Já faz quase cinco meses que muitos de nós estamos em casa na maior parte do tempo, inclusive trabalhando. Somos cerca de 8,7 milhões de pessoas em home office no país – segundo uma nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19 para o mês de junho.
Ainda que já estejamos nesta situação há algum tempo, se adaptar ao trabalho remoto compulsório pode continuar não sendo fácil. É preciso equilibrar o trabalho com as tarefas domésticas, os momentos de lazer etc. E, ainda assim, continuar produtivo.
Pensando nisso, separei algumas dicas para tornar o trabalho em casa mais eficiente (e também mais agradável) – que costumo dar nos meus cursos de produtividade na Udemy, marketplace de cursos online . Veja a seguir.
1- Prepare um espaço de trabalho
Mesmo que muitos de nós não tenhamos um escritório ou ambiente equivalente em casa, é recomendado reservar um espaço para trabalhar – uma escrivaninha ou a mesa da sala, por exemplo. De preferência, escolha um cômodo em que é possível ficar sozinho e fechar a porta. Mas, se essa opção não for viável, uma ideia é investir num fone antirruído.
É importante também se preocupar com o conforto e a ergonomia do espaço de trabalho – usando itens que podem melhorar a postura ao trabalhar, como uma cadeira de escritório e um suporte que permite ajustar a altura do notebook.
Não há problema nenhum em querer variar o ambiente e trabalhar um pouco sentado na cama, por exemplo – desde que seja só um pouco. Quando você não está com uma postura adequada, tende a se incomodar e a se cansar mais rápido – e, assim, a perder produtividade.
2- Faça intervalos regulares
Uma técnica muito popular de gestão de tempo é a Pomodoro, criada no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo. Pomodoro significa tomate em italiano – e a técnica foi batizada assim em homenagem a um cronômetro de cozinha no formato da fruta.
O método sugere que se divida o trabalho em períodos de 25 minutos, fazendo breves intervalos (mais ou menos de 5 minutos) entre esses períodos. A ideia é que o profissional fique completamente focado na tarefa que está cumprindo durante o total de 25 minutos, sem interrupções. E que, depois, aproveite o intervalo para fazer um alongamento ou uma pequena caminhada, por exemplo. Isso ajuda a melhorar a agilidade mental.
3- Não paralelize tarefas
Fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo pode parecer super eficiente, mas não é. Ao paralelizar tarefas, é possível que se perca até 30% da produtividade.
Um exemplo é preencher uma planilha com o e-mail de trabalho aberto. Toda vez que chega um novo e-mail e você checa, na volta, precisa procurar em que ponto da planilha parou, revisar as informações etc. E o e-mail não é um meio de comunicação de caráter urgentíssimo, em que é preciso estar ligado o tempo todo. Por isso, é possível fechá-lo ou colocá-lo em segundo plano ao realizar uma tarefa que requer maior concentração.
4- Esqueça um pouco o celular
Atualmente, o principal inimigo da nossa concentração é o celular, todos sabemos. WhatsApp, Instagram e aplicativos de comunicação corporativa, entre outros, piscam a todo momento. Para melhorar a produtividade ao trabalhar, não tem jeito – é preciso deixá-lo um pouco de lado.
Há algumas maneiras de fazer isso. Uma delas é colocar o aparelho com a tela virada para baixo sobre uma superfície fofinha (por exemplo, uma almofada). Assim, não é necessário colocá-lo no modo avião e ficar incomunicável. Outra opção é desconectar o celular da internet. Dessa forma, se for um assunto de extrema importância e a pessoa ligar, o telefone tocará.
Desejo um trabalho mais produtivo a todos!
Gustavo Farias é instrutor de produtividade na Udemy. Alguns dos seus cursos são “O guia completo para alta produtividade” e “Planejamento e gestão de projetos completo”