona os aplicativos que devem continuar funcionando e os que devem ser pausados.
  4. Segurança: Todos os aparelhos Android que já saírem de fábrica com a tecnologia Q terão de criptografar os dados do usuário – obrigatoriamente e sem exceções. Isso vale para celulares, tablets, televisores e carros com Android Auto.
  5. Privacidade: Novas ferramentas de privacidade e segurança nos produtos e plataformas – como acesso à Conta do Google em Um Clique. Agora o ícone do perfil aparecerá com mais destaque em todos os produtos. Com isso, um único clique já direciona o usuário para as configurações de privacidade e segurança. O controle de informações no Mapas, Assistente e YouTube (em breve) foram facilitados. Um exemplo: será possível rever e apagar dados de atividade de Localização no Google Maps e voltar sem demora para as instruções sobre o caminho a seguir. O controle de auto-deletar traz uma nova forma de apagar automaticamente o Histórico de Localização e as Atividades na Web e de apps, conforme a escolha do usuário. Em breve, esse recurso estará disponível para mais atividades.
  6. Navegação anônima: Foram ampliada as possibilidades da navegação anônima, que apaga o histórico de navegação após cada sessão. Ela estará disponível em mais produtos do Google, como o Mapas.
  7. Beta: Alguns recursos mencionados já estão disponíveis no Android Q Beta. Graças ao projeto Treble, os parceiros, cujo compromisso garante atualizações mais rápidas à plataforma. A versão Beta está disponível em 21 aparelhos, produzidos por 13 marcas – incluindo todos os Pixel.
  8. Android Auto: O novo design do Android Auto será lançado em meados deste ano. Ele facilita a vida do usuário na hora de ir para a rua, mostra informações ainda mais úteis  e simplifica tarefas que são realizadas ao dirigir.
  9. Android TV: A plataforma já tem mais de 140 parceiros de televisão paga, é compatível com seis dos 10 principais fabricantes de smart TVs que usam a plataforma Android TV e conta com mais de cinco mil apps e games.
  10. Assistente: A partir de agora, a inteligência artificial que alimenta o Assistente já pode rodar no próprio telefone. Essa novidade será lançada no segundo semestre para telefones Pixel. A última geração do Assistente é capaz de processar e compreender comandos, na hora, além de oferecer respostas 10 vezes mais velozes. O Assistente é usado em mais de um bilhão de aparelhos, está disponível em 30 idiomas e 80 países; ele é compatível com mais de 30 mil aparelhos conectados com a casa, fabricados por 3.500 marcas de todo o mundo. Além disso, o recurso Continued Conversation permite fazer várias solicitações, uma após a outra, sem a necessidade de dizer “OK Google” antes de cada uma delas.
  11. Duplex: O Duplex está sendo levado para a web. Isso vai permitir fazer uma porção de tarefas bem mais rápido. Basta pedir ao Assistente: “alugue um carro para minha próxima viagem” e deixar ele se encarregar do resto.
  12. Realidade Aumentada na Busca: Agora já é possível enxergar objetos em 3D na Busca (ou num site aberto no Chrome) e projetá-los sobre o espaço físico real ao seu redor.
  13. Novidades do Lens: Veja mais respostas no contexto do mundo real, usando realidade virtual para sobrepor informações e conteúdos úteis sobre objetos físicos. Dá para apontar a câmera do celular para uma capa de revista ou imagem estática num jornal e animar a foto ou assistir conteúdo em vídeo. Será possível colocar a câmera sobre a foto de um prato e assistir a um vídeo com a preparação da receita.
  14. LensGo: O Lens no Google Go oferece tradução, conversão de texto em fala e busca usando texto para celulares mais simples (voltado para NBU).
  15. Busca e Notícias no Google: Foi anunciada a chegada de uma tecnologia que possibilita mostrar na Busca a Cobertura Completa do Google News, organizando melhor os resultados de pesquisas sobre temas do noticiário. Assim, quando o leitor fizer uma busca sobre alguma notícia, será mostrado uma aba “Principais Artigos” – e a partir dela será possível ir para a cobertura completa. O usuário poderá navegar pela reportagem, ver um cronograma dos acontecimentos, e ler as perguntas que os usuários têm feito sobre o assunto. Essa ferramenta mostra uma ampla variedade de informações – de matérias da imprensa a tweets, passando por vídeos e podcasts interessantes.
  16. Podcasts: Ao longo dos próximos meses serão incluídos resultados da Busca do Google sempre que o usuário pesquisar um tema de seu interesse. Basta clicar no podcast na página com os resultados da Busca, ou salvar o episódio para ouvir depois. Os podcasts também começarão a fazer parte do conteúdo exibido na Cobertura Completa.
  17. Acessibilidade: O Live Relay é um trabalho de pesquisa que usa reconhecimento de fala e conversão de texto em fala, ensinando o aparelho a ouvir e falar no lugar da pessoa que está digitando.
  18. Pixel: Os novos smartphones – Pixel 3a e Pixel 3a XL – chegam às lojas esta semana. Eles reúnem os principais recursos do Google, por um preço mais acessível (399 dólares para o aparelho com tela de 5,6 polegadas e 479 dólares para a versão de 6 polegadas). Os novos celulares não estarão à venda no Brasil, apenas nos países em que a linha Pixel já é comercializada.
  19. Google Nest: O mais novo integrante da família Google Nest é o Google Nest Hub Max. Ele tem um visor de 10 polegadas, som estéreo e premium, câmera com recursos Nest Cam já incluídos e todas as funcionalidades do Assistente. O Hub Max estará disponível em meados deste ano nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. O Google Home Hub passa a se chamar Google Nest Hub, e já está disponível em mais 12 países: Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Singapura, Espanha e Suécia.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios