Por Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário
Muito se escuta sobre a Geração Z, informações específicas de comportamento, relacionamento, demandas e seus hábitos em geral. Mas por que essa geração é uma questão que exige atenção para a maioria das empresas? A Geração Z é a dos nativos digitais, desde cedo expostos à tecnologia, por isso, pessoas fluidas, comunicativas, engajadas e desprendidas, isso quer dizer que, se o local de trabalho não atende às suas expectativas, eles não hesitam em procurar um outro ambiente em que sintam-se contemplados, e isso faz com que o RH das empresas tenha de criar estratégias para atrair e reter esses profissionais.
Na Academia do Universitário, HR Tech especialista em recrutamento e processos seletivos de estágio, nós temos quase 100% da nossa base formada por jovens da Geração Z, e além disso, nosso time é majoritariamente composto por jovens Z, por isso, é possível perceber e analisar as tendências desses jovens no mercado de trabalho.
Oportunidade de crescimento
A empresa deve ser vista como um espaço de oportunidade e de desenvolvimento, é importante para essa geração visualizar o seu potencial de crescimento, é uma das estratégias de atração para jovens Z, pois, possuem uma mentalidade empreendedora, inquietos e sempre em busca de conhecimento para alcançar posições mais altas. Além disso, vale pontuar a valorização de reconhecimento e feedbacks de seus líderes.
Gestores que escutam o time
Gestão horizontal, uma gestão mais participativa, onde as decisões possam ser tomadas de maneira conjunta, esses jovens são solucionadores e inovadores, por isso, valorizam um ambiente de trabalho que seja aberto ao compartilhamento de ideias. De acordo com pesquisa realizada pelo Meio e Mensagem, o líder ideal é aquele que busca o desenvolvimento da equipe, é quem trabalha junto com o time e compartilha conhecimento.
Comunicação Pessoal
Pode parecer contraditório, mas mesmo nascendo em um mundo tecnológico e virtual, a Gen Z valoriza a comunicação pessoal no ambiente de trabalho. Isso quer dizer, acreditam que mesmo em um cenário digital, é necessário que seja o mais humanizado possível. As habilidades socioemocionais serão mais importantes nesse cenário diverso e ininterrupto pois trazem clareza de que a comunicação está sendo efetiva e não perdida em plataformas virtuais de comunicação como e-mails e whatsapp.
Propósito claro e genuíno
Em consequência do cenário de crises ambientais e humanitárias que a Geração Z cresceu, eles almejam atuar em empresas que possuam um propósito claro e que lhes possibilitem se conectarem de alguma forma e devolver algo para a sociedade. Com um propósito bem esclarecido, a empresa passa sensação para os colaboradores de que todas as tarefas e decisões que estão sendo feitas e tomadas, são em prol desse propósito.
Benefícios vão além do salário
Não é que o salário não seja importante, mas a geração Z tem uma visão mais ampla nesse sentido, e analisam os benefícios oferecidos como um todo. Em pesquisa realizada pela Academia do Universitário, A voz da juventude, com mais de mil jovens, os benefícios mais valorizados na hora da escolha de um emprego, por ordem de preferência são: Plano de saúde; Vale transporte e Treinamentos e capacitações.