Pesquisa

4 dicas para se tornar um dos Melhores Lugares para Trabalhar

Ter um pacote de benefícios no mínimo alinhado com o praticado no mercado te ajuda a entrar no jogo

O Glassdoor anunciou, pela primeira vez no Brasil, os Melhores Lugares para Trabalhar 2020, uma lista que reflete a opinião genuína de quem mais conhece as empresas: seus funcionários e ex-funcionários.

Em comum, as empresas reúnem ambientes que fazem com que a equipe sinta que pode ser quem realmente é, formas de trabalho flexíveis e um cuidado especial com as pessoas. Mas, além disso, o que mais consagra uma empresa como sendo um dos Melhores Lugares para Trabalhar? Lemos as avaliações dessas empresas e reunimos aqui algumas dicas valiosas, que são pontos comuns registrados pelos funcionários:

1 – Remuneração e benefícios

Ter um pacote de benefícios no mínimo alinhado com o praticado no mercado te ajuda a entrar no jogo. Mas, sabemos que há benefícios diferenciados que são desejados pelos profissionais.

Além de termos um estudo que mostra que os brasileiros se importam mais com cultura do que com salário, esse é um ponto que figurou bastante nas avaliações – então vale a pena investir em uma pesquisa para entender se sua remuneração está compatível com o praticado. 

Dica: Você consegue comparar salários na própria ferramenta do Glassdoor.

2 – Oportunidade de carreira

É importante entender também como os funcionários enxergam as oportunidades de crescimento ou movimentação dentro da empresa. De acordo com nossa pesquisa, o segundo motivo pelo qual as pessoas deixam seus empregos é a pouca oportunidade de crescimento.
Tente entender como internamente esse ponto é visto e busque tomar ações efetivas para melhorar essa percepção. Se já houver ações nesse sentido, talvez sua empresa precise comunicá-las melhor ou de forma mais clara para facilitar a compreensão de todos.

3 – Flexibilidade

De acordo com a Harvard Business Review, depois do plano de saúde, o horário flexível é o principal benefício solicitado nos Estados Unidos. Com horários de pico causando enormes engarrafamentos (principalmente se você está nas grandes capitais), percebemos que horários alternativos podem economizar muitas horas. 

A flexibilidade, no entanto, vai além do horário e aparece no dress code, nos escritórios e até em novos formatos de organização de equipes. 

4 – Infraestrutura

Quem não deseja ir todos os dias para um lugar agradável? Isso não significa necessariamente colocar escorregadores ou mesas de ping-pong pelo escritório. Avalie o ambiente, faça uma leitura das avaliações da sua empresa no Glassdoor e tente mensurar a percepção da equipe. Às vezes, pequenas mudanças podem causar impactos significativos para quem passa, pelo menos, 8 horas por dia no local.

Por Rebecca Guimarães

 


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo