Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, explica como se preparar para o novo mercado de trabalho em 2022 e ter sucesso na profissão
Finalmente estamos vendo sinais de que a pandemia está chegando ao fim. Isso aliado ao fato de que 2022 se aproxima, abre uma oportunidade de planejar os próximos passos da carreira. A tendência é que o modelo híbrido ganhe ainda mais força, com a retomada da presença física nos escritórios. Porém, no caso do padrão 100% digital, a dinâmica empresarial pode não ser a mesma impactando, por exemplo, no engajamento e na troca de experiências entre as equipes. Independentemente disso, uma das chaves para o sucesso nessa transição é aproveitar para antecipar aquela mudança de carreira “guardada na gaveta” dos sonhos.
A headhunter Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, listou pontos importantes que devem ser avaliados para quem deseja dar um upgrade na carreira no próximo ano.
Minhas expectativas
“Quando sabemos onde queremos chegar, temos mais força para trilhar o caminho ideal. Por isso, você deve se perguntar: o que eu quero exatamente? O que é indispensável para a minha vida e carreira? Qual o perfil de empresa que mais me interessa trabalhar? Em qual cultura organizacional eu me encaixo melhor? Com esse pensamento estruturado é mais provável que você encontre o que procura”, explica a especialista.
Meus entregáveis
Depois de fazer uma imersão e analisar o que você realmente quer para a sua carreira é a hora de analisar o que você tem a oferecer. “Neste momento é importante ser muito honesto consigo e analisar o que, em você, é relevante para as empresas onde gostaria de trabalhar? Não adianta insistir, por exemplo, em querer um posto de gestão se você tem dificuldade em desenvolver ações muito estratégicas e delegar tarefas. Porém, se seu desejo é se tornar um líder, aproveite o momento para focar na sua atualização profissional e no aprimoramento das soft skills”, acrescenta Maria Eduarda.
Além disso, antes de sair distribuindo currículos, também é muito importante entender quais estão sendo as prioridades para as empresas. “Analisar o momento do mercado e entender o perfil de profissional que as empresas estão buscando faz todo sentido. Sem um bom planejamento, a chance de cairmos no piloto automático é muito grande”, acrescenta
Por isso, é importante saber como se posicionar dentro do contexto, compreendendo melhor o que você quer para sua vida, conhecer o mercado de atuação e desenvolver habilidades que levem ao encontro do que deseja. Essa clareza é imprescindível para o sucesso.
Minhas possibilidades
Sair da zona de conforto e se abrir a novas possibilidades é um exercício interessante a ser feito. “As pessoas têm dificuldades de procurar algo diferente daquilo que já fazem muito bem, a chamada “zona de conforto”. Acontece que boa parte das novas profissões surgiram de indivíduos que, antes, estavam em outros mercados ou funções”, explica a headhunter
Por isso, é fundamental se perguntar: em quais áreas posso ser útil? Quais estão sendo mais promissoras? Vale a pena buscar uma profissão diferente? quais habilidades eu preciso aprimorar nesse sentido? Quanto tempo vou gastar com essa recapacitação? quanto vou gastar? Eu estou disposto a isso?
Benchmarking e Networking
Ouvir colegas mais experientes na carreira é uma boa forma de entender se o caminho será bom para você. Para isso, porém, é preciso cuidar das relações desde cedo. “O networking é uma premissa dos bons profissionais e envolve não apenas trabalhar sua marca pessoal nas mídias sociais, mas manter um relacionamento de qualidade, com conexão forte e periódico com as pessoas”, afirma Maria Eduarda.
Segundo a especialista em carreira, esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração para quem quer melhorar o desempenho profissional no próximo ano e planejar a carreira da maneira certa. “Durante a prática de recrutamento, temos visto esses pontos como base para pessoas que têm bons desempenhos nos processos. Para estar nesse seleto grupo, a hora de se organizar e planejar é agora. Vá em frente e boa sorte”, finaliza.