Indeed destaca estratégias para gerenciar equipes de forma eficaz, promovendo uma colaboração integrada e produtiva entre colaboradores.
Administrar uma equipe no ambiente de trabalho requer um conjunto de habilidades interpessoais, frequentemente referidas como ‘soft skills’. Essas habilidades são cruciais para maximizar as qualidades de cada membro do time e alinhá-las aos objetivos do grupo. Para líderes de primeira viagem, sejam recém-promovidos ou novos em um cargo de liderança em outra empresa, o desafio pode ser ainda maior.
Segundo o Indeed, o principal site de empregos do mundo, é fundamental criar um ambiente colaborativo e evitar qualquer senso de competição entre os membros da equipe para estabelecer um fluxo de trabalho coeso e produtivo, aproximando o time das metas da empresa.
“Existem habilidades essenciais para qualquer líder”, explica Lucas Rizzardo, Diretor de Vendas do Indeed Brasil. “Habilidades como escuta ativa, flexibilidade, técnicas de gestão e comunicação eficaz são básicas e dependem exclusivamente do profissional. Além dessas, habilidades mais complexas, como resolução de conflitos, empatia, resiliência, ética e delegação de tarefas, são igualmente necessárias.”
Aprendendo com os Antecessores
Se possível, recomenda-se que o novo líder procure informações com coordenadores anteriores sobre os membros da equipe e as estratégias eficazes de gestão. Na ausência dessa opção, consultar outros gestores do mesmo nível ou até os próprios membros da equipe pode ser um bom ponto de partida.
Conhecendo Cada Membro da Equipe
A primeira interação pode definir o tom do relacionamento futuro. É aconselhável estabelecer uma conexão humana, perguntando sobre interesses e hobbies antes de discutir motivações profissionais. Esta abordagem ajuda a compreender as responsabilidades individuais e as preferências de estilo de gestão, especialmente útil para líderes novatos na empresa ou para aqueles promovidos internamente.
Estabelecendo Expectativas
É crucial que o novo gestor estabeleça claramente suas expectativas, que podem diferir das da gestão anterior. Isso inclui explicar as métricas de desempenho e a frequência das avaliações. Calendários e planilhas podem ser úteis nesse processo.
Organizando Atividades de Integração
Para equipes recém-formadas, propor atividades coletivas pode ser uma excelente maneira de promover o conhecimento mútuo. Essas atividades também podem melhorar a dinâmica do grupo e resolver conflitos incipientes. Dependendo do contexto, a colaboração pode ser fomentada através de workshops ou eventos sociais, como happy hours.
Aprendendo a Trabalhar com Novas Tecnologias
Manter-se atualizado com as novas tecnologias é vital na era da inteligência artificial generativa (GenIA). Mesmo que o líder não utilize diretamente essas ferramentas, é importante compreender seu uso para garantir que a equipe as utilize de forma a otimizar tarefas sem comprometer a qualidade.
Solicitando Feedback
Um gestor deve estar aberto a receber feedback honesto da equipe para aprimorar suas habilidades de liderança. Isso é benéfico para todos, fortalecendo a relação de confiança. O feedback pode ser coletado de forma aberta ou por meio de pesquisas individuais e anônimas.
“Ouvir as ideias daqueles que vivenciam o cotidiano da empresa pode parecer secundário, mas é aqui que muitos falham. Um verdadeiro líder deve saber motivar e incentivar sua equipe”, conclui Rizzardo.