Empregar talentos não é uma tarefa fácil. Muitas vezes o RH das empresas é pressionado a fazer contratações rápidas, e isso acaba refletindo em uma série de problemas e prejuízos a curto e médio prazo. Pensando nisso, o InfoJobs, empresa de tecnologia para recrutamentos, preparou um guia com cinco dicas para encontrar os melhores candidatos e reduzir o turnover na sua empresa.
“Um processo seletivo conduzido da maneira correta pode evitar o aumento do índice de turnover, baixa produtividade, perda de investimentos e falta de compatibilidade com os valores da empresa. Por isso, é imprescindível focar na contratação de talentos que realmente façam a diferença para sua organização”, afirma Nathália Paes, desenvolvimento de negócios do InfoJobs. Confira as cinco dicas dadas pela executiva para aumentar a assertividade na contratação:
1. Trace o perfil do candidato ideal
Para começar, é preciso definir exatamente quais competências espera do candidato ideal. Para isso, leve em consideração os valores da empresa, a equipe e o cargo que ele ocupará. Também é válido lembrar que bons profissionais são requisitados pelo mercado, e para atraí-los é preciso criar um bom job description.
Ocasionalmente, este pode ser o primeiro contato dos candidatos com a sua empresa. Quando criado da forma correta, é capaz de funcionar como uma propaganda da organização, ao demonstrar as vantagens de trabalhar nela.
2. Considere o recrutamento interno
O talento que sua empresa busca no mercado pode estar mais perto do que você imagina. O recrutamento interno é uma forma de contratar sem precisar gastar com o processo e ter a oportunidade de promover um colaborador.
Paes afirma que por vezes, essa pode ser a melhor alternativa para a empresa encontrar um profissional que já conhece o seu produto ou serviço, que está alinhado com o Fit Cultural e que vai construir uma carreira dentro da instituição. Além de que gera mais motivação e engajamento na equipe, melhorando o clima organizacional e o conceito de marca empregadora.
3. Analise os melhores canais de divulgação
Saber o tipo de profissional que está buscando vai ajudar nessa etapa, já que será necessário entender onde esses candidatos costumam buscar emprego. Com o job description criado, comece a divulgar em jobsites e até mesmo em redes sociais que conversem com o perfil da vaga. Afinal, de nada adianta estar com o perfil alinhado, se a oportunidade não chegar até ele.
4. Avalie aspectos técnicos e comportamentais
O perfil comportamental do candidato é tão importante quanto seu conhecimento técnico, uma vez que ajuda a identificar se o profissional está apto e vai conseguir se adaptar à função indicada. Essa avaliação ajuda, também, a mostrar se existe Fit Cultural entre a empresa e o candidato. “Uma boa compatibilidade aumenta as chances do profissional se sentir motivado no ambiente de trabalho, integrar-se efetivamente à equipe e produzir mais e melhor”, diz a executiva do InfoJobs.
5. Conte com uma ferramenta de recrutamento e seleção
Todo esse processo deve ser feito de forma ágil, tanto para que a empresa economize recursos, como também para que as etapas não se tornem cansativas para o candidato, que pode acabar optando por outra instituição. Dessa forma, contar com tecnologia como aliada no recrutamento de talentos é uma opção indispensável em termos de uma contratação assertiva e econômica.