Para Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs, “as ferramentas tecnológicas permitem processos mais ágeis e eficientes, além de proporcionar uma experiência mais positiva para candidatos, colaboradores e recrutadores”.
Você já parou para pensar como a tecnologia está revolucionando o RH no Brasil? Com diversos recursos voltados para facilitar a vida dos profissionais do setor e otimizar a relação entre colaboradores e empresas, as HR Techs se tornaram meios essenciais para o novo modo de empregar, contribuindo de forma significativa para o desempenho dos negócios.
Para Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs, HR Tech em tecnologia para RH, a transformação digital tem sido um divisor de águas para o setor: “As ferramentas tecnológicas permitem processos mais ágeis e eficientes, além de proporcionar uma experiência mais positiva para candidatos, colaboradores e recrutadores”.
De acordo com a especialista, as melhorias promovidas pelas HR Techs incluem a redução de custos operacionais e o aumento da precisão na análise de dados: “Essas inovações possibilitam uma gestão de pessoas mais estratégica, alinhada com os objetivos de crescimento das empresas”.
Com base em estudos e dados do Infojobs, a Head de RH lista 4 indícios de que os sites de empregos estão otimizando o RH no Brasil. Confira:
- Processos seletivos mais rápidos
Com o avanço da tecnologia, os processos seletivos estão se tornando cada vez mais ágeis. Para 86% dos recrutadores, a digitalização reduziu significativamente o tempo necessário para fechar uma vaga. Ferramentas de triagem de currículos e automatização das etapas burocráticas são recursos eficazes que podem reduzir em até 50% o tempo necessário para escolher o profissional ideal.
“Com essas inovações, os recrutadores podem realizar um número maior de entrevistas e avaliações em um período mais curto, aumentando a eficiência e a rapidez do processo de contratação. Isso é crucial em um mercado de trabalho competitivo, onde a velocidade na tomada de decisões pode ser um diferencial importante para atrair e reter talentos”, explica Hosana Azevedo.
- Melhoria na qualidade das contratações
A adoção de recursos avançados também tem revolucionado a qualidade das contratações. Utilizando dados e inteligência artificial, é possível obter um melhor alinhamento entre as vagas disponíveis e os perfis dos candidatos, aumentando a assertividade na contratação de profissionais adequados em até 40%.
“Essas tecnologias proporcionam uma análise mais detalhada e precisa dos candidatos, levando em conta habilidades, experiências e até aspectos comportamentais”, explica a executiva e conclui reforçando que ferramentas de inteligência artificial, por exemplo, podem cruzar dados de múltiplas fontes para identificar os melhores talentos de forma rápida e eficiente, economizando tempo e recursos.
- Colaboradores mais engajados e satisfeitos
No Brasil, 85% dos profissionais dizem que a cultura organizacional influencia o bem-estar e saúde mental no trabalho. Além de otimizar a contratação, as HR Techs desempenham um papel fundamental na retenção de talentos, ajudando a promover um ambiente de trabalho mais satisfatório. Certas plataformas oferecem também recursos que permitem às empresas entender melhor os interesses e motivações dos funcionários, como o caso do módulo de engajamento do Pandapé, software de RH do Infojobs, que conta com recursos para analisar o nível de envolvimento da equipe.
Com a tecnologia, é possível melhorar a satisfação no trabalho e reduzir a rotatividade de talentos em até 50%. “Essa abordagem não só auxilia na retenção de talentos, mas também contribui para o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais forte, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados, resultando em um aumento geral na satisfação e no desempenho da equipe”, explica Hosana.
- Redução de custos operacionais
A automação de processos proporcionada pelas HR Techs também tem levado a uma redução significativa nos custos operacionais das empresas. É possível diminuir até 80% os custos de recrutamento e até 60% os custos com gestão de pessoas, uma vez que essas plataformas permitem a automação de várias tarefas administrativas, eliminando a necessidade de processos manuais e aumentando a eficiência operacional.
“A digitalização de processos como a triagem de currículos e a gestão de benefícios não só contribui para uma maior eficiência, mas também reduz substancialmente os custos associados, permitindo que os recursos sejam direcionados de forma mais produtiva e estratégica. Com essas tecnologias, as empresas podem obter uma gestão mais econômica e aprimorada, facilitando a alocação de recursos para áreas que impactam diretamente o crescimento e a inovação”, conta a Head de RH.
Hosana Azevedo destaca: “Estamos apenas começando a explorar o potencial das HR Techs. O futuro aponta para uma integração ainda mais profunda dessas ferramentas nos processos de RH, trazendo inovações que hoje nem podemos imaginar”.
Embora a adaptação às novas tecnologias necessite um investimento inicial e uma mudança cultural dentro das organizações, os benefícios a longo prazo superam amplamente esses obstáculos.