Fundadora e CEO da Kultua indica como impulsionar a lucratividade da empresa com uma cultura estruturada
De acordo com a Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021, da PwC, 69% das lideranças empresariais apontam que grande parte do sucesso obtido nos negócios durante o período da pandemia está atrelado aos valores e ao ambiente interno das organizações. No entanto, além de soluções voltadas apenas para o engajamento dos colaboradores, os investimentos em gestão de cultura organizacional potencializam a performance dos negócios e impulsionam a lucratividade da organização.
Segundo Lívia Brandini, CEO da Kultua, peopletech brasileira pioneira em Diagnósticos de Cultura Organizacional e Rituais de Gestão personalizados, a cultura é a principal base para a criação de um ambiente saudável e isso traz diversos benefícios para a organização. “Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. E isto só é possível com uma boa gestão da cultura da empresa”.
“O ponto de partida é entender sua cultura de forma profunda pela ótica dos colaboradores para conseguir priorizar, com eficácia, suas oportunidades de melhoria, bem como seus pontos fortes. Através de dados e análises assertivas é possível traçar estratégias que impulsionem a cultura e engaje os colaboradores”, explica a CEO.
Para a melhor compreensão da importância de implementação dessa gestão, a fundadora e CEO da Kultua elenca cinco motivos para investir na cultura organizacional e suas respectivas vantagens:
1.Inovação (Ter um ambiente criativo e inovador, que gera novos negócios)
Apoiar e incentivar o pensamento criativo e a experimentação consciente – seja a partir de grandes ou pequenas transformações que podem facilitar o trabalho do colaborador. Toda empresa precisa evoluir para manter seus profissionais interessados nela, inovar para o cliente interno e externo. Para isso, deve-se ampliar a autonomia, incentivando as boas ideias entre os funcionários.
2.Retenção de talentos (ter gente talentosa no seu time)
A valorização, o reconhecimento e um ambiente de desafios, experiências & desenvolvimento são palavras-chave para a permanência de colaboradores na empresa. Isto é o que realmente faz uma cultura ser exuberante e se diferenciar das outras, Salários e benefícios são importantes, claro, mas são commodities que não irão garantir a retenção dos talentos. ambiente corporativo acolhedor e a participação nas decisões. Além disso, a retenção de talentos auxilia na diminuição de custos em processos seletivos, pois a rotatividade das pessoas na empresa (turnover) será reduzida.
3.Aumento de produtividade
Iniciativas voltadas para o engajamento do colaborador resultam no aumento de produtividade nas demandas estabelecidas na corporação, uma vez que a satisfação e a autoconfiança proporcionam circunstâncias favoráveis que auxiliam no melhor desenvolvimento e desempenho das funções, além de gerar sentimentos positivos que proporcionam mais criatividade, com diferentes formas de produzir. Para isso, é necessário também haver uma cultura forte, coesa e autêntica para tornar o time, de fato, agente pertencente ao ambiente.
4.Impulsionamento do lucro
A partir da gestão estruturada sobre os tópicos abordados acima, ter o impulsionamento de lucro na empresa fica natural e progressivo, com todas as pessoas colaborando para a prosperidade do negócio, alinhadas com os objetivos de crescimento e auxiliando cada vez mais nesse desenvolvimento.
5.Vantagem competitiva no mercado
Trabalhar a coerência cultural da empresa – ou seja, o alinhamento entre os discursos organizacionais e as práticas – é um recurso estratégico para garantir competitividade, como um diferencial frente ao mercado. Mas para utilizar este recurso, é necessário entender qual é a real cultura instalada na organização, quais são as diversas dimensões que compõem a cultura organizacional e como ela influencia a forma como a organização opera, como as pessoas se relacionam e estão dispostas a implementar mudanças.