Os processos de recrutamento e seleção têm como objetivo a escolha dos melhores talentos para uma organização. Porém, se não forem feitos de forma planejada, tanto o custo de análise curricular de cada candidato como o treinamento e a orientação podem drenar o orçamento previsto pela empresa.
Para ajudar a área de Aquisição de Talentos nessa tarefa, especialistas da VAGAS for business, soluções tecnológicas de recrutamento e seleção, elaboraram 5 dicas para economizar nos custos de recrutamento sem sacrificar o banco de candidatos. Confira:
Reduza o tempo de contratação: quanto mais rápido for o processo de R&S, mais recursos serão poupados. Por isso, é importante que as empresas contem com soluções de inteligência artificial, como algoritmos, para auxiliar na busca de candidatos que tenham o perfil da vaga anunciada.
Automatize algumas das fases do recrutamento: investir em softwares pode ajudar a automatizar algumas fases do processo como envio de mensagens, encaminhamento de testes, aprovações e reprovações.
Vá além da análise de currículos: implementar testes e avaliações (testes comportamentais, conhecimentos gerais, inglês, português e espanhol) podem evitar o ranqueamento de candidatos desalinhados ao perfil da vaga e da cultura da empresa.
Estabeleça métricas e indicadores: ter uma visão analítica sobre os processos em aberto pode ajudar o recrutador a identificar problemas e atuar preventivamente.
Invista na marca empregadora: contar a história da marca; destacar o papel dos colaboradores em seu propósito e visão; enfatizar os benefícios dos funcionários, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento; e as realizações da equipe, podem construir organicamente uma imagem positiva da empresa, tornando a publicidade cada vez menos necessária para a estratégia de contratação, reduzindo custos.
“O ideal é que os RHs busquem um equilíbrio entre os custos de recrutamento e quanto a empresa está disposta a gastar para garantir os melhores talentos. É possível fazer ajustes no processo para que ele se torne mais eficaz e econômico”, afirma Leonardo Vicente, especialista em Marketing da VAGAS.com.