Por Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil
Quem é um aliado?
Um aliado é normalmente definido como alguém que não é membro de uma minoria, mas apoia esse grupo. Pode ser explicado como alguém que enxerga as pessoas excluídas ao seu redor, busca saber pelo o que estão passando e, em seguida, vai ajudá-las a ter sucesso e alcançar novos objetivos. Todos têm a oportunidade de serem aliados no ambiente de trabalho, mas essa é uma tarefa que nem sempre é fácil. Selecionamos alguns passos que podem ajudar neste processo.
- Identifique privilégios
Privilégio, por definição, é uma condição de vantagem atribuída a uma pessoa ou grupo em comparação aos demais. O privilégio garante ressalvas e imunidades que destacam o indivíduo perante outros, concedendo-lhe direitos especiais além dos comuns a todos.
Alguns dados podem ajudar a contextualizar o privilégio de pessoas cisgênero e heterossexuais, por exemplo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation, 33% das empresas do Brasil não contratariam para cargos de chefia pessoas LGBT. A pesquisa revela ainda que 61% dos funcionários gays e lésbicas decidem esconder sua sexualidade de gestores e colegas em razão do medo de perderem o emprego. Além disso, 41% dos funcionários LGBT afirmam terem sofrido algum tipo de discriminação em razão da sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.
Tornar-se um bom aliado começa com a compreensão de como você pode ter privilégios no local de trabalho e, em seguida, usar isso para apoiar e desenvolver outras pessoas. Uma vez que as pessoas começam a entender seus privilégios, abre-se espaço para aprender mais sobre a experiência das minorias e transformar a realidade no ambiente corporativo.
- É preciso escutar e aprender
Para se tornar um aliado, é fundamental buscar informações para conseguir compreender a realidade no mercado de trabalho vivenciada pelos grupos minoritários. Para isso, procurar encontrar informações de forma independente, sem precisar que outras pessoas te ensinem ou te expliquem é a forma mais fácil de se aprender, assumindo o controle da sua própria educação.
Pesquisar se existem grupos de planejamentos dentro da sua empresa e quais recursos estão disponíveis e são recomendados para se informar é uma das maneiras de ser um melhor aliado no local de trabalho. A participação em reuniões de grupo para ouvir as experiências de outras pessoas onde você pode ter a oportunidade de fazer perguntas ponderadas que o ajudarão a entender melhor as experiências que você não vivenciou, também.
Ao ouvir, é importante estar aberto para aceitar que você pode ter errado no passado, seja em ações ou com ideias preconceituosas. Se for esse o caso, não tem problema em admitir o erro, aprender com seus posicionamentos antigos é uma chance de aplicar o que aprendeu para situações futuras. Outras atividades que você pode fazer para se educar incluem: a leitura de publicações, assistir a documentários ou ouvir podcasts que descrevem experiências de grupos sub-representados em sua área de atuação profissional.
- Todos querem ser ouvidos
Outra forma de se mostrar um aliado no local de trabalho é criando um espaço onde todas as vozes possam ser ouvidas. As reuniões de trabalho podem ser brechas para microagressões a grupos minoritários – exemplos incluem ser interrompido enquanto fala, ter ideias imediatamente descartadas ou ser completamente ignorado.
Definir as expectativas no início da reunião de que todos os participantes sejam respeitados ao falar sem interrupção é uma oportunidade de tornar o ambiente mais inclusivo. Quando alguém está repetindo uma ideia que já foi apresentada por um colega de um grupo minoritário, é preciso que o mérito seja atribuído a ele.
Além disso, é bom se referir aos colegas de grupos sub-representados quando forem os especialistas em determinado assunto. Essas pequenas atitudes permitem que sejam ouvidos e aumenta sua visibilidade e credibilidade dentro do grupo.
- Como ser um agente de mudança
Ao ouvir alguém fazer uma piada ou comentário ofensivo para um grupo sub-representado, mesmo que ninguém que se identifique desse grupo esteja presente, você pode verbalizar para a pessoa que o comentário dela não é certo e tentar explicar o motivo. Ter esse tipo de conversa pode ajudar essa pessoa a evitar o uso de linguagem ofensiva no futuro.
Outra sugestão é olhar quem está participando das reuniões. Além de observar quem está presente, preste atenção em quem está faltando. Tome medidas para incluir colegas de equipe de grupos minoritários, especialmente se a situação permitir que eles tenham mais credibilidade ou reputação.
- Sucesso em conjunto
Um aliado tem a capacidade de ampliar as vozes e experiências dos indivíduos de comunidades sub-representadas. Embora possa começar com sua empresa tendo processos de recrutamento imparciais, a criação de um ambiente inclusivo tem um impacto significativo no desempenho do funcionário e na estabilidade da empresa.
Tudo isso pode te ajudar a pensar sobre como o apoio de um grupo se estende a outros. A educação e disseminação de informação podem ajudar a criar dentro das empresas um ambiente mais aberto à inclusão e pertencimento de minorias. Os aliados têm a capacidade de usar sua voz para promover essas mudanças ativas em qualquer comunidade ou grupo, devem ser pessoas atentas aos detalhes e sempre dispostas a ajudar ao próximo.