Artigo

4 atitudes para se tornar um líder eficaz e inspirar a equipe

As atitudes que vão influenciar a mudança de comportamento dos colaboradores e fazer de você um líder eficaz

4 atitudes para se tornar um líder eficaz e inspirar a equipeUm dos grandes desafios da gestão moderna é manter a equipe motivada para que as metas e resultados desejados pela empresa sejam alcançados. Muitas corporações criam benefícios, como salas de recreação e comida grátis, como formas de incentivo, mas quando é necessário engajamento e mudança de comportamento, não há nada melhor do que dar o exemplo.

Veja, abaixo, quatro atitudes que vão influenciar a mudança de comportamento dos colaboradores e fazer de você um líder eficaz.

1 – Incentive o autogerenciamento

Construa seus times tendo como princípios de pensamento: ação e consequência, confiança e, principalmente, eficácia. Quando você pactua esses ideais, não precisa mais gerenciar pessoas, pois elas se autogerenciam. Quando você destaca a importância da contribuição de cada membro da equipe nos resultados obtidos está demonstrando respeito, reforçando a responsabilidade de todos e, de quebra, conquistando confiança.

2 – Foque na execução das metas

Algumas estratégias como melhoria na experiência do cliente e qualidade da entrega, menor tempo de resposta e redução no excesso de custos, por exemplo, exigem mudanças de comportamento em toda a organização. A metodologia “4 Disciplinas da Execução” estabelecem que para alcançar essa mudança é preciso: focar no crucialmente importante, atuar nas medidas de direção, manter um placar envolvente e criar uma cadência de responsabilidade. Metas importantes exigem que você faça coisas novas e diferentes que geralmente conflitam com o ‘redemoinho’ do trabalho diário, repleto de urgências que consomem seu tempo e sua energia. Executar a despeito do redemoinho significa superar não apenas sua intensa distração, mas também a inércia contida em ‘o modo como sempre foi feito’.

 3 – Seja um influenciador

É preciso criar um ambiente em que os colaboradores sejam motivados a mudar de comportamento. Quando poucas pessoas não mudam de comportamento, o problema está nelas. Mas se muitos funcionários não alteram suas condutas nocivas, o problema é o ambiente no qual estão inseridos. Pessoas emocionalmente engajadas conseguem atingir um nível de desempenho muito mais alto.

4 – Dê o exemplo

Para incentivar responsabilidades e mudança de hábitos é preciso ter disciplina e isso só se aprende fazendo e sendo discípulo das escolhas que o líder fez para alcançar determinado resultado. Também é importante manter reuniões de alinhamento cadenciais, nas quais as pessoas apresentem suas tarefas mais importantes da semana e mostrem como estão colaborando com o desempenho da equipe.

Lembre-se: para gerar engajamento é preciso clareza nos objetivos, transparência nas estratégicas adotadas e boas doses de motivação. Um líder eficiente é o que entende as pessoas como soluções para o crescimento da empresa e não como problemas. Quando você consegue inspirar o colaborador e fazer com que se sinta um parceiro estratégico do negócio, está desempenhando de forma eficaz e consistente o seu papel de liderança.

Por Bill Moraes – vice-presidente da FranklinCovey Brasil

Imagem> <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio”>Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com</a>

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios