Desenvolver competências e gerar diferencial competitivo para o mercado. Esta é a missão da equipe da Universidade Corporativa do Grupo Sabin (UniSabin), que desde 2009, promove ações especializadas de educação corporativa para envolver colaboradores em um ecossistema rico e criativo de aprendizado contínuo e troca de conhecimento.
No último ano, foram mais de 5.500 pessoas que tiveram suas habilidades fortalecidas, técnicas aprimoradas e experiências renovadas. Com ferramentas inovadoras e metodologia eficaz, cursos de qualificação e capacitação foram realizados com recursos e conteúdos exclusivos. Os números alcançados destacam o sucesso da iniciativa: foram mais de 53 mil certificados emitidos, 594 ações presenciais executadas e 112 colaboradores contemplados com o programa ‘bolsa educação’. O índice de satisfação chegou a 95%.
Para atingir este patamar, o Grupo Sabin investiu cerca de um milhão e meio de reais na Universidade. O aporte assegurou o empenho dos 245 educadores para oferecer o que há de novo e resolutivo quanto aos processos de formação, qualificação e capacitação profissional. Temas como diversidade e inclusão, liderança, sustentabilidade e transformação digital, foram abordados e atualizados. A tecnologia também grande aliada. Uma plataforma EAD garantiu a disseminação do conteúdo nas unidades de negócio do Sabin.
Reafirmando o compromisso de fazer do colaborador o protagonista da busca pelo conhecimento, a UniSabin desempenhou ainda o programa “De Líder pra líder”, onde ‘Jeito Sabin’ de liderar foi amplamente difundido entre os principais gestores da empresa. Além disso, a edição 2019 da “Semana do Conhecimento” fortaleceu o autodesenvolvimento profissional, abordando temas como experiência do cliente, ferramentas de produtividade, métodos ágeis e competências do futuro. No total, mais de 600 pessoas foram engajadas na busca por novas práticas para garantir um ambiente de inovação. O ano também foi marcado pela participação de mais de 800 profissionais em cursos de aperfeiçoamento sobre as principais tendências e novidades em diferentes áreas da organização, organizados em trilhas de conhecimento atendendo às principais necessidades de líderes e colaboradores.
A UniSabin disponibilizou ainda um cronograma de visitas técnicas que permitiu aos stakeholders acesso às principais práticas de gestão do Grupo. Outra iniciativa importante foi o curso preparatório para o mercado de trabalho oferecido aos familiares de colaboradores, para ajudar na busca pela recolocação profissional. Ao todo, 44 famílias foram beneficiadas e o índice de satisfação atingiu 97%. Ciclos de palestras sobre as mais inovadoras técnicas de medicina laboratorial, gestão, humanização e diagnóstico por imagem, debates sobre as novidades da comunidade científica, também foram promovidas.
A Presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, celebra as conquistas e destaca a importância de fomentar o conhecimento para que colaboradores se sintam engajados dentro da empresa. “Nossa missão é oferecer serviços de saúde com excelência e para isso não abrimos mão de prover a cada membro do grupo experiências enriquecedoras de conhecimentos. Hoje temos uma política de gestão de pessoas reconhecida e premiada por ser diferenciada. Aqui, atuamos de modo que as equipes se sintam envolvidas com nossos valores e asseguramos uma gestão participativa e proativa”, afirma Lídia e completa “Em 2019 conseguimos oferecer mais de 236 mil horas de capacitação e atingimos quase 100% de satisfação. Em 2020, queremos superar estas conquistas com cursos especializados e alinhados à nossa estratégia corporativa de disseminar, renovar e fortalecer a cultura Sabin de cuidado com os colaboradores, impactando diretamente na entrega de valor para os clientes”, finaliza.