Boas práticas

3 formas de construir um ambiente profissional saudável

Todas as empresas contam com trabalhadores de diferentes culturas, histórias e classes sociais

Durante a vida adulta, gasta-se um bom tempo no trabalho. O ambiente profissional afeta diretamente a produção, motiva e influencia os colaboradores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um ecossistema negativo pode levar a problemas mentais e físicos dos profissionais. É por isso que é essencial um meio de trabalho agradável, onde todos cooperam — diretores e funcionários de diferentes escalões.

A importância é tanta, que há mais de 20 anos, a firma de consultoria Great Place to Work elabora certificados para empresas que possuem boas práticas de gestão de relacionamento com os seus associados. Este ano, a Avanti, empresa catarinense em soluções para e-commerce e negócios digitais, participou da pesquisa da consultoria pela primeira vez, e conquistou o selo de qualidade.

Para se certificar, a empresa realiza uma pesquisa com seus funcionários sobre imparcialidade, orgulho, credibilidade, respeito, camaradagem, entre outros fatores. Se 72% afirmarem que têm um excelente ambiente de trabalho, de acordo com a metodologia da pesquisa, a empresa recebe o certificado. O trabalho ideal não é o mesmo para cada um. Há os que preferem trabalhar no escritório, outros em home-office, os que prezam por horários flexíveis e os que gostam de horários fixos. Independentemente das preferências pessoais, certos valores são universais, como demonstra a consultoria Great Place to Work. Escrevi três tópicos importantes, que a Avanti recebeu destaque e merecem a atenção de todos os profissionais — independente do cargo que ocupa.

Imparcialidade

Todas as empresas contam com trabalhadores de diferentes culturas, histórias e classes sociais. Além disso, há hierarquia de cargos que diferenciam um profissional de outro. Independentemente do cargo, idade ou trajetória, é fundamental que todos sejam bem tratados. Vale lembrar que cada pessoa, independente da função, merece respeito e reconhecimento. Afinal, todos fazem parte da equipe e contribuem para o crescimento dos negócios.

 

Orgulho

Satisfação profissional é fundamental para que uma pessoa se sinta motivada e realizada no trabalho. As pessoas gostam de saber que estão contribuindo para algo que seja valioso e faça a diferença no mundo. O orgulho vem da percepção de que você participa do progresso, demonstra atenção aos detalhes e contribui para a melhoria da empresa. Na pesquisa de consultoria Great Place To Work, a Avanti se destacou no quesito orgulho. Consequência de diversos fatores. Nós adotamos práticas de valorização dos profissionais e também somos uma empresa líder em soluções end-to-end para e-commerce e negócios digitais no Brasil. O fato de ser uma liderança e estar à frente em um mercado competitivo, além de reconhecer o trabalho dos colaboradores, comprovam o porquê os profissionais da empresa sentem orgulho do trabalho.

Credibilidade

Transparência e confiabilidade são características essenciais na condução dos negócios. Credibilidade é o poder de inspirar uma crença. Implica compromisso com a verdade, justiça e objetividade. Os profissionais da Avanti descreveram que os líderes são honestos e éticos na condução do trabalho. Isso ajuda a inspirar outros setores e cargos na empresa a agirem da mesma forma. Construir credibilidade é importante em todos os aspectos da carreira e é imprescindível para qualquer um. Ajuda o profissional a se posicionar e é crucial em uma negociação de aumento de salário ou promoção.

 

Por Gustavo Dechichi, CEO da Avanti

 

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo