Um dos grandes desafios dos gestores de empresas e equipes é alcançar o engajamento dos colaboradores. Estimular a participação dos funcionários nos projetos corporativos requer planejamento, criatividade e persistência.
Segundo o autor Kevin Kruse, engajamento é o compromisso emocional que o funcionário tem com a empresa e seus objetivos. Logo, um colaborador engajado não faz seu trabalho simplesmente porque é sua obrigação, ou apenas pelo salário. Quando o funcionário se importa, ele irá se esforçar espontaneamente para ir além do básico.
Portanto, podemos afirmar que engajar é de extrema importância porque fortalece a cultura da empresa, deixando o colaborador mais motivado e propício a vestir a camisa da corporação.
Nesse artigo iremos discutir qual o impacto da falta de engajamento dos colaboradores na empresa e quais são os 5 fatores básicos para alcançá-los.
Boa leitura!
Os 5 fatores básicos para alcançar o engajamento
Sabemos que não existe uma receita pronta para engajar os colaboradores, até porque cada indivíduo é estimulado por diferentes fatores. Porém, há elementos-chave que precisam ser trabalhados dentro de uma empresa para alcançar o tão desejado engajamento. Abaixo listamos cinco desses fatores básicos, confira:
Significado
Por que você trabalha? Qual o significado que seu emprego tem para você?
É claro que o salário é fundamental, mas para alcançar o engajamento profissional o propósito de trabalhar deve ir muito além de apenas receber o pagamento no final do mês. Uma boa remuneração financeira é um dos principais aspectos para alcançar a satisfação no trabalho, mas tem pouco impacto no engajamento do funcionário.
Para engajar as pessoas, umas das principais informações que precisam ser trabalhadas pela empresa é sobre o seu significado, sobre o seu propósito. A causa além do lucro.
Autonomia
Quando falamos em autonomia dizemos que estamos desenvolvendo a liberdade de poder mudar certos aspectos no ambiente de trabalho para maximizar as capacidades e habilidades dos colaboradores.
Portanto, é dever da corporação dar autonomia e empoderamento ao funcionário. É dever do funcionário ganhar a confiança de seus líderes para obter esta autonomia. Não há autonomia sem confiança.
Crescimento
Crescimento não necessariamente tem algo a ver com promoção, melhoria de cargo ou aumento de salário.
Crescimento acontece quando o colaborador quer ir além, aprender novas habilidades, novas competências e realizar os objetivos estabelecidos. Crescimento acontece quando a empresa contribui com estas aspirações.
Impacto
Para estimular o engajamento, os colaboradores precisam enxergar o impacto que seus esforços trazem para a empresa.
Conectar os resultados dos trabalhos com os objetivos estratégicos da companhia é primordial para que as pessoas se sintam peça chave na companhia onde trabalham. Sem essa visão as pessoas podem começar a se sentirem sem propósito dentro da organização, pois não se enxergam como parte de um todo.
Conexão
O objetivo da conexão é gerar o sentimento de pertencimento a uma comunidade que é engajada em objetivos comuns. Esse ponto visa despertar no colaborador o senso de que ele faz parte de uma coisa muito maior do que ele. O foco é sempre no “nós” ao invés do “eu” ou “eles”.
A coisa mais importante é perceber que quando você alcançar o engajamento dos colaboradores, você conseguirá ganhos expressivos na produtividade. As pessoas irão trabalhar mais e em menos tempo. Você perderá menos tempo consertando as coisas, tomando medidas corretivas, demitindo pessoas e recrutando novas pessoas.
O engajamento faz você ganhar tempo, e não perder.
“Cuide dos seus funcionários e eles vão cuidar do seu negócio. É tão simples quanto isso!” – Richard Branson
- Este artigo foi escrito pela equipe do tv, blog que trata principalmente sobre Comunicação Interna, endomarketing e gestão de pessoas. O blog é uma iniciativa da Progic, empresa especialista em TV Corporativa.
Imagem:Mindandi / Freepik