Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, em 2020, 55% dos orçamentos das empresas destinaram-se à formação de líderes e 62% das empresas já são adeptas do ensino a distância (EAD), sendo este último responsável por cerca de 25% de todos os treinamentos corporativos realizados no Brasil.
As inovações em treinamento e desenvolvimento de equipes possibilitam que colaboradores aprendam rapidamente conteúdos que são indispensáveis para o trabalho. Algumas dessas inovações utilizam tecnologia de ponta, além, é claro, de metodologias novas.
Separamos 4 tendências que estão sendo aplicadas ao redor do mundo e podem ser aplicadas na sua equipe:
Assim como a educação formal pode adotar o ensino online, as empresas também ganham ao implementar essa tecnologia em seus processos de treinamento e desenvolvimento profissional. Essa estratégia é chamada de e-learning corporativo, aproveitando as qualidades e possibilidades da educação a distância na realidade organizacional.
O e-learning permite que as empresas tenham um acompanhamento mais próximo dos programas de desenvolvimento, além de ser uma solução escalável com visibilidade de dados. Por outro lado, o E-learning também é uma solução mais acessível para a empresa.
2 — Plataforma de Aprendizagem
Conhecida como Learning Experience Platform (LXP), é uma ferramenta acessível de dispositivos móveis que possibilita que os alunos estudem de onde e quando quiserem. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para identificar as necessidades e interesses do colaborador e adapta o programa de treinamento de acordo com cada um desses fatores.
3 — Nova metodologia: O Microlearning
A oportunidade de fazer um curso quando e onde quiser não é tão eficiente se não atender à disponibilidade do colaborador. O Microlearning é uma metodologia desenvolvida para possibilitar o aprendizado em conteúdos pequenos, que podem ser acessados em pequenas brechas do dia-a-dia pelo aluno e que garantem a retenção do conhecimento.
4 — Incentive o protagonismo do colaborador
Quando se tem tecnologias e metodologias de ponta para treinar e desenvolver as equipes, é possível permitir que o colaborador tome o controle do seu próprio processo de aprendizado.
Para Eliane Iwasaki, Head of Revenue Growth da Voxy, edtech de cursos de inglês 100% personalizáveis, depois de traçar os objetivos do colaborador com seu treinamento, “é preciso dar autonomia para que eles se sintam responsáveis pelo próprio desenvolvimento. O gestor deve oferecer o caminho, mas é o aluno que organiza sua rotina e ritmo de desenvolvimento”.
A edtechs estão em alta no Brasil. Segundo dados da plataforma de inovação Distrito, o investimento em edtechs cresceu 770% em 2021, chegando a US$22,5 milhões. A Voxy, por exemplo, atua em 150 países e soma mais de 4 milhões de usuários, oferecendo cursos de inglês para empresas que querem desenvolver seus funcionários.