O mercado de trabalho não é mais o mesmo. E talvez nunca mais “volte ao normal”. A pandemia de coronavírus alterou a dinâmica da vida profissional. De um dia para o outro, muita gente foi demitida, postos de trabalho se digitalizaram, ou foram extintos. Nós também descobrimos que podemos fazer mais, fazer diferente, ou não fazer mais o que não era tão essencial.
O especialista em Gestão de Carreira e professor de Gestão de Pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Marcelo Treff comenta que processos de reestruturação numa empresa sempre provocam um certo temor. Mas é possível tirar proveito desse momento de indefinição para observar e planejar melhor a própria carreira.
“As pessoas devem estar conscientes de que questões relacionadas ao percurso profissional, em situações adversas e incertas, como as que vivemos atualmente, exigem flexibilidade, adaptabilidade e, sobretudo orientação para o desenvolvimento. Portanto, é muito importante que as pessoas exercitem o autoconhecimento, como forma de identificar seus talentos, assim como suas principais dificuldades diante dos novos desafios que se apresentam”, diz Treff.
Os momentos de incerteza podem ser positivos, se as pessoas assim o enxergarem.
“As pessoas com mindset fixo tendem a se entrincheirar, ou seja, esconderem-se dos desafios e das dificuldades; já as pessoas com mindset de crescimento tendem a enxergar situações adversas como oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem de novos conhecimentos. Essa é a fase de experimentar, acertar, errar”, opina.
Por fim, o especialista diz que pessoas com propósito profissional claro e com objetivos de carreira bem definidos, independentemente do cenário externo, tendem a permanecer em busca de atividades que façam sentido, sentindo-se também mais realizadas.
Ele finaliza indicando as três dicas a seguir para quem quer manter a carreira profissional nos trilhos, independentemente do cenário do mercado:
1 – Definir metas de curto, médio e longo prazo e trabalhar incessantemente para alcançá-las, revisando, periodicamente, os objetivos e metas, corrigindo, se necessário, alguns rumos;
2- Aprender com os próprios erros e não desistir facilmente dos objetivos definidos;
3 – Criar uma rede de contatos e manter relacionamentos que contribuam significativamente para a troca de conhecimentos, experiências e vivências.