Com a pandemia e as regras de distanciamento social, diversas organizações adotaram o home office. Mais do que o formato virtual, criaram-se novos hábitos na realidade corporativa das empresas que incluem responsabilidade social e a necessidade de repensar estratégias e as formas de gestão de pessoas. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em maio deste ano com 2 mil pessoas mostrou que 86% dos profissionais gostariam de continuar com o trabalho remoto após a pandemia. Além disso, de acordo com a pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19, conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das firmas também aprovam o home office.
Para esse novo momento, as firmas devem disponibilizar recursos tecnológicos que assegurem a continuidade da operação e promovam mais valor na gestão do ambiente de trabalho, gerando resultados não apenas para a empresa, mas também para o colaborador. Confira, abaixo, 5 ferramentas que facilitam a gestão do trabalho remoto:
Mamoru Biz
O Mamoru Biz é uma solução para a gestão de escritórios na adoção do home office e/ou modelo híbrido criado pela Colorkrew – empresa de tecnologia e inovação que descomplica a gestão de objetivos, ativos e recursos. A ferramenta colabora na organização do fluxo de pessoas nas empresas, nas vagas rotativas e check-in, além de ajudar no controle do inventário e empréstimo de equipamentos.
Por meio do aplicativo, o colaborador pode desfrutar nos escritórios comuns de facilidades oferecidas pelos coworkings, como a reserva de mesa, sala de reuniões e vaga de carro, de acordo com a necessidade de cada um. Além de facilitar a reserva para os funcionários, é possível organizar o rodízio e evitar aglomeração de colaboradores em um mesmo dia, por exemplo.
Goalous
O Goalous, também da Colorkrew, é um software de gestão de metas que funciona como uma rede social criada para cada empresa. Por meio desta plataforma, é possível acompanhar os resultados e objetivos atingidos por cada equipe, valorizando muito mais a transparência e a produtividade nas empresas do que apenas o monitoramento de carga horária. Se, por um lado, a empresa ganha com os melhores resultados, os colaboradores têm a oportunidade de demonstrar de maneira clara e objetiva os resultados gerados.
Além disso, a ferramenta possibilita uma maior integração dos times pois atua diretamente na comunicação entre departamentos e camadas da organização ao trazer mais engajamento para o time e quebrar possíveis barreiras de conexão.
Convenia
A Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para a otimização de tempo e custos para as empresas. O software traz alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, automatizando rotinas operacionais e destinando o tempo do RH para as pessoas. A plataforma conta com os serviços de admissão digital, férias e gestão de colaboradores. Ferramenta 100% digital, a Convenia torna o departamento pessoal mais moderno e eficiente, já que conta com um único sistema em nuvem, onde os funcionários podem ser geridos.
Escala Espaços
Criado pela startup Escala, o Escala Espaços é uma ferramenta para gerir posições e locais de trabalho flexíveis que chega para ajudar empresas que querem adotar modelo híbrido de trabalho. Com a solução é possível criar escalas para os espaços, ou seja, dividir e organizar qual colaborador irá ocupar cada posto de trabalho, mesa ou sala de reunião. Atualmente, possuem mais de 55 mil usuários e já impactaram mais de 200 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina.
Pontomais
A Pontomais, uma das referências em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, é uma plataforma SaaS (Software como serviço) que surgiu em 2016 para desburocratizar processos. Por meio de tecnologia em tempo real, o sistema acompanha rotinas como jornada de trabalho, horas extras e folha de pagamento, além de gerar um relatório do funcionário para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores. Além de garantir direitos trabalhistas aos funcionários de forma organizada e automatizada, a plataforma da Pontomais também gera mais transparência, uma vez que os dados ficam seguros na nuvem e disponíveis para consulta a qualquer momento.