Gestão

5 boas práticas para inserir causas na cultura da empresa e engajar colaboradores 

O posicionamento estratégico começa dentro de casa, com os colaboradores internos

Quando empresas escolhem apoiar causas e ONGs, o primeiro direcionamento é pensar qual é a causa que faz sentido para a atuação e o público. Mas pensar somente nos clientes como público-alvo não é o suficiente. O posicionamento estratégico começa dentro de casa, com os colaboradores internos. É onde começa a oportunidade da marca em criar estratégias de descoberta de talentos, protagonismo de colaboradores, cultura da empresa e reconhecimento.

De acordo com o Movimento Arredondar – projeto que oferece a possibilidade de microdoação no arredondamento do troco no checkout de uma compra – que atualmente beneficia mais de 60 ONGS no País e possui parceiros como Burger King, Petz, Pão de Açúcar, Popeyes e St. Marche, há cinco boas práticas para inserir causas na cultura da empresa e no mindset dos colaboradores:

  • Comunicação recorrente. Receber informação é a primeira chave para destravar o distanciamento e desconhecimento das pessoas sobre causas e impacto social. Com a considerável rotatividade de pessoas no varejo, este ponto é imprescindível para que as equipes tenham conhecimento em relação aos projetos e campanhas.
  • Transparência. O colaborador também precisa conhecer a jornada da doação e o que é feito com o dinheiro arrecadado. Por isso, é importante encontrar diferentes meios de traduzir o resultado gerado nas organizações apoiadas.
  • Compartilhar histórias de impacto dimensiona a importância do que estão fazendo para que essas histórias sejam possíveis, além de humanizar e tornar o impacto palpável. Pessoas são motivadas por outras pessoas!
  • Estimular a competição saudável e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos times em campo aumenta a participação e o interesse na ação. As dinâmicas, além de gerar mais proximidade e comprometimento, traçam um objetivo – que pode ser na forma de meta -, sem falar no incentivo pessoal para receber premiações ou outras formas de reconhecimento pela companhia.
  • Identificar e dar voz aos protagonistas. Em toda a equipe, encontramos pessoas criativas, talentosas e influenciadoras. As campanhas de impacto também são um espaço no qual as pessoas querem protagonizar e emprestar sua voz para inspirar e incentivar os colegas, amigos e familiares, tornando-se um grande diferencial até para a relação com o trabalho.

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