Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: 20 anos da revolução Facebook
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Negócios

20 anos da revolução Facebook

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
04/02/2024
615 Views
26/05/2024

As mudanças provocadas por essa organização na comunicação interpessoal e no marketing

Fabíola Cottet -sócia-diretora da agência digital MAVERICK 360


Neste domingo, dia 04 de fevereiro, celebram-se 20 anos desde a criação do Facebook. A data faz alusão ao lançamento, em 2004, do site chamado “TheFacebook”, por quatro estudantes da Universidade de Harvard. No início, a interface era restrita aos universitários dos Estados Unidos. Entretanto, logo foi permitido o acesso a qualquer pessoa maior de 18 anos, atingindo a marca de 12 milhões de usuários já em 2006.

O crescimento acelerado do Facebook fez com que os sites para interação social então utilizados – como o Orkut, no Brasil – se tornassem obsoletos. Ao longo dos anos, a plataforma foi ampliando as suas funcionalidades e ganhando cada vez mais adeptos, influenciando a maneira como as pessoas se expressam e se comportam e ainda modificando profundamente a área de comunicação e marketing.
Embora alguns especialistas tenham apontado para um declínio do Facebook nos últimos anos, a rede social permanece como a mais popular em todo o mundo. Em julho do ano passado, a plataforma atingiu a incrível marca de 3 bilhões de usuários ativos por mês, o que representa 40% da população mundial. Quase 70% dos usuários acessam a interface diariamente e a média de tempo despendido nesse ambiente digital é de aproximadamente 20 horas por mês.

Essa popularidade também é registrada nas outras redes sociais da Meta Platforms, empresa detentora do Facebook. O WhatsApp e o Instagram possuem, cada um, 2 bilhões de usuários ativos no mundo e o Messenger, 980 milhões. Ainda de acordo com a companhia, mais de 100 bilhões de mensagens são compartilhadas todos os dias por meio de aplicações da Meta Platforms.

Todo esse sucesso faz com que a plataforma, inclusive, seja objeto de pesquisas acadêmicas. Existem diversos estudos que abordam o impacto das redes sociais na sociedade, em especial na forma como as pessoas passaram a se comunicar e a se expressar. Contatou-se que os usuários mudam o seu comportamento e esforçam-se para serem identificados pelos algoritmos, em uma tentativa de receber um maior número de visualizações e de curtidas. Também há preocupação em relação à dependência que as redes sociais da empresa têm causado nas pessoas, principalmente nos mais jovens.

Na área de marketing e comunicação, a influência do Facebook começou a ser mais fortemente percebida em 2007, quando foi permitida a veiculação de publicidade na interface. A partir de então, a plataforma passou a ser vista como uma mídia, extremamente interessante por possibilitar uma segmentação apurada dos públicos. Atualmente, a Meta é a segunda empresa mais procurada pelos anunciantes, atrás apenas do Google.

O sucesso do Facebook pode ser atribuído, justamente, a esse poder de segmentação. Com isso, os anunciantes têm à sua disposição perfis de consumidores bastante específicos, aumentando a precisão e os resultados dos esforços de marketing. E isso só é possível graças à enorme quantidade de dados fornecidos por seus usuários, consciente ou inconscientemente.

A coleta, processamento e armazenamento de dados, entretanto, já suscitou diversos questionamentos ao Facebook. Em 2018, a companhia foi acusada de compartilhar dados de usuários com a empresa Cambridge Analytica, que atuou na campanha presidencial de Donald Trump. A plataforma também foi investigada sobre uma possível influência no plebiscito sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. E, além dessas, há outras controvérsias em que a empresa esteve envolvida ao longo dos anos.

Mais uma crítica frequente ao Facebook é que a rede social nem sempre é transparente em relação às suas políticas e critérios de valorização de conteúdos. Além disso, seu algoritmo altera-se constantemente, exigindo dos profissionais que trabalham junto à rede social uma atualização frequente.

Ainda relacionado aos trabalhadores de comunicação e marketing, o Facebook, assim como outras redes sociais, foi responsável por uma extensa transformação nesse campo. À medida em que se expandiram as funcionalidades e as formas de interação dos usuários, o trabalho desempenhado junto a esse ambiente digital tornou-se mais elaborado. Essa situação, inclusive, colaborou para o surgimento de novas ocupações laborais que eram incomuns 10 ou 15 anos atrás, como analista de mídias sociais, gestor de mídias sociais, analista de marketing digital, entre outros.

Essas novas atividades e ocupações representaram um interessante campo de atuação para os profissionais da área, frente à crise enfrentada pelos veículos de comunicação e agências tradicionais. Por outro lado, para que o trabalho tenha resultados satisfatórios, é necessário seguir à risca, por exemplo, os formatos mais valorizados ou outros aspectos determinados pelas plataformas.

Evidentemente, o Facebook impulsionou muitas alterações na forma como vivemos atualmente e como o trabalho na área de comunicação e marketing é desempenhado. Como toda mudança, trouxe consigo aspectos positivos e outros negativos. Ao completar 20 anos, esse retrospecto é interessante, como maneira de aprendermos todas as nuances envolvidas nas decisões tomadas pela empresa, assim como o possível impacto à sociedade.

Por que as parcerias se tornaram uma importante estratégia nos negócios
Transforme a satisfação dos seus funcionários
Personal Branding nas empresas: curso ensina como usar marcas pessoais para alavancar negócios
Líderes vão discutir melhores práticas nos negócios
ASUS destaca modelos de smartphone com acesso ao 5G
TAGS:alcance orgânico no Facebook
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior Novartis Brasil celebra uma nova liderança e inovação com Sylvester Feddes
Próximo Artigo Transforme sua startup em uma potência com a equipe certa
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

RH Leadership Xperience 2025: Inovação com cuidado humano
Eventos
14/05/2025
Mulheres lideram o consumo de medicamentos para saúde mental
Comportamento Saúde
14/05/2025
Cresce uso de antidepressivos e empresas enfrentam desafios com saúde mental
Qualidade de vida Saúde
14/05/2025
A Coragem de Falar em Público: Um Ato de Verdade e Responsabilidade
A Coragem de Falar em Público
Artigos Colunistas Opiniões
14/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Negócios

Black Friday: descubra as vantagens mais buscadas pelos brasileiros

20/11/2022
Negócios

A evolução da Netflix é uma aula de marketing

07/01/2022
Negócios

Especialista revela como escalar negócios com tecnologia e precificação estratégica em 2025

04/01/2025
Negócios

Três dicas para utilizar melhor o seu dinheiro em 2020

23/12/2019

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up