3 livros para auxiliar profissionais insatisfeitos com suas carreiras

Obras são dirigidas aos leitores que buscam mudanças em sua trajetória profissional

Escolher que carreira seguir é um dos momentos mais difíceis da vida, principalmente porque esta decisão é tomada enquanto ainda se tem pouca idade. É natural a sensação de insegurança e o medo de não fazer a escolha correta. Por isso, esta é a hora de olhar para dentro e refletir sobre seus pontos fortes, seus pontos fracos e quais são os temas e atividades que realmente gosta de fazer. “Em geral, os jovens com 16, 17 anos não estão maduros ainda para optar por um caminho e segui-lo por toda a vida. A habilidade de tomar uma decisão é construída com o tempo, experiência e muito trabalho”, afirma Anamaíra Spaggiari, Diretora Executiva da Fundação Estudar.

Deste modo, o autoconhecimento se torna uma ferramenta quase que obrigatória para aprimorar na juventude e não correr o risco de se frustrar com a realidade cotidiana da carreira profissional. “Ter mentoria para realizar exercícios de reflexão profunda e tirar conclusões que ajudem a guiar suas decisões é essencial para ganhar confiança e ter mais segurança sobre o caminho a ser seguido”.

Nunca é tarde para desenvolver esta habilidade, mas quanto mais cedo, melhor. “Muitas pessoas estão insatisfeitas com a função que exercem, mas não sabem como mudar a situação. Apesar de indicar que isto seja trabalhado desde o início da universidade, sempre é tempo de buscar informações para tomar decisões pessoais e profissionais mais coerentes com seu propósito. ”, explica Anamaíra. Uma das opções é investir em cursos que foquem neste skill, como é o caso do Autoconhecimento Na Prática online, curso gratuito da Fundação Estudar.

Outra forma é encontrar uma literatura adequada que desafie a sair do conformismo e a buscar alternativas para mudar a insatisfação. Assim, o Na Prática selecionou três opções de livro para ser o pontapé inicial da mudança. Confira:

 

“Conduza Sua Carreira! – Um Guia Para o Autoconhecimento Profissional”

O livro de Robert Steven Kaplan foi publicado no Brasil pela editora Campus e procura ajudar o leitor a alcançar as suas aspirações. A obra pretende auxiliar profissionais a entenderem suas habilidades e desenvolver estratégias para conduzir a vida pessoal e profissional. O intuito é auxiliar os leitores a aumentarem suas chances de entenderem o próprio potencial e tirar proveito disso, assim como a definirem os seus principais objetivos.

 

“De que Cor é o seu Paraquedas? – Guia prático para encontrar emprego e mudar de carreira”

De Richard N. Bolles, o livro publicado pela editora Actual auxilia no processo de conquistar um emprego e descobrir a profissão ideal. A obra discute autoestima, ajudando o profissional insatisfeito com a carreira ou o desempregado a descobrir o seu potencial assim como suas deficiências e refletir sobre elas. É indicado para quem deseja explorar novos rumos em sua carreira por meio de diversas dicas e orientações práticas.

“Viva o ano dos seus sonhos – Como largar o trabalho que você odeia e conquistar a vida que sempre quis”

O livro, lançado no Brasil pela editora Benvirá e de autoria de Ben Arment procura ajudar profissionais insatisfeitos a alcançarem seus sonhos por meio de um empreendimento. A obra é baseada no programa de coaching desenvolvido pelo autor, o “Dream Year”, em que empreendedores tem que se desafiar a mudar de vida e realizarem seus sonhos em um ano. Nele, o autor dá dicas de como desenvolver um modelo financeiro para o empreendimento, assim como divulga-lo e criar o nome ideal.