Especialista da Barkus reúne recomendações sobre o tema
O início do ano costuma ser uma época em que as pessoas fazem um esforço extra para garantir que as metas e promessas feitas durante o Réveillon se tornem realidade. Entre os desejos de muitos, está quitar as dívidas e conseguir se planejar financeiramente de forma eficaz.
Uma pesquisa realizada pela 99Pay, revelou que a falta de educação financeira aumenta a chance de endividamento, uma vez que 32% dos que afirmam não ter educação financeira não conseguem pagar as despesas todo mês. Outro dado que chama atenção no levantamento é o percentual de pessoas que fazem planejamento financeiro e não conseguem segui-lo. Esse comportamento atingiu 14% dos usuários com conhecimentos em educação financeira.
Com o objetivo de fornecer ferramentas e informações que auxiliem no planejamento financeiro dos brasileiros, a 99Pay convidou Rodrigo Bernardo, educador financeiro da Barkus, edtech social de educação financeira, para dar dicas de como tirar as metas financeiras do papel em 2024. Confira:
- Defina seus objetivos
Escolher qual o destino do seu dinheiro é um passo fundamental para que os sonhos não fiquem apenas no campo da abstração inalcançável. É importante anotar e entender qual o caminho para alcançar aquele objetivo. “Quanto mais detalhados forem os gastos, mais fiel à realidade e palpável se torna o plano de ação”, pontua Rodrigo.
- Elenque prioridades
Após definir as metas, é importante avaliar o que é mais importante. Por exemplo, se existem muitas dívidas, se organizar para quitar essas dívidas deve ser sua prioridade. “Além disso, mapear gastos desnecessários para diminuir custos é um ponto imprescindível do planejamento”, afirma o especialista.
- Organize-se
Avaliar o quanto pode ser gasto se faz necessário para evitar compras impulsivas e promover escolhas mais conscientes. Segundo Rodrigo, depois de realizar o próprio diagnóstico financeiro, chega o momento de avaliar quanto é possível poupar em uma reserva de emergência para evitar problemas com gastos surpresas.