Existe uma corrida de gestores do mundo todo para tornar sua empresa mais ágil. Segundo Mateus Piveta – sócio e diretor de Novos Negócios da Surya e consultor na ABO Academy, podemos usar o conceito trazido pelo Iacocca Institute para definir agilidade como “a capacidade de prosperar em um ambiente imprevisível e em mudança”.
A questão é, para que a agilidade se torne uma realidade nas organizações, precisamos cada vez mais de Líderes Visionários. Este gestor de negócios precisa atuar como um verdadeiro catalisador da mudança, e para isso, seguem 5 dicas valiosas para você, gestor de negócios, vencer os desafios da nova economia digital:
NÃO ESPERE TODAS AS INFORMAÇÕES:
Um mundo acelerado requer que líderes de negócios tomem decisões rápidas com poucas informações, para assim, não perderem uma oportunidade de sair na frente de seus concorrentes. A capacidade dos líderes da nova economia digital tem dois vieses: a velocidade e qualidade na tomada de decisão e sorte. O futuro é tão incerto que não existem certezas, logo sempre será uma aposta. Como podemos ter sucesso nessas apostas? Precisamos calibrar nossas crenças e ampliar nossas referências sobre o contexto que nos rodeia. Gosto de um ensinamento da Anne Duke, que diz que na maioria de nossas decisões, não estamos apostando contra outra pessoa, estamos apostando contra todas as versões futuras de nós mesmos.
CORAGEM PARA DESAFIAR SEU MODELO DE GESTÃO:
Devemos estar dispostos a desistir do “modelo de negócio vencedor” e desafiar nossa forma de gerir negócios. Existem duas opções: sermos pioneiros ou seguidores. Se não mudarmos nossa mentalidade e questionarmos nosso modelo de negócio, isso irá nos desafiar no futuro e teremos que lidar com o fato de estarmos sempre “correndo atrás” do mercado. Mais do que adaptar nosso negócio às tendências do mundo, existe espaço para sermos tendência para o mundo.
AMPLIE SUA VISÃO DE RESULTADOS:
O que aprisiona empresas em crise é a gestão da empresa baseada somente em cifra e números. Essa foi a frase usada por William Edwards Deming em seu livro “Saia da Crise” (Out of the Crisis), de 1986. Atualmente, o olhar de resultados também deve considerar, além de financeiro, resultados em clientes, mercado e impacto na sociedade. Expandir essa visão, traz maior clareza do cenário futuro desejado. Além dos resultados, reforce seu propósito, demonstre a razão de existir do seu negócio que vai além de uma receita financeira robusta.
EXPERIMENTE CONTINUAMENTE EM CICLOS CURTOS:
Agilidade é uma habilidade que permite a uma empresa estabelecer uma visão estratégica a longo prazo. A flexibilidade é a capacidade da agilidade que permite fazer pequenos ajustes no decorrer da jornada. Ou seja, você precisa ter a visão de onde quer chegar, papel de um líder visionário, sonhador, mas, ao mesmo tempo, vestir o chapéu do realizador. Fazer experimentos em ciclos curtos permite com que a organização aprenda e evolua testando coisas novas. O foco não é e nunca foi errar rápido, mas sim experimentar rapidamente algo novo e aprender com isso. O erro é uma possibilidade, pois se você experimentar fazer algo que nunca fez antes, a probabilidade de errar é mais alta, logo, aceite, aprenda e continue experimentando para evoluir seu negócio.
NÃO TENTE RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS DE UMA VEZ:
Empresas caem na armadilha de achar que ser ágil é entregar “produtos e serviços mais rápidos”. Isso é uma distorção da agilidade de negócios. A prática da gestão ágil traz consigo ensinamentos do pensamento “Lean”, ou Pensamento Enxuto, o que reflete uma preocupação em “definir o que é valor”. Sabemos que grande parte das organizações tentam resolver problemas comuns a todas elas, e que muitos desses problemas não tem solução. Encontre os seus problemas, se preocupe em descobrir o que gera valor para seus clientes, seus colaboradores, acionistas e sociedade. Focar em resolver tudo leva ao desperdício e desvia sua empresa da jornada de crescimento.
Estas são dicas valiosas, que resumem os nossos 20 anos de experiência em consultoria com gestão com empresas do Brasil e do Exterior. Acompanhamos de perto o surgimento do manifesto ágil para desenvolvimento de software e a sua evolução para todas as áreas corporativas. Defendemos um olhar pragmático sobre a agilidade de negócios com o aprimoramento das habilidades e conhecimentos de líderes de negócio. Não existe uma receita pronta, para tornar a sua empresa “mais ágil”, mas, estas dicas com certeza ajudarão você e seu time nessa jornada.