Mundo RH

4 dicas básicas para investir

Para atingir os seus objetivos, o ideal é começar o quanto antes e dar os seus primeiros passos rumo ao sucesso em seus investimentos!

Hoje em dia, colocar dinheiro na poupança tornou-se um hábito antigo deixando de ser uma alternativa para investir, pois, além da sua rentabilidade muito baixa, a sensação é como se as suas economias ficassem estagnadas.

É importante saber que não se trata apenas de guardar dinheiro às vezes, pois uma estratégia bem definida te proporciona mais chances de concretizar as suas metas, com muito estudo, informação, análise e ação.

Se você ainda tem receio ou não sabe muito bem como começar a investir, então continue lendo este artigo, nós separamos para você 4 dicas básicas para investir, confira!

Controle sobre os seus gastos

Para começar a investir, é necessário ter uma organização financeira, é comum que muitas pessoas nem saibam exatamente o quanto ganham e o quanto gastam.

Com o cartão de crédito, por exemplo, existem muitas pessoas que fazem diversas compras parceladas, perdendo totalmente o controle de quanto devem e a surpresa a cada nova fatura aberta se torna recorrente.

Se você se identifica com esse tipo de situação, é preciso mudar os seus hábitos agora para ter condições de investir, se não houver mudança, nunca sobrará dinheiro algum para guardar.

Planejamento financeiro

Agora que você já tem controle sobre os seus gastos, é importante fazer um planejamento financeiro e, para isso, você pode usar papel e caneta ou ferramentas com mais recursos (aplicativos, planilhas de cálculo etc).

Agora é hora de organizar sua planilha e traçar metas para os próximos meses e, para isso, não vai ter dificuldades, pois vai perceber que algumas despesas são fixas, porém, algumas variáveis.

Fazendo essa projeção, você tem uma visão da sua situação financeira nos meses à frente e do que será preciso para não entrar no vermelho  e, ainda, guardar dinheiro para investir.

Alternativas do mercado

O mercado financeiro oferece uma ampla variedade de investimentos em diversos segmentos, são muitas alternativas com riscos e formas diferentes de ganhar dinheiro, em ambas as classes de investimentos.

Essas novas alternativas se tornam opções sérias para quem busca um ganho recorrente ou uma profissão no mercado financeiro, como é o caso do investimento em Opções Binárias, você pode saber mais sobre o assunto aqui.

A melhor opção é estar por dentro do assunto, buscando conhecimento referente a cada possibilidade disponível no mercado e deixar de fazer isso aumenta muito os riscos de fazer escolhas que você pode se arrepender depois.

Perfil de investidor

É fundamental, para escolher um investimento adequado, ter definido um perfil de investidor e com isso estabelecer qual é a sua capacidade de correr riscos, pois quem tem um perfil conservador prefere não correr riscos ao investir.

Além do perfil conservador, existem também o arrojado e o moderado, o primeiro costuma escolher investimentos mais arriscados, já o segundo tem alguma tolerância ao risco, porém, prefere certo nível de segurança.

Com isso, será possível conhecer o risco de cada uma e saber se ela está adequada ao que você deseja.

Conclusão

Com essas 4 dicas básicas, você terá maiores chances de fazer bons investimentos, mas é normal que surjam dúvidas ao longo do caminho.

Por isso, sempre procure uma fonte confiável de informações, como é o caso deste artigo que você acabou de ler.

Para atingir os seus objetivos, o ideal é começar o quanto antes e dar os seus primeiros passos rumo ao sucesso em seus investimentos!

Fique ligado em nosso blog para assuntos interessantes como este e muito mais!

Botão Voltar ao topo